“A casa própria continua sendo um dos principais sonhos do brasileiro”, afirma presidente da Ademi-BA
Segundo Claúdio Cunha, o cenário hoje é propício tanto para quem vende quanto para quem compra imóveis
Mesmo com a inflação nas alturas e a crise financeira deixada pela pandemia de Covid-19, a casa própria segue sendo um dos principais sonhos do brasileiro. A afirmação de Cláudio Cunha, presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA), é reforçada pelos dados da entidade, que apontou um crescimento de 32% nas vendas de imóveis, em Salvador, e 17% na Bahia, como um todo, em 2021.
>>>”A ilha pode passar a ser um local de residência fixa”, diz Cláudio Cunha
Mas não foi fácil registrar chegar a esse número já que, por algum tempo, o mercado imobiliário sofreu impactos no estado. No entanto, Cláudio diz que o cenário hoje é muito melhor tanto para quem vende, quanto para quem compra.
“O mercado imobiliário tem três grandes pilares. A taxa de juros, inflação com crescimento econômico e controle, e a segurança jurídica. Então, só assim você traz a segurança para o incorporador que está fazendo investimento e correndo risco do negócio, você traz segurança para as pessoas que buscam um imóvel, fazendo com que o mercado tenha uma concorrência saudável e equilibrada. Então, a segurança jurídica hoje nós temos”, pontuou ele em entrevista para o colunista do A Tarde e editor-chefe do Portal M!, o jornalista Osvaldo Lyra.
Segundo Cláudio, alguns dos facilitadores para o crescimento das vendas na Bahia incluem o aperfeiçoamento das legislações do setor imobiliário, como a necessidade do registro da incorporação. “Inclusive com a campanha educativa que a Ademi fez para toda a sociedade, mostrando a importância e o porquê da necessidade do registro da incorporação para que uma empresa possa comercializar seus empreendimentos e seus imóveis. E tivemos aí também a partir do início de 2020 uma redução significativa das taxas de juros que permitiu que mais pessoas tivessem acesso ao crédito, e também um maior valor para a obtenção de crédito”, acrescenta.
Um desafio em vista para este mercado é a instabilidade trazida pelo ano eleitoral. No entanto, ele diz que a tendência de crescimento vista em 2021 está se mantendo até o momento, já que o primeiro trimestre está se mostrando “praticamente igual”, com a “perspectiva de crescimento para o segundo semestre deste ano ainda”.
“O ano de eleição sempre é um ano que se inicia com cautela. Sempre o primeiro trimestre já é um período ainda de férias de verão, de Carnaval. A gente sabe que nossa cidade, principalmente, uma cidade litorânea, a cidade da música, as atividades realmente só deslancham, a vida da cidade realmente volta com mais força após o Carnaval. E a gente sabe que com o advento da eleição a gente tem ainda os momentos de incerteza, onde todos procuram ouvir as mensagens, ouvir os projetos dos candidatos para que possam tomar suas decisões”, analisa.
Cláudio ressalta que o desejo de possuir casa própria, além da compra representar um empréstimo, são grandes incentivos para que o mercado imobiliário se mantenha aquecido. Ele diz ainda que a compra de um imóvel é sempre segura e traz um ganho para quem investe.
“A compra do imóvel sempre é um desejo de todos nós. Ter o nosso lar, ter o nosso teto, trazendo segurança para toda a família e para todos nós. E também sempre sendo uma alternativa de investimento em períodos em que possa existir uma volatilidade na economia, principalmente nos investimentos de renda variável e de risco, e também em um ano em que você tenha algumas incertezas. Então, a compra do imóvel sempre é segura, sempre traz um resultado e um ganho para as pessoas que investem no mercado imobiliário. Então, isso também faz com que o mercado permaneça, ainda com todos esses momentos que nós vivemos, dentro do nosso desejo e da nossa vontade de adquirir o imóvel”, afirma.
“A gente vê os dados das pesquisas que mostram que 42% da nossa população quer adquirir um imóvel até o ano de 2023, entre 2023 e 2024. Então, isso demonstra que o mercado imobiliário tem uma projeção de crescimento ao longo desses anos que nós acreditamos ser a partir do segundo semestre do ano de 2022”, completa.
Quem quiser adquirir seu imóvel pode ter uma chance no Salão do Imobiliário, evento da Ademi-BA, que volta a ocorrer de forma presencial em outubro.
“No mês de outubro nós faremos o nosso Salão Imobiliário, onde a Ademi é a única entidade de classe que nunca deixou de realizar o Salão Imobiliário. São mais de 10 anos consecutivos, mesmo durante o período da pandemia nós realizamos o Salão Imobiliário, lógico que de forma também remota, que foi importante e foi o desenvolvimento e a aceleração que nossas empresas fizeram nos processos de digitalização, seja para apresentar seus empreendimentos, para comercializar, e fazer inclusive as assinaturas do contrato de forma remota”, explica.
O calendário da Ademi inclui ainda o Prêmio Ademi, o tradicional Fórum de Sustentabilidade e as comemorações dos 47 anos da entidade no mês de agosto.
“E encerraremos o ano com a nossa convenção anual, esse ano será a 32ª convenção também da Ademi, onde nós teremos o fórum de líderes do mercado imobiliário do Norte-Nordeste, trazendo palestras e temas interessantes do setor, e teremos também nossa confraternização de fim de ano, encerrando assim as atividades da Ademi do ano de 2022”, finaliza Cláudio Cunha.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Negócios
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
TCU sugere desindexação de aposentadoria
BC ainda guarda R$ 8,16 bilhões em valores a receber
Algodão brasileiro alcança maior participação no mercado externo
Banco Central precisa de autonomia financeira, afirma Campos Neto
Solenidade de abertura da Bahia Farm Show ocorre nesta segunda-feira
Salvador recebe edição do Dia Livre de Impostos nesta quinta
Caravanas de 11 estados participam de evento de turismo em Sauípe
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional