Vítima de violência quando ainda criança, gestora de lar de acolhimento decide dedicar sua vida ao cuidado com o próximo
“Com dez anos de idade eu já sabia que o que eu sofri com um crime”, contou Vera Guimarães, fundadora do Lar Pérolas de Cristo
O que fazer diante de um caso de injustiça? Vera Guimarães, gestora e fundadora do Lar Pérolas de Cristo, decidiu que faria o possível para que esse tipo dor não mais chegasse aos outros que, assim como ela esteve, são vulneráveis e precisam de apoio.
A realidade pode oprimir, segregar e desamparar quem não tem estrutura social e financeira para se proteger. Foi o que aconteceu com Vera, que aos dez anos de idade, já sabia que dedicaria a sua vida ao cuidar do próximo.
“Essa vontade de desenvolver esse trabalho, de trabalhar com pessoas vulneráveis, nasceu de uma violação de direito que eu sofri enquanto criança. Eu tinha dez anos de idade quando eu fui abusada sexualmente. Por vir de uma família de vulnerabilidade extrema eu precisava, com dez anos, fazer pequenos serviços na casa dos vizinhos, lavando banheiro, areando panela, saindo para comprar coisas para as pessoas e, em uma dessas casas, um homem de, na época, 29 anos, abusou sexualmente de mim”, disse a mulher.
Nem sempre a vítima, principalmente as menores de idade, conseguem identificar que vivenciaram uma violência, contudo, Vera sabia. A partir disso, buscou por justiça, o que não conseguiu. Desapontada, a menina cresceu com o sonho de ajudar outras pessoas que, assim como ela, são vulneráveis e, por isso, mais suscetíveis à ação de criminosos. Combativa, ela compreendeu que a mudança social seria sua principal arma na luta contra a injustiça.
“Com dez anos de idade eu já sabia que o que eu sofri com um crime, mas a família [do abusador] tinha um poder aquisitivo maior, então, infelizmente, ele ficou impune. Mesmo assim eu não me calei, não consegui a punição, mas busquei, já na minha maioridade, ajudar outras pessoas. Eu precisava e sonhava em ajudar tantas outras pessoas que estavam sendo tratadas como lixo, pois é assim que eu me sentia”, revelou.
Com isso, em 18 de setembro de 1993, nasceu a organização não governamental e filantrópica Lar Pérolas de Cristo, instituição que há 30 anos oferece acolhimento provisório para crianças e adolescentes afastados do convívio familiar em virtude de medidas protetivas.
De início, os acolhidos eram menores de idade, vítimas de abandono ou de violência sexual, física ou psicológica. Todos eles são encaminhados por Conselhos Tutelares, Ministério Público ou Juizado de Infância e Juventude. Com o passar dos anos, Vera foi de deparando com novos grupos que necessitavam da sua ajuda, além das crianças.
Para ampliar a sua ação social, a gestora passou a buscar apoio de órgãos públicos para acolher também as mães das crianças em vulnerabilidade. Com isso, vieram também os irmãos das crianças já acolhidas e, com o passar do tempo, passaram a ser absorvidos pelo Lar também os pais. Como são muitos os problemas sociais, pessoas em dependência química também acabaram sendo contempladas.
Vera, entretanto, é incansável na oferta de dignidade a todos e hoje deseja acolher também pessoas transsexuais que, negligenciadas pela sociedade e pelas famílias, acabam parando nas ruas e sem oportunidades de emprego. Acolhendo aqui e ali, a mulher já acumulou outras unidades da instituição além da pioneira, em Paripe: Cajazeiras, Itapuã e Coutos. Hoje são 530 pessoas acolhidas nos diferentes espaços.
Você pode ajudar
Para doar faça um pix para 97326243000156 (CNPJ).
Para contato ligue para o (71) 3397-3535 ou mande um e-mail para lar@perolasdecristo.org
Você também pode deixar a sua doação em uma das unidades do Lar Pérolas de Cristo:
. Unidade de Paripe – Rua doutor Eduardo Dotto Nº 1800
. Unidade de Coutos – Rua da Fraternidade s/nº bairro de Coutos
Conheça essa história na íntegra
Leia também:
Lar Vida oferece qualidade de vida e acolhimento de crianças e adultos PCDs
Gestor social usa música para mudar realidade de crianças do no Engenho Velho da Federação
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Inspiração
Líder espírita, José Medrado defende que “religiões são apenas rótulos”
Um lar para quem acolhe e para quem é acolhido: conheça Cacef
Centro espírita tem 48 anos de história e caridade no Rio Vermelho
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional