Casa de Repouso Bom Jesus recebe 158 pessoas em vulnerabilidade social

“Voluntário eu não tenho nenhum; não tenho convênio com município, nem com o estado”, afirma Luís Santana, fundador e gestor


Vixe d-flex me-2
redacao 03/01/2023 16:02 Inspiração

A Casa de Repouso Bom Jesus é uma das primeiras instituições abraçadas pelo Projeto Inspiração. A instituição, gerida e criada pelo profissional de saúde Luís Santana, surgiu em 2002. Na época, ele trabalhava no Hospital Santo Antônio e na UTI do Hospital Santa Izabel, mas resolveu se dedicar ao voluntariado, abrindo um espaço para idosos e pessoas em extrema vulnerabilidade social.

“Eu via tanta gente passando necessidade, na rua, sofrendo. Então eu disse a Deus ‘olha, eu vou criar um abrigo para acolher pessoas’, mas eu não pensava em chegar aonde eu cheguei. Na verdade, eu só queria ajudar, mas acabou o dinheiro, acabou tudo. O Ministério Público deu continuidade e nos incentivou a ser o que somos hoje”, contou o idealizador.

De acordo com Luís, a instituição conta hoje com duas unidades – uma Praia Grande, que comporta 40 pessoas, e outra que está lotada, em Tubarão, voltada para pessoas em vulnerabilidade, com 158 pessoas. Os bairros ficam no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

Atualmente a iniciativa não recebe ajuda do Governo do Estado. Sobrevive de doações e da contribuição da pensão de parte dos internos que recebem auxílio do poder público. Após a pandemia de Covid-19, algumas pessoas que ajudavam a casa deixaram de contribuir, o que aumentou a lista de necessidades da instituição.

Dentre as carências constantes estão fraldas geriátricas, produtos de limpeza e comida, principalmente proteínas.

“Não é uma certeza [a doação]. Tem períodos que a gente recebe bastante, mas em outros períodos do mês é bem complicado garantir o nutricional correto e a humanização, com variedade de alimentos e com os nutrientes necessários, principalmente nessa fase da vida que eles possuem necessidades especiais. A gente tem paciente diabético, hipertenso, então precisamos de um olhar específico para eles”, explicou Kessia Santana, nutricionista da Casa de Repouso Bom Jesus.

Algumas demandas organizacionais também fazem parte da rotina da instituição: a falta de capital para bancar a mão de obra dos trabalhadores e o pouco espaço físico para receber novos internos.

“A esposa do governador Rui Costa, Aline [Peixoto], esteve aqui, tomou um cafezinho com a gente e prometeu nos ajudar com espaço. A questão ficou sendo resolvida com as Voluntárias Sociais e depois seguiu para a Secretaria de Educação, com Manoel Calazans, mas até o momento nada. Já faz uns quatro ou cinco anos que estamos nessa espera, tentando um espaço para ir. Se a gente estivesse querendo dinheiro não estaríamos nos esforçando para abrigar e enterrar tanto morador de rua […] Só peço que Deus toque no coração do nosso futuro governador e que ele cumpra a palavra que doutora Aline dos prometeu”, pediu.  

 

Problemas com identificação

A falta de identificação dos internos também é um desafio vivido por Luís. Sem a oficialização, muitos acolhidos acabam não recebendo a pensão ofertada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), valor essencial para o custeio das despesas do próprio acolhido.

O problema também se reflete em casos de morte dentro do abrigo, pois, sem a indenização devida, o processo de sepultamento, que já é dispendioso, se torna ainda mais complexo.

“Nós temos cerca de 60% dos pacientes com identificação que recebem o benefício, mas 40% ainda estão em análise do INSS, análises que nunca terminam. Ou são pessoas que estão ainda sem identificação de tanto andar pelas ruas e prejudicar a digital das mãos e dos pés”, explicou Luiz, ressaltando que boa parte dos idosos já não possui memória de quem são, nem de quais são os seus familiares.

Por isso, o gestor faz um apelo às famílias que, por ventura, tenham algum parente internado na Casa Bom Jesus para que o procurem para oficializar a identificação dos idosos.

“Não tenha medo, a gente não vai devolver o paciente. A gente só quer o identificar para que ele tenha vida, mas, se quiser levar, leva”, explicou Luís, apelando também para que o INSS priorize o cadastramento em abrigos.

“Voluntário eu não tenho nenhum. Não tenho convênio com município, não tenho convênio com o estado… Na verdade,  o estado diz que é obrigação do município fazer convênio, mas não está tendo convênio com a prefeitura há muitos anos. Foi suspenso […] Nós não temos nenhuma empresa que oficialmente abraçou a instituição. São pessoas que vêm, de coração, e nos ajudam”, pontuou Luís Santana, apelando por apoio às autoridades e à sociedade civil para que a Casa de Repouso Bom Jesus sobreviva.

 

Veja como você pode ajudar

Entre em contato com os telefones (71) 98517-0803 ou (71) 3408-1259. Caso prefira, aqui estão os dados da conta e do pix da instituição:

Casa de Repouso de Idosos Bom Jesus 
Conta corrente: 43660-6
Agência: 8601
Banco: Itaú 
Código: 341
CNPJ: 10.139.579/0001-21

Pix: Casa de repouso bom Jesus 
CNPJ: 101395790001-21

A Casa de Repouso Bom Jesus também está aberta para visitações e doações nas suas sedes.

Uma fica instalada na Travessa Bela Vista de Tubarão, número15, bairro de Paripe, Subúrbio Ferroviário de Salvador.

A segunda sede fica na rua Pedro dos Reis Gordilho, número 3, bairro Praia Grande, também no Subúrbio Ferroviário da capital baiana.

 

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional