Casa de acolhimento para crianças e adolescentes em Salvador promove a produção literária; os pequenos já lançaram dois livros autorais
O Lar da Criança, instalado no Bairro de Vila Laura, existe há 60 anos e precisa de contribuição
No bairro de Vila Laura, em Salvador, um espaço é totalmente voltado para o cuidado com as crianças e a construção de práticas que proporcionam uma infância saudável: O Lar da Criança, instituição que recebe essas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Os que são acolhidos lá, chegam por meio da central de regulação de vagas do município de Salvador, através dos Conselhos Tutelares, do DERCA, do Juizado da Infância e Juventude e do Ministério Público. No espaço, para terem a infância resgatada, os pequenos fazem parte de uma série de atividades construtivas como Judô, ballet, música, teatro, oficinas de leitura e educação. Além disso, têm acesso também à alimentação, saúde e um espaço cuidadosamente ambientado para o universo infantil.
Um dos destaques do Lar da Criança é o projeto de literatura, no qual as crianças e adolescentes da casa produzem obras literárias de própria autoria, com o auxílio de profissionais do Lar da Criança. Até o momento, já foram duas produções lançadas: o livro intitulado de ‘A Casa Colorida’, lançado em 2022, e o segundo, lançado em 2023, chamado de ‘Um Abacate No Nosso Quintal’.
As duas histórias são inspiradas na próprio espaço em que o Lar da Criança acontece. Segundo Iraci Lopes de Souza Coimbra, pedagoga e diretora da instituição, todo o lugar foi projetado e reformado para que, de fato, se parecesse com uma casa, proporcionando um acolhimento não apenas emocional e físico, mas também emocional. A preocupação com o ambiente tornou aquele cantinho não apenas um lugar para se viver, mas também para inspirar novas histórias.
A famosa ‘Casa Colorida’, narrada no primeiro livro lançado, nada mais é que o próprio Lar da Criança. A decoração simples, mas cuidadosamente pensada, é voltada para o universo infantil, com cores que promovem a criatividade e ludicidade. Já em ‘Um Abacate No Nosso Quintal’, o personagem principal é o abacateiro que enfeita o quintal da instituição. Além de oferecer frutos e sombra, a árvore é constantemente utilizada como ponto de encontro do Lar, onde as crianças e adolescentes se juntam para realizarem atividades, dentre elas, a leitura de histórias.
Toda ajuda é bem-vinda
Esse legado de cuidado com a infância e construção de um futuro saudável e digno, precisa de auxílio para ser mantido e abraçar ainda mais vidas. Para a continuidade desse projeto e até mesmo para o sustento alimentar da instituição, a diretora pede por ajuda e reforça que não apenas a doação em dinheiro pode contribuir, mas também o voluntariado e a doação de tempo, algo raro, por isso, precioso.
Atuante na instituição desde 1999, Iraci afirmou acreditar que o verdadeiro bem é feito no sentido contrário, pois as crianças e adolescentes acolhidos preenchem de significado a vida daquelas que trabalham na organização.
“Nós somos uma casa de acolhimento, mas não estamos aqui apenas para garantir à criança o direito a escola, saúde e alimentação. Elas têm muito mais para dar e às vezes são elas que nos recompõem das nossas angústias, são elas que trazem o sorriso para as nossas lágrimas, são elas que trazem a solução para os nossos problemas. Por isso, eu quero que esses livros nos levem além dos muros da nossa organização”, contou.
Você pode contribuir para Lar da Criança doando através do Pix: 15.243.884/0001-82. Para mais informações sobre o projeto ou sobre outras formas de doar, acesse o site da instituição clicando aqui, ou acesse a página oficial do Lar no Instagram: @lardacriancaacolhimento.
Conheça o Lar da Criança:
Leia também:
Amar e servir: Serviço de Oncologia da Osid se destaca pelo acolhimento aos pacientes
Conheça o Serviço de Oncologia da Osid e inspire-se no legado da primeira santa brasileira
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Inspiração
Líder espírita, José Medrado defende que “religiões são apenas rótulos”
Um lar para quem acolhe e para quem é acolhido: conheça Cacef
Centro espírita tem 48 anos de história e caridade no Rio Vermelho
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional