Associação em São Caetano pede ajuda para continuar trabalho voluntário
“O ‘não’ a gente sempre tem, mas sempre corremos atrás do ‘sim'”, diz gestor
A Associação Beneficente Cultural Fé e Vida, que mantém a Escola Comunitária Construindo a Vida e oferece cursos profissionalizantes para jovens e adultos, necessita de uma “rede de ajuda”. Criada para atender uma demanda da comunidade, que não encontrava vagas para que crianças pudessem estudar, a escola hoje atende 48 crianças, divididas em grupos de 3 a 5 anos. Já entre crianças e adolescentes, são 80 pessoas.
A organização oferece, para adolescentes e jovens da comunidade, atividades culturais, atendimentos e orientação socioassistenciais a crianças e adolescentes, atendimento em educação infantil, cursos e oficinas culturais, além de cursos de empreendedorismo. Em parceria com o SESC, são ofertados cursos profissionalizantes de empreendedorismo comunitário, pedraria, tranças com mega e tortas.
“Tudo isso tem um custo, uma despesa, e para manter, precisamos da ajuda e colaboração de todos. As pessoas também podem vir, conhecer de perto, gostaríamos que viessem nos visitar. Eu acho que é construir uma rede de amigos e solidariedade, para aumentarmos as doações e conseguirmos manter esse trabalho por mais 32 anos”, explicou o gestor da Associação Fé e Vida, Sidney Santos. A entidade foi criada em dezembro de 1988, e funciona no bairro de São Caetano.
“O ‘não’ a gente sempre tem, mas sempre corremos atrás do ‘sim’, e esse sim depende da disponibilidade das pessoas. Esse é o nosso projeto, abraça crianças a partir dos 3 anos de idade, adolescentes, jovens, famílias, pessoas que não tem fonte de renda, e aqui encontram cursos de empreendedorismo, para quem sabe, criar seu próprio negócio, correr atrás da sua renda”, complementou Sidney.
A atuação da entidade tem o objetivo de atender as pessoas que não são amparadas pelo poder público. A auxiliar administrativa da Associação, Elke Arouca, que também já foi beneficiada pelo trabalho, lembrou desse desafio.
“Nós somos uma instituição de terceiro setor, e se existe o terceiro setor, é porque o governo não consegue atender todas as demandas. Eles não conseguem vagas em escolas particular, porque não conseguem manter, e nem na rede ‘oficial’, porque a idade não atende. Então, nos procuram, conseguimos fazer essa lista, e através dessa visita, vemos a situação de vulnerabilidade e os atendemos”, detalhou.
A oferta dos cursos é um dos pontos enaltecidos pelos que são atendidos pela instituição. Uma das beneficiadas é Carol, 27 anos, aluna do projeto e moradora de São Caetano. “Desde quando começaram os cursos, já fiz de biscuit, de doces, maquiagem e agora estou fazendo de tranças. Tem muita gente que é daqui e não sabe da existência, por mais que tentemos divulgar. A mensagem que quero deixar, é de jamais de deixar que as coisas do mundo, nos atrapalhem de buscar algo melhor para a gente”, contou.
Já Júlia Mel, de 14 anos, ressaltou a importância de oferecer opções às pessoas que não possuem condições financeiras. “Ajuda bastante, porque tem pessoas que não podem pagar por cursos e aqui é gratuito. Eles fazem tudo com muito cuidado e atenção. O projeto é de verdade e eu sou prova disso, estou aqui desde os meus 3 anos, e agora até minha mãe está fazendo parte do projeto”.
Como ajudar
Você pode contribuir para a Assoiação Fé e Vida doando através do Pix: assfeevida@gmail.com. Para mais informações sobre o projeto ou sobre outras formas de doar, acesse o site da instituição clicando no link ou acesse a página oficial da Associação no Instagram: @abcfeevida.
Conheça a Associação Fé e Vida
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Inspiração
Líder espírita, José Medrado defende que “religiões são apenas rótulos”
Um lar para quem acolhe e para quem é acolhido: conheça Cacef
Centro espírita tem 48 anos de história e caridade no Rio Vermelho
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional