SescTV exibe episódios inéditos da série “Movimento Violão”
Durante os programas, peças autorais e de compositores latino-americanos transcendem as definições de erudito e popular. A primeira apresentação vai ao ar no dia 22
No próximo dia 22, às 20h, o SescTV estreia temporada de episódios inéditos da série Movimento Violão com o concerto do violonista João Camarero gravado no Sesc Bom Retiro, em 2019. Durante a apresentação o instrumentista executa um repertório com músicas de compositores argentinos e brasileiros como Radamés Gnattali, Paulo César Pinheiro, Aire Sureño, Raphael Rabello e Augustín Barrios.
Com a curadoria do violonista Paulo Martelli e direção para TV de Flávio N. Rodrigues, os novos programas apresentam concertos com músicos nacionais e internacionais, explorando toda a versatilidade do violão. (Assista em sesctv.sescsp.org.br/noar).
Segundo o curador Paulo Martelli, o Movimento Violão nasceu do desejo de explorar as diversas facetas deste instrumento plural, transitar por seu repertório, e apresentar ao público os principais expoentes do violão na atualidade.
“Nosso ideal é registrar os concertos de grandes violonistas nacionais e estrangeiros, criando um acervo diversificado desse instrumento, de seu repertório e seus intérpretes. Por isso usamos os melhores recursos técnicos e tecnológicos de captação de áudio e vídeo, para proporcionar ao expectador uma impressão próxima de um espetáculo em sala de concerto”, afirma Paulo.
Presente no imaginário popular e materializado em nossa cultura, o violão é, sem dúvida, um instrumento que protagonizou alguns dos maiores momentos da performance musical do Brasil e revelou gerações de músicos. Em programação inédita, os episódios da série Movimento Violão contam com as participações de Rogério Caetano & Gian Corrêa, Pedro Aguiar, Cainã Cavalcanti, Edson Lopes, Quarteto Maogani, Warren Nicholson, Thanos Mitsalas, além de João Camarero. Assista também em sesctv.org.br, a qualquer hora, gratuitamente e sem necessidade de cadastro.
Após 17 anos de atividades ininterruptas, o Movimento Violão consolida seu objetivo primordial de criar um acervo diversificado do violão atual. Abrindo a série de novos episódios, o músico João Camarero admite que sua trajetória como violonista está interligada ao início do projeto, em 2003. Segundo ele participar do programa é uma responsabilidade. “O Movimento Violão sempre foi uma inspiração e fazer parte dele é uma realização, por causa das referências que tocaram nesse palco”, explica.
Autodidata, o jovem músico que iniciou seus estudos com o violão aos oito anos de idade, saiu da cidade de Avaré no interior de São Paulo para o mundo. João Camarero já se apresentou nos palcos do Japão, França, Alemanha, Itália, Holanda, Inglaterra, Bélgica e EUA. Como compositor fez parcerias com grandes nomes da música popular brasileira como Paulo César Pinheiro, Moacyr Luz e Cristovão Bastos. A lista dos artistas com quem João tocou e toca até hoje é extensa, e fazem parte dela nomes como Altamiro Carrilho, Leny Andrade, Yamandu Costa, Alessandro Kramer, Danilo Caymmi, João Lyra e muitos outros.
Embora ainda seja jovem, o violonista e compositor apresenta uma larga trajetória artística com origem no meio popular, e que adquiriu a técnica e o refinamento da música clássica. Segundo a jornalista e musicóloga Camila Fresca, João é um virtuose extremo: “Nas peças mais lentas ele demonstra muito lirismo, com intepretações comoventes. Sua expressividade torna-se um ponto de destaque”, afirma.
Músicas brasileiras e argentinas como Tocata em Ritmo de Samba (Radamés Gnatali), Choro (da Brasiliana no. 13) (Radamés Gnatali), Valsa no. 3 (Augustín Barrios), Balada para Martin Fierro (Aire Sureño), Inspiração (Garoto), Enigma (Garoto), Paulistano (Rafael Mallmith e João Camarero), Anna -Pequenas Valsas Sentimentais (João Camarero), Maestro na Farra (João Camarero), Vento Brando (João Camarero e Cristóvão Bastos), Graúna (João Pernambuco), Caminhos do Sertão (João Pernambuco) e Camará (Raphael Rabello e Pauli César Pinheiro), compõem o repertorio do programa.
Movimento Violão – Próximas apresentações, terças, às 20h: Setembro – Rogério Caetano & Gian Corrêa. 29/9. Outubro – Pedro Aguiar. 6/10. Cainã Cavalcanti. 13/10. Edson Lopes. 20/10. Quarteto Maogani. 27/10. Novembro-Warren Nicholson. 3/11. Thanos Mitsalas. 10/11.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cultura
Arrastão de samba junino movimenta Cajazeiras neste domingo
Prefeitura homenageia Letieres em nomeação de escola musical
Exposição do Instituto Flávia Abubakir relembra invasões holandesas no Brasil
Evento vai misturar samba e forró neste sábado
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional