“A casa própria continua sendo um dos principais sonhos do brasileiro”, afirma presidente da Ademi-BA

Segundo Claúdio Cunha, o cenário hoje é propício tanto para quem vende quanto para quem compra imóveis


Vixe d-flex me-2
redacao 30/05/2022 20:30 Negócios

Mesmo com a inflação nas alturas e a crise financeira deixada pela pandemia de Covid-19, a casa própria segue sendo um dos principais sonhos do brasileiro. A afirmação de Cláudio Cunha, presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA), é reforçada pelos dados da entidade, que apontou um crescimento de 32% nas vendas de imóveis, em Salvador, e 17% na Bahia, como um todo, em 2021.

>>>”A ilha pode passar a ser um local de residência fixa”, diz Cláudio Cunha

Mas não foi fácil registrar chegar a esse número já que, por algum tempo, o mercado imobiliário sofreu impactos no estado. No entanto, Cláudio diz que o cenário hoje é muito melhor tanto para quem vende, quanto para quem compra.

“O mercado imobiliário tem três grandes pilares. A taxa de juros, inflação com crescimento econômico e controle, e a segurança jurídica. Então, só assim você traz a segurança para o incorporador que está fazendo investimento e correndo risco do negócio, você traz segurança para as pessoas que buscam um imóvel, fazendo com que o mercado tenha uma concorrência saudável e equilibrada. Então, a segurança jurídica hoje nós temos”, pontuou ele em entrevista para o colunista do A Tarde e editor-chefe do Portal M!, o jornalista Osvaldo Lyra.

Segundo Cláudio, alguns dos facilitadores para o crescimento das vendas na Bahia incluem o aperfeiçoamento das legislações do setor imobiliário, como a necessidade do registro da incorporação. “Inclusive com a campanha educativa que a Ademi fez para toda a sociedade, mostrando a importância e o porquê da necessidade do registro da incorporação para que uma empresa possa comercializar seus empreendimentos e seus imóveis. E tivemos aí também a partir do início de 2020 uma redução significativa das taxas de juros que permitiu que mais pessoas tivessem acesso ao crédito, e também um maior valor para a obtenção de crédito”, acrescenta.
 
Um desafio em vista para este mercado é a instabilidade trazida pelo ano eleitoral. No entanto, ele diz que a tendência de crescimento vista em 2021 está se mantendo até o momento, já que o primeiro trimestre está se mostrando “praticamente igual”, com a “perspectiva de crescimento para o segundo semestre deste ano ainda”.

“O ano de eleição sempre é um ano que se inicia com cautela. Sempre o primeiro trimestre já é um período ainda de férias de verão, de Carnaval. A gente sabe que nossa cidade, principalmente, uma cidade litorânea, a cidade da música, as atividades realmente só deslancham, a vida da cidade realmente volta com mais força após o Carnaval. E a gente sabe que com o advento da eleição a gente tem ainda os momentos de incerteza, onde todos procuram ouvir as mensagens, ouvir os projetos dos candidatos para que possam tomar suas decisões”, analisa.

Cláudio ressalta que o desejo de possuir casa própria, além da compra representar um empréstimo, são grandes incentivos para que o mercado imobiliário se mantenha aquecido. Ele diz ainda que a compra de um imóvel é sempre segura e traz um ganho para quem investe.

“A compra do imóvel sempre é um desejo de todos nós. Ter o nosso lar, ter o nosso teto, trazendo segurança para toda a família e para todos nós. E também sempre sendo uma alternativa de investimento em períodos em que possa existir uma volatilidade na economia, principalmente nos investimentos de renda variável e de risco, e também em um ano em que você tenha algumas incertezas. Então, a compra do imóvel sempre é segura, sempre traz um resultado e um ganho para as pessoas que investem no mercado imobiliário. Então, isso também faz com que o mercado permaneça, ainda com todos esses momentos que nós vivemos, dentro do nosso desejo e da nossa vontade de adquirir o imóvel”, afirma.

“A gente vê os dados das pesquisas que mostram que 42% da nossa população quer adquirir um imóvel até o ano de 2023, entre 2023 e 2024. Então, isso demonstra que o mercado imobiliário tem uma projeção de crescimento ao longo desses anos que nós acreditamos ser a partir do segundo semestre do ano de 2022”, completa.

Quem quiser adquirir seu imóvel pode ter uma chance no Salão do Imobiliário, evento da Ademi-BA, que volta a ocorrer de forma presencial em outubro.

“No mês de outubro nós faremos o nosso Salão Imobiliário, onde a Ademi é a única entidade de classe que nunca deixou de realizar o Salão Imobiliário. São mais de 10 anos consecutivos, mesmo durante o período da pandemia nós realizamos o Salão Imobiliário, lógico que de forma também remota, que foi importante e foi o desenvolvimento e a aceleração que nossas empresas fizeram nos processos de digitalização, seja para apresentar seus empreendimentos, para comercializar, e fazer inclusive as assinaturas do contrato de forma remota”, explica.

O calendário da Ademi inclui ainda o Prêmio Ademi, o tradicional Fórum de Sustentabilidade e as comemorações dos 47 anos da entidade no mês de agosto.

“E encerraremos o ano com a nossa convenção anual, esse ano será a 32ª convenção também da Ademi, onde nós teremos o fórum de líderes do mercado imobiliário do Norte-Nordeste, trazendo palestras e temas interessantes do setor, e teremos também nossa confraternização de fim de ano, encerrando assim as atividades da Ademi do ano de 2022”, finaliza Cláudio Cunha.

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional


Vixe