“A ilha pode passar a ser um local de residência fixa”, diz Cláudio Cunha
Para o presidente da Ademi-BA, Itaparica é uma região promissora para o setor
Comemorando o crescimento de 32% nas vendas de imóveis, em Salvador, e 17% na Bahia, como um todo, o presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA), Cláudio Cunha, diz que a Ilha de Itaparica é uma região promissora para o setor. Local comum para casas de veraneio, ele considera que as pessoas vão passar a estabelecer residência fixa, impulsionadas pela ponte Salvador-Itaparica, que segundo o Governo do Estado já está em construção.
“A gente tem a Ilha de Itaparica já com uma quantidade de pessoas que já trabalham em Salvador e moram lá. Lógico que com o advento da ponte, isso vai trazer uma ligação não só para a Ilha que está mais próxima aqui do nosso continente, mas também para todo o interior, toda a região sul. Porque você vai encurtar o trajeto para Salvador, na realidade ela está fazendo uma ligação da nossa cidade com as outras do interior que estão mais próximas”, disse ele em entrevista para o colunista do A Tarde e editor-chefe do Portal M!, o jornalista Osvaldo Lyra.
“Então, a ponte tem esse papel também de desenvolvimento das outras cidades, e a Ilha por estar mais próxima, que sempre se destacou como centro de veraneio, como foi o nosso Litoral Norte, pode passar a ser o local de residência fixa da nossa população”, pontua.
Ainda segundo Cláudio, além da ilha que apresenta tal potencial de crescimento, e de Salvador, que é o principal foco do mercado imobiliário, outras regiões na Bahia já têm se destacado na busca da clientela por moradia fixa, entre elas o Litoral Norte, o sul da Bahia e a Chapada Diamantina.
“O Litoral Norte óbvio que se destacou mais, a região de Camaçari, com grande destaque, além de Esplanada, mas nós tivemos Ilhéus com um crescimento fantástico, Feira de Santana também com um crescimento muito grande. Parte da Chapada Diamantina também com um crescimento bastante significativo, a região de Juazeiro também. A gente começa a ver um crescimento das nossas principais cidades do interior, o que também faz com que a gente comece a transformar essas regiões”, lista.
Cláudio ressalta que o potencial de habitação destes locais é estimulado pela capacidade do mercado imobiliário em levar empreendimentos inéditos e necessários para as cidades, o que dá mais conforto e comodidade aos moradores.
“A gente sabe que o mercado imobiliário sempre traz também novos investimentos, sejam eles em educação, na parte do comércio com novas lojas, shoppings, hospitais, clínicas, prédios comerciais. Então, o mercado imobiliário também tem esse grande potencial de desenvolver e levar mais conforto nas regiões onde ele atua”, analisa.
Entre outras tendências que ele cita para o mercado baiano estão a segmentação de nicho. Cláudio Cunha também ressalta que a expressiva maioria das empresas que atuam no mercado imobiliário estão ligadas a Ademi-BA
“O mercado imobiliário, você acabou de citar, em 90% do mercado imobiliário, as empresas que atuam nele são associadas à Ademi, a entidade de classe privada. E você tem cada empresa trabalhando em um nicho de mercado. Então você tem empresas que trabalham com habitação de interesse social, nós temos as empresas que trabalham focadas na classe média, temos as empresas que trabalham com os empreendimentos de alto luxo, e aquelas empresas que também trabalham com imóveis que nós chamamos de mais voltadas para o investidor”, afirma.
“Então, nós temos aí e verificamos muito até as empresas, vendo os atributos da nossa cidade, do momento que a gente está, vendo o início da recuperação do crescimento do nosso turismo, vemos empreendimentos que têm sido voltados para esse público, em bairros tradicionais como a Barra, Graça, Imbuí. Onde as pessoas hoje têm acesso a todas as atividades que são importantes para a nossa convivência. Sejam elas voltadas para o turismo, sejam elas voltadas para o lazer, para o trabalho, e com possibilidade de mobilidade muito fácil, próximas a estação de metrô, do BRT, e do ônibus como transporte público”, continua.
Outra tendência citada por Cláudio é a preferência pelos chamados “imóveis de entrada”. “A gente tem essa variedade. Os imóveis que sempre se destacam são imóveis que nós chamamos de imóveis de entrada, que atingem mais o público que está iniciando sua compra de imóvel e sua família, que são imóveis de 2 e 3 quartos”, explica.
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