Educação infantil gratuita e com afeto: escola comunitária aposta no futuro das crianças do bairro de São Caetano

Associação Fé e Vida oferece ensino infantil e cursos profissionalizantes para crianças e adultos da localidade


Vixe d-flex me-2
redacao 16/12/2023 15:00 Inspiração

Fundada em 29 de dezembro de 1988, no bairro de São Caetano, em Salvador, a Associação Beneficente Cultural Fé e Vida surgiu com o intuito de ajudar a amenizar problemas de infraestrutura e saneamento da região. A partir do seu trabalho, o grupo teve as suas demandas atendidas pelo poder público e identificou, com o passar dos anos, o surgimento de uma lacuna maior no bairro: a falta de oportunidade de estudo para jovens e crianças. Com isso, em 1991, surgiu a Escola Comunitária Construindo a Vida.

Além de fornecer ensino fundamental gratuito para crianças de 4 e 5 anos do bairro, a instituição oferece, em parceria com o SESC, cursos profissionalizantes de empreendedorismo comunitário, pedraria, tranças com mega e tortas. A ideia, segundo o gestor da Associação Fé e Vida, Sidney Santos, é dar possibilidades para os jovens da comunidade, além de garantir uma fonte de renda futura para eles.

“Temos iniciação esportiva, com futsal, vôlei, basquete e capoeira, e temos um curso de arte e movimento, que é uma oficina de arte, e se mistura com uma oficina de dança, e paralelo a isso, temos o acompanhamento com os adolescentes, em que damos um acompanhamento social, para que os adolescentes, se insiram nessa sociedade sendo protagonistas, criar uma perspectiva de futuro diferente”, contou o gestor, que acompanha de perto, diariamente, as necessidades da instituição.

Necessidades diárias

A auxiliar administrativa da Associação, Elke Arouca, já foi uma das beneficiadas pelo projeto. Conhecendo há anos a rotina da Escola Comunitária, falou ao Portal M! sobre as necessidades da instituição, como a luta contra a evasão escolar de alunos, e a constante busca por parceiros para apoiar a causa.

“São muitas demandas, espontâneas e fixas, por exemplo, contato com os pais, desde a matrícula e no dia a dia, são alunos que percebemos a evasão, que faltam, e nós procuramos, perguntamos o motivo pelo qual estão faltando, fazemos esse serviço de captar recursos com parceiros, doações, já que muitas crianças chegam aqui sem refeição mesmo”.

Elke pontuou que, para dar conta da rotina da escola, a captação de recursos é essencial para garantir a alimentação das crianças que a frequentam, nem como das suas famílias, pois são pessoas em situação de vulnerabilidade. “Captamos esses recursos para garantir que elas tenham esse alimento. São crianças vulneráveis da comunidade, de 3 a 5 anos, da educação infantil, e temos também os adolescentes, e mesmo com 18 ou 20 anos, que possuem filhos que já estudam aqui”, explicou.

Aluna do projeto, a jovem Eliane Nascimento está na Associação desde os quatro anos. Realizando atualmente um dos cursos profissionalizantes do local, ela destacou o acolhimento “extraordinário” da unidade. “Sou participante desde os meus quatro anos, e estou aqui até a fase adulta. A instituição é de acolhimento, então ela está aberta à comunidade em geral e as pessoas, trazendo também o amor, porque não é só trabalhar, mas também é dar amor naquilo que faz”, falou.

Como ajudar

Você pode contribuir para Lar da Criança doando através do Pix: assfeevida@gmail.com. Para mais informações sobre o projeto ou sobre outras formas de doar, acesse o site da instituição clicando aqui ou acesse a página oficial da Associação no Instagram: @abcfeevida.

Conheça a Associação Fé e Vida

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional