Sesc Bahia promove 2ª edição da Mostra Literatura com Dendê – MoLiDê
O evento celebra as manifestações literárias cultivadas na Bahia e homenageia o mestre da cultura popular nordestina, Bule-Bule
De , o Sesc Bahia realiza
A 2ª edição da Mostra Literatura com Dendê – MoLiDê realizada pelo Sesc Bahia acontece de 19 a 21 de julho., Com a temática “Oralidades, a Bahia tem!”. Em formato online e gratuito, a Molidê tem o objetivo de fomentar a literatura e aproximar o público de escritores e artistas locais.
No destaque da programação está o bate-papo ao vivo com Bule Bule – o homenageado da edição – e Sueli Valeriano, dois grandes nomes da literatura oral, que dialogarão sobre o repente e o cordel em terras baianas.
A segunda edição da Molidê enfatiza a literatura falada em suas variadas formas como hip-hop, cordel e poesia e acontece de forma simultânea no Instagram – @sescba, Facebook – facebook.com/sescbahia e canal Sesc Bahia no Youtube – www.youtube.com/SescBahiaOficial.
Na programação, ações curtas, conteúdos dinâmicos e protagonismos variados, através das atividades: Curta leitura – leituras de trechos de obras literárias baianas, com o objetivo de apresentar e estimular o público na leitura de obras produzidas no estado;
Curta conversa – apresentação no formato de “bate-papo solo”, sobre os primeiros contatos do convidado com a produção literária baiana, quais escritores indica, além de apresentar características do seu processo criativo e suas produções; e Curta poesia – performance literária, com poemas em sua maioria autorais, no intuito de apresentar ao público o trabalho de poetas baianos.
PROGRAMAÇÃO
19 de julho
9h – Abertura 2ª Edição da MoLiDê: Oralidades, a Bahia tem!
com Anielle Oliveira (Analista de Literatura do Sesc Bahia, Doutora em Língua e Cultura pela UFBA e Mestre pela mesma instituição, Anielle é também, poeta, quando a inspiração e o tempo lhe permitem.)
10h – Apresentação Palavra escrita, falada e cantada: Bule-Bule tem!
Com uma apresentação exclusiva para a MoLiDê, Bule-Bule, compartilhará sua arte repleta de memórias ancestrais e riquezas literárias.
Cordelista, repentista e “sambador”, como o artista costuma se definir, Bule-Bule é o nome artístico de Antônio Ribeiro da Conceição, baiano de atuais 73 anos, nascido em 22 de outubro de 1947 em Antônio Cardoso (BA), município do estado da Bahia. Reconhecido como o maior repentista da Bahia, Bule-Bule, que também se destaca como cordelista com mais de 100 títulos publicados.
11h – Curta Leitura com Palmira Heine
Palmira Heine é a convidada da vez para o Curta leitura, onde apresentará textos poéticos de sua autoria que estão publicados nos livros “Nasça Mulher” e “A poesia da língua”.
A escritora, professora e poeta Palmira nasceu em Salvador, é autora de obras literárias infanto-juvenis, contos e poemas. Além de ser membro da Confraria Poética Feminina e do Milherio das Letras.
14h – Curta Conversa com Osmar Tolstói
Osmar Tolstói compartilhará preciosidades de sua produção literária tão marcada pelo entrelace entra a arte-educação e literatura, além de revelar episódios curiosos de sua trajetória, tais como os seus primeiros poemas na infância e a origem de seus apelido ‘Tolstói”.
Poeta, compositor e arte-educador baiano. Autor de diversos títulos de cordel de Literatura de Cordel – 2004. Obteve título de Menção Honrosa no II Concurso Nacional de Poesia de Colatina/ES – 2005. Eleito, por voto popular, o melhor Cordelista da Bahia, em concurso realizado pela Rádio Sociedade da Bahia – 2009.
Osmar ministra oficinas literárias desde 2005, já tendo estado em São Paulo e realizado oficinas e palestras em importantes instituições como a Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Fundação Pedro Calmon e Oficinas Culturais Cândido Portinari – SP.
16h – Curta Poesia com Denisson Palumbo
Artista multifacetado, produtor de folhetos de cordel e livretos de poesias, Denisson traz a sua poética através do cordel, com toda sua potência poética.
Denisson Palumbo é graduado em Letras Vernáculas (Licenciatura) na Universidade Federal da Bahia, desenvolve oficinas de escrita, performances literárias e palestras sobre livro, leitura e literatura. Produz folhetos de cordel e livretos de poesia, de forma alternativa, além de conteúdo digital: vídeos e peças gráficas, em uma relação com audiovisual e design.
20 de julho
10h – Curta leitura com Adilson Passos
Adilson Passos – apaixonado desde da infância por desenho e pelo som das palavras cantadas – apresentará a sua produção literária, trazendo nuances de seu livro “As Mulheres Abayomi”, que traz a cultura africana, as mulheres, suas lutas e costuras de confiança como inspiração.
Estudante de Design na Escola de Belas Artes na Universidade Federal da Bahia. Bolsista do Programa Permanecer Proae-Ufba, vinculado ao Laboratório de Protótipo e Modelagem Digital (LabDesign), escritor e ilustrador da literatura infantil.
11h – Curta Conversa com Sérgio Bahialista
Sérgio Bahialista vem com tudo para a MoLiDê conversando com o público sobre sua poesia, produção literária e as experimentações arte-educativas a partir de conexões nascidas nas rememorações do poeta. O Cordel e a poesia no topo da pauta!
Cordelista, músico, mestre e doutorando em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. É professor da Rede Municipal em Salvador, colaborador do coletivo Sarau da Onça. Já atuou em recitais e espetáculos diversos em Salvador e no interior do Estado da Bahia, como Coordenador pedagógico do Projeto Cordel na Boca.
14h – Curta leitura com Isadora Silva
O Recôncavo Baiano não poderia ficar de fora, representado pela santo-antoniense Isadora Silva. Momentos de pura emoção com leituras de poemas autorais para ouvidos e os corações literários!
Formada em Letras Vernáculas pela Uneb, Isadora é professora de língua portuguesa, pesquisadora da escrita e dos processos criativos, além de ministrar oficinas de escrita. É administradora do perfil literário Akamba Poética, no Instagram, além de participar ativamente de saraus e outras intervenções artísticas de cunho literário.
16h – Curta Poesia com Sueli Valeriano
A cordelista Sueli Valeriano criou um cordel especialmente para MoLiDê. Com uma performance poética, a linguagem do cotidiano baiano será exaltada de forma lúdica e criativa através das rimas da poesia popular. Aí vem coisa boa!
Cordelista, arte educadora, contadora de história e atriz. Criadora do Projeto Cordel na Escola, em 2015. Participação em várias antologias nacionais e internacionais como a Nova Antologia de Cordelistas Baianos e a Coletânea Ecos do Nordeste em Portugal.
21 de julho
10h – Curta Leitura com José Carlos Vaz
Bule volta à cena e desta vez como centro de um poema de autoria do poeta jequieense, José Carlos Vaz que homenageia esse grande mestre da cultura popular.
Nascido sob o signo de câncer, em Jequié-BA, onde começou a rabiscar seus primeiros versos, por volta dos quinze anos. Desde 1993, participa em várias coletâneas de poesias. Participou com o cordel “Vida e morte de Anésia Cauaçú”, na VIII Edição do Festival de Inverno da Bahia.
11h – Curta Poesia com Ludmila Singa
Singa é uma das escritoras promissoras de Salvador, pois oferece ao público suas poesias e composições que possuem um ingrediente especial: a mistura da poética das ruas com referências teóricas que alimentam o seu cotidiano e ser artístico.
Com 24 anos, possui mais de 100 poesias escritas e é Slammaster do Slam das Minas – Bahia desde de 2017. Lançou seu primeiro livro em 2019 intitulado Solo Fértil. Também participou da coletânea “Poéticas Periféricas: novas vozes da poesia soteropolitana”. Participou da I Festa literária de Santo Antonio de Jesus
14h – Curta Poesia com Maviael Melo
O poeta, cordelista e cantor Maviael Melo tem a inquietude dos arteiros que buscam fazer da arte sua fala e contribuição enquanto parte de um todo cultural. Apresentará a poesia “Estamos, Não Samos!”, de sua autoria.
Poeta, cordelista, cantador, produtor e escritor, radicado em Salvador há 15 anos. Possui 02 CD’s, 01 DVD, 01 vinil e 06 livros publicados (04 de poesia e cordel e 02 romances).
19h – Bate-papo ao vivo* Cordel: o que que a Bahia tem? com Sueli Valeriano e Bule Bule. Mediação Anielle Oliveira
Nesse bate-papo, Bule Bule e Sueli Valeriano, dois grandes nomes da literatura oral, dialogam sobre repente e cordel nas terras baianas e mostra o que a Bahia tem!
Bule Bule é cordelista, repentista e “sambador”, como o artista costuma se definir, Bule-Bule é o nome artístico de Antônio Ribeiro da Conceição, baiano de atuais 73 anos, nascido em 22 de outubro de 1947 em Antônio Cardoso (BA), município do estado da Bahia. Reconhecido como o maior repentista da Bahia, Bule-Bule, que também se destaca como cordelista com mais de 100 títulos publicados.
Sueli é cordelista, arte-educadora, contadora de história e atriz. Criadora do Projeto Cordel na Escola, em 2015. Participação em várias antologias nacionais e internacionais como a Nova Antologia de Cordelistas Baianos e a Coletânea Ecos do Nordeste em Portugal.
*Canal do Sesc Bahia no Youtube
Ação formativa na Molidê:
9 a 21 de julho – 8h às 12h
Oficina Literatura de Cordel, com Osmar Tolstói
Nesta oficina, com o premiado cordelista e arte-educador Osmar Tolstói, a proposta é estimular a criação de folheto de literatura de cordel com temática livre pelos participantes. Através de noções simples e intuitivas de versificação popular, métrica e rima e de noções de enredo e narrativa, serão mostrados os caminhos para o iniciante ou interessado escrever o seu próprio cordel, com técnicas artesanais e exemplos práticos.
Inscrição gratuita: https://forms.office.com/r/Q3zuQbFTbS
Plataforma Google Meet | +14 anos | Vagas limitadas
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cultura
Arrastão de samba junino movimenta Cajazeiras neste domingo
Prefeitura homenageia Letieres em nomeação de escola musical
Exposição do Instituto Flávia Abubakir relembra invasões holandesas no Brasil
Evento vai misturar samba e forró neste sábado
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional