“Religiões são apenas rótulos”, defende o espírita José Medrado, fundador da Cidade da Luz
Religioso participou do programa “Inspiração” e compartilhou sua trajetória de vida e concepções em uma entrevista com o editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra
Na visão do idealizador e fundador da Cidade da Luz, José Medrado, as religiões são simplesmente rótulos. Em uma entrevista conduzida pelo editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, no programa Inspiração, o conferencista espírita defende a ideia da inter-religiosidade e compartilha os princípios do espiritismo.
“Não é que eu seja contra as religiões, eu me posiciono dizendo que elas são apenas rótulos, que elas não geram, em si, benefício ao mundo. O benefício está no que você faz, não da religião, mas do que você faz em relação a um outro. Porque um ateu pode ser melhor do que eu, que sou um religioso. Então, eu entendo que, se eu tenho uma vivência cristã, eu não vejo por que segregar, excluir, até perseguir. Não foi isso que Jesus pregou”, refletiu Medrado.
Neste contexto, o jornalista Osvaldo Lyra expande o conceito de que a religião serve como um elo entre o indivíduo e o sagrado, independentemente da crença. Ele indaga a Medrado por que as pessoas têm dificuldade em compreender que a comunicação e a conexão com Deus devem ser diretas, e como a religião pode facilitar esse processo?
“Eu digo que as religiões são respostas específicas para buscas específicas em pessoas diferentes. Então, você está em uma religião que você tem as suas buscas respondidas. Mas a sua religião não responde às minhas buscas específicas. Mas essa que eu estou responde as minhas buscas específicas. Então, você vai estar bem, eu também vou estar bem. E eu vou entender. Isso não quer dizer que a sua é melhor ou pior do que a minha”, ponderou Medrado.
Espiritismo
Especificamente dentro do espiritismo, o fundador da Cidade da Luz respondeu ao questionamento sobre a base do espiritismo. Se continua sendo o Kardecismo ou se existem outras referências na religião.
“Em verdade, são cinco livros. E O Livro dos Espíritos foi o primeiro e gerador dos outros quatro, que nós chamamos de O Pentateuco Kardequiano. Mas é interessante o seguinte: a cada tempo, as pessoas fazem uma espécie de modulação conceitual. Então, se falava antes, no Alto e Baixo Espiritismo, no Espiritismo de Mesa Branca. O Espiritismo é um só, que é até um neologismo, criado por Allan Kardec.
Ao ser questionado por Lyra sobre as críticas direcionadas ao espiritismo por ser considerado mais uma ciência embasada na racionalidade do que uma religião, Medrado enfatizou as práticas religiosas associadas à doutrina.
“Toda vez que o espiritismo se debruça para estudar os fenômenos mediúnicos, é ciência. Toda vez que o espiritismo se lança a buscar respostas para aqueles questionamentos filosóficos de quem eu sou, de onde eu vim, para onde eu vou, é filosofia. E toda vez que nós seguimos o axioma maior que Allan Kardec coloca no primeiro livro dos Espíritos, ‘fora da caridade, não há salvação’, é religião”, finalizou José.
Confira entrevista na íntegra:
Leia também:
Hora da Criança fornece aulas gratuitas de música, dança, teatro e artes visuais há 80 anos
Casa do Caminho une fé e ação social há mais de 20 anos
Projetos educacionais, de saúde e assistência: Conheça o trabalho social da Casa do Caminho
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Inspiração
Líder espírita, José Medrado defende que “religiões são apenas rótulos”
Um lar para quem acolhe e para quem é acolhido: conheça Cacef
Centro espírita tem 48 anos de história e caridade no Rio Vermelho
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional