Série “Brasil de Todos os Ritmos” explora a diversidade musical do país
Atração estreia, nesta sexta (17), no Music Box; episódios trazem a participação de artistas baianos, como Gilberto Gil e Margareth Menezes
Novidade do Music Box Brazil, a série “Brasil de Todos os Ritmos” estreia nesta sexta, 17 de setembro. Destaca a pluralidade sonora do país em dez episódios, cada um dedicado a um ritmo tipicamente nacional, a atração traz participação dos baianos Gilberto, Margareth Menezes, Gerônimo, entre outros
Em sua jornada para descobrir e desfrutar os autênticos ritmos tupiniquins, Luiz Brasil visita os locais onde a música regional é produzida e difundida. Em Pernambuco, o apresentador conhece a Ciranda de Itamaracá, o Samba de Coco de Arcoverde e o Maracatu do Recife.
Na Bahia, suas andanças o levam ao Recôncavo, onde conhece as batidas da Chula antes de seguir caminho à Salvador, onde cai no balanço do Samba Reggae. Já no Rio de Janeiro, ele explora a fundo a história e os segredos Bossa Nova, se joga na cadência nostálgica da Marcha-Rancho e mostra ao público toda a sofisticação do Chorinho.
Para tornar a descoberta do caleidoscópio musical brasileiro ainda mais instrutiva, Luiz Brasil recebe ainda convidados muito especiais, que dispensam apresentações. Gilberto Gil, Lazzo Matumbi, Margareth Menezes, Carlos Malta, Roberto Menescal, Jussara Silveira, Lia de Itamaracá, Jorge Mautner, Gerônimo, Cristóvão Bastos, além do historiador Pedro Paulo Malta contam histórias incríveis sobre os ritmos que tornam o Brasil um país com os mais prolíficos polos de música popular do mundo.
E tem muito mais! O programa tem ainda algumas participações luxuosas, como as dos grupos Samba Chula de São Brás e Pife Muderno; do mestre rabequeiro Luiz da Paixão; mestre Memeu, do Olodum; Vovô, diretor do Ilê Ayê; e Mario Pam, também do Ilê Ayê; mestre Cícero Gomes; Cacau Arcoverde; Severina Baracho e muitas mestras e mestres da cultura musical popular.
Como a pluralidade musical brasileira merece exaltação diária, cada episódio terá uma trilha sonora exclusiva, executada por Luiz Brasil ao lado de grandes instrumentistas convidados, como o Quarteto Besler, dos percussionistas baianos Gabi Guedes, Josino Eduardo (Dú) e Giba Conceição, das cantoras Lia Sabugosa, Thaís Motta e Área Martins, entre muitos outros talentos da música regional brasileira.
Confira abaixo as sinopses dos episódios e informações sobre a estreia.
Episódio 1: BAIÃO
O episódio celebra aquele ritmo que vem debaixo do barro do chão: o BAIÃO! Para uma conversa sobre essa cadência quente e envolvente vinda do Nordeste brasileiro, Luiz Brasil convida Carlos Malta e Pife Muderno (Carlos Malta, Bernardo Aguiar, Durval da Zabumba). O programa tem ainda a participação de Mestre Luiz Paixão (rabequeiro de Condado), Banda de Pife de São Sebastião, Dão do Pife (diretor da banda mestre e artesão de Pífanos) e Lula Moreira (tocador de caixa e diretor da banda), além do Quarteto Bessler.
Episódio 2: BOSSA NOVA
O segundo episódio da série traz a “batida diferente” da Bossa Nova, referência internacional da música popular brasileira. Para esse um bate-papo chega o músico e compositor Roberto Menescal e a cantora Jussara Silveira. Tem ainda Luiz Brasil e a cantora Lina Sabugosa interpretando “Madalena”, de Luiz Brasil. O programa finaliza com a execução de “Menino Meu” (Luiz Brasil, Cezar Mendes e Arnaldo Antunes) com a banda de convidados especiais: Cesinha (bateria), João Rafael (baixo acústico e elétrico), Marco Nimrichter (piano Rhodes), Marcelo Martins (Sax Soprano), Sidinho Moreira (percussão) e Luiz Brasil (violão).
Episódio 3: CHORO
É considerada a primeira música urbana tipicamente brasileira. Sim, falamos do CHORO ou carinhosamente, o Chorinho. Para trazer a sofisticação que esse ritmo possui o programa convidou Armandinho Macedo, Rogerio Caetano, Clarice Magalhães, que tocam “Jazzequefrevo” e “Lembrando Jacob”, ambas de autoria de Luiz Brasil e Armandinho. O episódio chega ainda junto da Roda de Choro que acontece na Praça São Salvador, na cidade do Rio de Janeiro, onde conversa com Ana Claudia Caetano (flautista e organizadora do choro da Praça São Salvador). O programa finaliza com a execução de “Lembrando Jacob”, com os convidados Armandinho Macedo, Rogerio Caetano e Clarice Magalhães.
Episódio 4: CHULA
Muitos dizem que esse ritmo é o samba antes do samba, o comportamento traduzido em canção! E para exaltar a CHULA, essa força musical presente no Recôncavo Baiano, o programa traz o cantor e compositor Gilberto Gil, que canta com Luiz Brasil as pérolas: “Expresso 2222”, “O Canto da Ema” e “Ilê Ayê”, além da presença luxuosa do grupo Samba Chula de São Brás.
Episódio 5: CIRANDA
Abram a roda para o coco de roda, o samba de ciranda! É praieira, é sertaneja, é CIRANDA. O episódio vai até Pernambuco só para entrar no ritmo com Lia de Itamaracá, Boy (percussionista de Lia de Itamaracá) e Severina Baracho (Biú), cantora e dançarina no show da Lia e filha do maior compositor de Ciranda (Antônio Baracho), que canta as músicas do pai. Há ainda Lia Sabugosa interpretando com Luiz Brasil “Itamaracá”, de autoria de Luiz Brasil e Felipe Sabugosa.
Episódio 6: IJEXÁ
Toque dos terreiros que chegou ao Carnaval, o IJEXÁ é destaque nesse episódio que traz o cantor e compositor Gerônimo para conversar e cantar com Luiz Brasil o hino “É D’Oxum” (Gerônimo & Vevé Calasans), “Toté de Maianga”(Gerônimo & Saul Barbosa) e “Eu sou Negão”, de sua autoria. Temos ainda a presença dos percussionistas baianos Gabi Guedes, Josino Eduardo (Dú) e Giba Conceição, além da cantora Thaís Motta, juntamente com a banda de convidados especiais formada por Cesinha (bateria), João Rafael (baixo acústico e elétrico), Marco Nimrichter (sanfona), Marcelo Martins (flauta) Sidinho Moreira (percussão) e Luiz Brasil (violão), interpretando a música “Quem Somos Nós”, de autoria de Luiz Brasil e Monica Freire.
Episódio 7: MARACATU
O batuque que faz o chão dançar. A tradição religiosa convertida em Carnaval. Esse é o Maracatu, ritmo em destaque nesse episódio que destaca o cantor e compositor Jorge Mautner cantando Maracatu Atômico, dele e de Nelson Jacobina, além de “É Frevo Meu Bem”, de Capiba. Quem chega também para falar sobre o ritmo é Chicote, diretor e percussionista da “Rio Maracatu, do Coletivo Rio Maracatu, em um ensaio na Fundição Progresso, além dos percussionistas baianos Gabi Guedes, Josino Eduardo (Dú) e Giba Conceição.
Episódio 8: MARCHA-RANCHO
A ondulosa e nostálgica Marcha-Rancho é considerada o mais lírico dos ritmos carnavalescos. Para apresenta-la o programa recebe o cantor e historiador Pedro Paulo Malta, o pianista e compositor Cristovão Bastos que, junto Luiz Brasil ao Violão, interpretam “Rancho dos Beija-Flores”, de Bastos e Paulo Cesar Pinheiro. O Quarteto Bessler (Bernardo Bessler, Christine Springel, Priscila Ratto e Marcus Ribeiro) chega para executar “Margarida”, de autoria de Luiz Brasil. Para finalizar com puro ouro, entra Áurea Martins cantando “Bloco da Solidão”, de Jair Amorim e Geraldo Gouveia.
Episódio 9: SAMBA DE CÔCO
É no balanço do ganzá e na cadência do pandeiro que o programa chama para a roda o sacolejante Samba de Côco. Para falar sobre suas criativas variações rítmicas o episódio apresenta o Mestre Cícero Gomes e o percussionista Cacau Arcoverde diretamente de Acorverde, em Pernambuco. O E finaliza com a banda de convidados: Cesinha (bateria), João Rafael (baixo acústico e elétrico), Marco Nimrichter (sanfona), Marcelo Martins (flauta) Sidinho Moreira (percussão), Luiz Brasil (violão), além da participação especial de Rodrigo “Biscoito”, (rabeca).
Episódio 10: SAMBA REGGAE
Cria da musicalidade negra, esse ritmo tem raízes plantadas nos blocos afro de Salvador. Para falar e cantar o Samba Reggae, esse episódio traz o cantor e compositor Lazzo Matumbi cantando “Lamento”, dele e Gileno Felix; e a cantora e compositora Margareth Menezes interpretando “Faraó”, de Luciano Gomes, e “Querera”, dela própria. Quem chega também é Mestre Memeu, diretor de bateria do Olodum; Vovô, diretor geral do Ilê Ayê; além do diretor de bateria do Ilê Ayê, Mario Pam, que canta com Luiz Brasil a música “Mais Belo Dos Belos”. Há ainda a presença da Família Brasil: Jorge Brasil, Mou Brasil, Marcelo Brasil, Victor Brasil; além dos percussionistas baianos Gabi Guedes, Josino Eduardo (Dú) e Giba Conceição.
SERVIÇO:
BRASIL DE TODOS OS RITMOS
Onde: Canal Music Box Brazil e plataforma Box Brazil Play
Estreia dia 17 de setembro, às 22h
Reprises aos domingos, às 13h30
Duração: 30 minutos por episódio
Classificação indicativa: Livre
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cultura
Arrastão de samba junino movimenta Cajazeiras neste domingo
Prefeitura homenageia Letieres em nomeação de escola musical
Exposição do Instituto Flávia Abubakir relembra invasões holandesas no Brasil
Evento vai misturar samba e forró neste sábado
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional