VÍDEO: Com 900 mil seguidores no Instagram, Edgard Abbehusen revela segredos do sucesso e convite para disputar vaga de vereador
Escritor baiano é entrevistado pelo canal Muita Informação. No papo, entre outras coisas, ele explica como largou a carreira na política para seguir o sonho de escrever
Com quase 900 mil seguidores no Instagram, o jornalista, escritor, compositor e criador de conteúdo afetivo, Edgar Abbehusen, decidiu largar a carreira na política para viver do sonho de contar histórias. Ele já lançou dois livros e se prepara para o terceiro. Na sua rede social, o escritor publica textos autorais sobre sentimentos, o que tem lhe rendido respostas positivas dos seguidores.
Edgard é a personalidade entrevistada pelo editor-chefe do Muita Informação, o jornalista Osvaldo Lyra. No papo, ele explica como a rede social mudou sua carreira profissional, fala sobre relatos dos leitores e a relação com a política.
O início da carreira no Instagram começou ainda na universidade. “Tinha um trabalho que queríamos entender como as redes sociais estavam auxiliando na venda de livros. Tinha autores na Europa e nos EUA vendendo livros por um trabalho que começou nas redes sociais e eu fui desafiado por uma professora a descobrir como o Instagram estava aderindo o movimento da literatura contemporânea. Ela me sugeriu criar um perfil no Instagram para lançar textos da minha autoria”, disse. Ele criou o perfil quando trabalhava como coordenador de uma campanha eleitoral na cidade de Muritiba-BA.
“Eu segui com o perfil e em menos de três meses eu já estava com 10 mil seguidores. Na época, eu estava coordenando uma campanha para a sucessão em Muritiba. Foi aí que percebi que estava dando certo e que precisava prestar mais atenção”, contou.
Após ver o reconhecimento do trabalho na rede social, o escritor decidiu largar a carreira política e viver do sonho. “Comecei a fazer textos para formatura, homenagens para professores, discursos para empresas, fui sobrevivendo disso, enquanto as coisas não aconteciam. Paralelo a isso fui fazendo assessória para alguns vereadores”, completa.
Para Edgard, o segredo do sucesso nas redes sociais é, além de falar a verdade, “jogar o jogo das redes”. “A rede social é identificação, as pessoas se identificam com aquilo que leem e querem ser tocadas de alguma forma. Quem é que não quer ler algo que inspira o dia?”, disse, ao falar que sua principal inspiração vem da cidade de Muritiba, interior onde cresceu.
“Eu acho que minha maior inspiração veio da minha cidade, Muritiba. Acredito que tudo que sou e escrevo tem um pouco de todos que convivi no interior. Lá, as histórias circulam na cidade, a gente cresce nesse ambiente com um pouco de sensibilidade e conseguimos nos inspirar. Eu poderia citar autores que eu gosto muito e me inspiro, mas eu não posso negar que toda a minha referência literária vem do povo humilde da minha cidade”. Ele completa que para tocar no coração das pessoas a principal resposta para essa pergunta é a verdade. “Quando você passa a verdade, você toca as pessoas”.
Conquistar seguidores
Fazer o trabalho com amor, colocar verdade no que faz e fazer porque gosta de fazer, são algumas das dicas que o escritor passa para quem deseja viver do sonho da escrita nas redes socais. “Acho que existe um caminho no Instagram, o de você se esforçar todo o dia para entregar um conteúdo bacana. Exemplo: eu tenho a obrigação desde o dia que comecei no Instagram, a postar todo o dia nas redes sociais, isso virou uma conversa diária com meu público. O Instagram abre uma gama de possibilidade de você trabalhar de forma publicitária, das redes sociais ele é a plataforma que mais vende”.
Críticas
Por escrever textos afetivos, Edgard recebe bons comentários, como também críticas, mas prefere não focar nelas. “Eu não sou psicólogo, não sou terapeuta, estou ali colocando reflexões minhas, pessoais. Tem críticas, mas eu procuro não focar nas nelas. Acho que o trabalho está aí para ser questionado mesmo, acho que as pessoas têm o direito de gostar e de não gostar, mas eu tento fazer o meu trabalho com a verdade em que eu acredito e acho que isso faz diferença”, avalia.
Sobre os relatos que os seguidores ‘bombam’ na caixa de mensagens, ele diz que “tem coisas que eu não sei o que responder porque não sou psicólogo. Evito quando é algo muito forte responder e tento ajudar de outras formas, sempre consulto um amigo terapeuta para fazer lives [vídeo ao vivo no Instagram]. Eu procuro de alguma forma deixar a mensagem”, relata.
Política
“Eu milito muito politicamente no meu perfil pessoal. Sempre que posso e que tem a ver com algo que acredito, posto também no perfil de textos, não milito muito lá porque chega a ficar chato você querer transformar tudo, chega ser um pouco desonesto com meus leitores eu ficar o tempo todo trazendo assuntos que só porque o povo está falando eu vou falar também”, disse.
Ele já foi candidato a vereador, mas não conseguiu vencer as eleições. Perguntado sobre a carreira, Edgard diz que sempre gostou de política, mas não tem sonho nem pretensão de ser político. Ele falou também da relação de amizade que tem com o senador Otto Alencar. Segundo o escritor, o político tem vontade que ele seja candidato a vereador em Salvador. “Ele é uma pessoa em que confio muito e a gente conversa muito sobre literatura”.
“Acho que pessoa é pessoa, partido é partido, estou no PSD por conta de Otto e por acreditar nele como político. Tem muita gente que fala que sou filiado ao PSD e estou em festa com Duda Sanches (DEM). Ele é um amigo que trabalha e tem um trabalho sério e importante em Salvador. Sobre futuro na política de Salvador eu acho que não tenho essa pretensão e vontade. Meu sonho hoje é viver da literatura”.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cultura
Arrastão de samba junino movimenta Cajazeiras neste domingo
Prefeitura homenageia Letieres em nomeação de escola musical
Exposição do Instituto Flávia Abubakir relembra invasões holandesas no Brasil
Evento vai misturar samba e forró neste sábado
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional