Gestor social usa música para mudar realidade de crianças do no Engenho Velho da Federação
O idealizador do projeto ‘Tambor Vai Chegar’ também foi nascido e criado no bairro: “Minha busca é morar em um lugar e cuidar do seu entorno”
O soteropolitano Tedy Santana tem a vida guiada não apenas pela música e pela necessidade de provocar mudanças sociais no seu entorno, mas também pela capacidade de enxergar nas outras crianças, o pequeno que ele já foi.
Após nascer e crescer no popular bairro do Engenho Velho da Federação e ter no seu vizinho uma inspiração para seguir pelo caminho da música, ele resolveu fazer os mesmo com os moradores do seu entorno, afim de preservar a infância e traçar possibilidades de futuro através da arte.
“Eu aprendi a tocar aqui no bairro. Comecei com as panelas da minha mãe, assim como a maioria [dos meninos] dos bairros populares, nas panelas e baldes. Depois eu tive a felicidade de conhecer Jonas, um grande amigo. Eu voltava do colégio, subia as escadas e escutava aquele som de bateria que me encantava muito. Depois de um tempo eu fui lá e pedi para ele me ensinar a tocar”, detalhou ao Portal M!.
Para perpetuar aquilo que ele vivenciou e por entender a importância dessa influência na formação do homem que ele é hoje, Tedy busca fazer o mesmo pelos pequenos que chegam agora. “Essa minha relação com as crianças vem de muitos anos. Eu lembro que, além de ter os horários de praticar, de estudar o instrumento, eu sempre gostava de tocar, principalmente para que eles pudessem escutar, na hora da transição, da ida e da chegada do colégio, lá por volta de meio-dia, 1h da tarde. Eu gostava muito de tocar para poder influenciar os garotos, assim como eu também fui influenciado”, explicou.
O sonho de uma criança acabou impulsionando o sonho de tantas outras. O ‘Tambor Vai Chegar’ já acumula sete anos de existência e conta com 63 crianças matriculadas. Contando com aqueles já passaram pela instituição, já passam de 150 meninos e meninas atendidos.
“Percebi a grande dificuldade que é tocar um instrumento como a bateria. A partir disso, muitas coisas aconteceram. Chegou um momento em que eu queria trocar com as crianças o que eu podia fazer, que era tocar bateria e, no início, foi muito difícil. Era uma bateria para várias crianças, a bateria é um instrumento de difícil acesso e um pouco solitário também. Eu falei: ‘Preciso de um instrumento que eu possa agregar mais garotos, realizar um encontro. Um instrumento para quatro ou cinco garotos não dá'”, explicou.
Assim, Tedy teve a ideia de desenvolver um tambor. “Criei o ‘Tambor Vai Chegar’, que é inspirado no Bombo Legüero, um tambor argentino. Pesquisei e consegui fazer o instrumento. Aí foi quando tudo começou, quando eu consegui reunir mais crianças, cada um com o seu instrumento. É legal que parece uma grande gincana, pois quando tem um que se dedica mais, o outro já tenta também e isso vai criando uma bolha super legal”, detalhou orgulhoso.
Atualmente o espaço conta com apoio financeiro e, desta forma, com uma série de aulas e atividades. Há cursos de dança (expressão corporal), práticas rítmicas, investigação musical, teatro, artes plásticas, canto, vídeo e música eletrônica.
Além disso, o ‘Vai Chegar’ realiza atividades especiais, como o ‘Cine Clube’, quando toda a comunidade pode se reunir para assistir a um filme e discutir os temas abordados, e o ‘Domingo Artístico’, que se trata de um encontro com um artista, conhecido ou do próprio bairro, para que ele possa dialogar com as crianças e trocar experiências sobre música e arte.
Tedy sonha em conquistar um espaço ainda maior para que todas essas atividades, e tantas outras que vierem, possam ser realizadas em local adequado e com uma estrutura correta.
“As dificuldades são os apoios. Hoje nós temos um espaço, mas necessitamos de um local bem maior para que a gente possa acolher mais crianças, ter mais aulas, uma biblioteca, um palco, uma sala de dança e cômodos necessários para cada atividade. Faço um pedido também para que os pais e responsáveis se aproximem mais do projeto e acompanhem mais os seus filhos”, disse o gestor social.
Você também pode ajudar
O projeto é uma realização do Centro Cultural Vai Chegar em parceria com a Multi Planejamento Cultural. Tem patrocínio da Neoenergia Coelba, Instituto Neoenergia e Governo do Estado, através do Fazcultura/Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.
Endereço:
Centro Cultural Vai Chegar / Associação Oficina das Artes
Engenho Velho da Federação
CEP: 40220-880 Salvador/Bahia Brasil
Como doar/contatos:
Associação Oficina das Artes
Chave PIX: admivaichegar@gmail.com
Contato: (71) 99696-5678 / admivaichegar@gmail.com
Instagram: @tamborvaichegar
Site: www.vaichegar-br.weebly.com/
Conheça a história completa:
Leia também:
Casa do Caminho une fé e ação social há mais de 20 anos
Quer fazer a diferença em 2024? Associação Fé e Vida precisa de voluntários para manter os trabalhos
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Inspiração
Líder espírita, José Medrado defende que “religiões são apenas rótulos”
Um lar para quem acolhe e para quem é acolhido: conheça Cacef
Centro espírita tem 48 anos de história e caridade no Rio Vermelho
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional