Lar Vida oferece qualidade de vida e acolhimento de crianças e adultos PCDs

“Essa criança já está vulnerável e já passou por muita coisa. Vamos virar as costas para eles? Somos a família deles e família não faz isso”, disse o administrador do Lar


Vixe d-flex me-2
redacao 03/02/2024 08:20 Inspiração

É grande a quantidade de pessoas em vulnerabilidade social em Salvador. A rotina para os que configuram esse grupo já possui a sua parcela de dificuldades, quando se tratam de famílias com um ou mais integrantes que possuem alguma deficiência, o desafio é ainda maior. Pensando nisso, a socióloga Maria Cristina Cordeiro Caldas desejou abrir um espaço para acolher temporariamente crianças com deficiência para que os seus pais pudessem trabalhar e assim ela fez.

Em 1985 ela abriu o Lar Vida, mas, para isso, precisou convencer o seu marido, Guilherme da Silva Caldas, que inicialmente não achava boa ideia, mas acabou cedendo. “Ela era o coração e ele a cabeça”, disse Reinaldo Cardoso, gerente administrativo da instituição.

A ideia era que o espaço fosse uma creche comunitária, mas, com o passar do tempo, os pais que deixam ali os seus filhos não mais retornaram. Foi quando a instituição firmou um convênio com a Prefeitura de Salvador, se tornando oficialmente um lar de acolhimento. O lar cresceu, o casal envelheceu e faleceu, mas os seus filhos e funcionários permaneceram no propósito.

A casa atende atualmente a 106 crianças e adultos PCDs em situação de vulnerabilidade. Somente menores de idade entram no lar, através de órgãos públicos. Contudo, ao crescerem, permanecem na instituição. “Essa criança já está vulnerável e já passou por muita coisa. Vamos virar as costas para eles? Somos a família deles e família não faz isso”, disse o administrador ao Portal M!.

Sônia Argolo, diretora de assistência social do Lar Vida, também reforçou a preocupação com aqueles que crescem, ficam sem a assistência do poder público, mas seguem sendo acolhidos pela instituição. “O convênio com a Sempre [Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer], contempla 40 crianças e adolescentes, e o nosso objetivo, para nós podermos respirar melhor, é conveniar os adultos. Quem era criança ou adolescente aqui se tornou adulto. Quem vai nos ajudar? Para onde vão esses adultos que estão aqui na instituição? Se os pais abandonaram, será nós temos o direito de fazer isso também? Não temos! A gente tem nossos amores, nossas afetividades”, declarou Sônia.

Outro problema vivido pela administração do Lar Vida é o alto custo com mão de obra. Uma instituição com PCDs exige uma atenção especial com atendimento à saúde, o que requer a contratação de uma equipe multidisciplinar para o atendimento às necessidades especiais de cada PCD. Além disso, o alto nível de dependência dos acolhidos exige a permanência constante de funcionários na casa. Para isso, é preciso contratar plantonistas, trabalhadores que possam cobrir as folgas e as férias dos colegas e até mesmo acompanhantes, caso algum interno precise de internação em um hospital.

“Coordenador, fisioterapeutas, enfermeiras, técnicos de enfermagem, cuidadores auxiliares, cozinheiras, nutricionistas… a gente precisa de um atendimento qualificado e técnico 24 horas, de domingo a domingo. Na enfermaria temos crianças com sonda, crianças que precisam ter o batimento cardíaco monitorado 24 horas… então é preciso um corpo técnico operacional muito eficaz e competente”, detalhou Reinaldo.

Você também pode ajudar:

As doações em dinheiro podem ser feitas diretamente nas contas bancárias da instituição:

– Banco do Brasil: Agência 1599-7 / Conta corrente: 12886-4

– Bradesco: Agência 1425-7 / Conta corrente: 27538-7

– Itaú: Agência 1510 / Conta corrente: 36213-8

–  Pix do Lar Vida:CNPJ: 13.787.932/0001-78

Para tirar dúvidas sobre como doar, entre em contato com o WhatsApp da instituição: (71) 99106-7632

Conheça o Lar Vida:

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional