Hora da criança oferece educação gratuita com arte e criticidade para crianças e adolescentes: “Aqui não forma o artista, mas a pessoa”

Instituição, fundada há 80 anos pelo professor Adroaldo Ribeiro Costa, pratica educação humanizada e crítica, visando formação de seres pensantes e de caráter


Vixe d-flex me-2
redacao 09/12/2023 10:29 Inspiração

O professor Adroaldo Ribeiro Costa tinha o sonho de proporcionar, para as crianças de Salvador, uma educação transformadora, fundamentada no desenvolvimento artístico. Penando nisso, em 25 de julho de 1943, ele fundou a Hora da Criança, um movimento educativo cultural sem fins lucrativos, voltado para a formação de crianças e adolescentes através da arte.

Ao contrário do que pode parecer, não se trata de uma escola de artistas, mas de um espaço de desenvolvimento de saberes, interativo, lúdico, que compreende a arte como um instrumento de transformação social, de aperfeiçoamento de inteligências e de formação de criticidade.

Conhecendo cada um dos seus alunos, suas histórias e afinidades, a professora de artes visuais, Carmem Lúcia, falou ao Portal M! sobre a experiência de lecionar nesse ambiente educacional voltado para a formação humana.  

“Aqui não forma o artista, mas a pessoa, o humano, com caráter e criticidade para tudo que está em nossa volta. Pode ser um médico, um engenheiro, um astronauta, o que for, mas a arte vai contribuir nessa formação que no futuro ele vai escolher. As pessoas precisam ter consciência disso e participar dessa construção. A Hora da Criança precisa de colaboração, de voluntários, de pessoas que possam vir contribuir com isso. Nós estamos formando crianças para o futuro”, explicou Carmem Lúcia.

A ‘Hora da Criança’, que mesmo com dificuldades, permanece atuante há 80 anos, fornece aulas gratuitas de música, dança, teatro e artes visuais para aqueles que buscam a instituição. Não é preciso fazer seleção de talentos para fazer parte do projeto pois, para Adroaldo Ribeiro Costa, “toda criança é uma possibilidade”.

Marineide Costa, uma das voluntárias da casa, é prova disso. Chegou à organização com seis anos, como aluna, e hoje está como professora de música. Grata pela educação que recebeu na instituição, a musicista explicou ao Portal M! que a sua formação musical, veio da Hora da Criança. Hoje ela frequenta o espaço, tanto para reencontrar velhos amigos e relembrar os tempos de menina, quanto para repassar aos mais novos tudo que aprendeu ali. Isso inclui cidadania e o sentimento de respeito ao próximo. 

A educadora de Música Karina Reis, que também faz parte da instituição, acredita que a arte é um elemento essencial na formação de qualquer cidadão, seja qual for a área de trabalho que ele deseje atuar. “Ele [o cidadão] vai ser muito mais criativo, muito mais original e vai vier muito mais plenamente a sua vida depois de experienciar a arte. A música tem a sua parcela nesse meio todo. A gente tem vários depoimentos de familiares que nos contam o que acontece de melhoria na vida das crianças”, afirmou.

Ajude a Hora da Criança a seguir com o seu propósito

Mateus Russo, Superintendente Executivo para Diálogo da ‘Hora da Criança’, reforça que a organização precisa da ajuda da sociedade civil para o mantimento das suas atividades. Além de desenvolverem a ação ‘Hora da Ajuda’, para angariarem doações em dinheiro, no valor que for possível para o contribuinte, o profissional pede que, quem puder, auxilie também com o seu tempo.

Parte dos profissionais que hoje atuam na intuição precisarão se ausentar do ofício e, por isso, é preciso um reforço voluntário para a realização das atividades artísticas com os pequenos.

Conheça as redes sociais da Hora da Criança e entenda as suas atividades e demandas para contribuir como for possível:

Site: www.horadacriancabahia.com.br

Instagram: @hora_da_crianca

PIX: 13.547.468/0001-42

Conheça mais sobre a Hora da Criança

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional


Vixe