Rodrigo Sha e Maurício Pessoa lançam álbum em tributo a João Gilberto e Stan Getz
“Sha Plays Getz & Pessoa Sings Gilberto” é uma referência ao premiado disco de Jazz e Bossa Nova Getz/Gilberto (1964)
“Getz/Gilberto foi um marco na música contemporânea, um frescor na Bossa Nova e no Jazz, uma obra-prima”, comenta Rodrigo Sha. “Foi o primeiro álbum de jazz a ganhar a principal categoria do Grammy”, afirma Maurício Pessoa. Um álbum icônico, “Getz/Gilberto” resgatou o prestígio do Jazz americano e popularizou a Bossa Nova em todo o mundo.
Com direção musical e piano de Tom Jobim e participação de Astrud Gilberto nos vocais, o disco foi vencedor dos Grammys de álbum do ano, disco de Jazz, arranjo não clássico e de melhor gravação do ano.
Trazer algumas destas canções e realizar um tributo com uma nova leitura é, sem dúvida, um grande desafio. Sha e Pessoa mergulharam nos universos de Stan Getz e João Gilberto e, após um rico estudo musical, encararam esta prazerosa empreitada. O primeiro movimento foi a realização de um show, em 2018, resultando em sucesso de vendas e elogios da crítica.
Agora, com a ideia ainda mais madura, chegou a hora de transformar o projeto em um álbum: “Sha Plays Getz & Pessoa Sings Gilberto” chega às plataformas no dia 25 de março, via Copenema, projeto internacional de Rodrigo Sha com a gravadora Music For Dreams (faça o pré-save).
Nomes de referência da Bossa Nova já ‘apadrinharam’ o projeto. É o caso de Carlos Lyra e Roberto Menescal. “Como dizem os japoneses, nada como a Bossa Nova para relaxar num final de dia agitado. Não fugindo à regra, esse tributo a Getz & Gilberto, de Rodrigo Sha e Maurício Pessoa, é perfeito para acompanhar o pôr do sol e acalmar a alma. Eu recomendo!”, elogia Carlos Lyra.
“Este belo álbum, Sha plays Getz & Pessoa sings Gilberto, nos transporta para os incríveis anos 60 onde nossa música ganhou uma grande entrada no exterior, permitindo que importantes músicos do mundo se apaixonassem e gravassem nossa criação musical. A partir desse repertório agora revisto por uma outra geração de ótimos músicos, fica reforçado nosso lugar no mundo!”, completa Roberto Menescal.
O disco é composto por oito músicas, sendo três delas gravadas no “Getz/Gilberto” de 64 – Doralice, Corcovado e Garota de Ipanema – e cinco canções do repertório de Stan Getz e João Gilberto, que após uma cuidadosa curadoria de Sha e Pessoa, completaram o tributo – Estate, Chega de Saudade, It’s Wonderful, Saudade fez um samba e Wave.
O registro das músicas foi feito em uma sessão ao vivo, com os dois juntos no mesmo espaço, com o intuito de trazer toda a ambiência e sonoridade pura da Bossa Nova e do Jazz. Foram gravados somente dois takes. A escolha por esse formato mais orgânico e natural também foi usado no disco “Getz/Gilberto”.
Para Rodrigo Sha, discípulo de Stan Getz e de renomada carreira bossa-novista no consagrado Bossacucanova, com a cantora Bebel Gilberto e inúmeras gravações e parcerias com Roberto Menescal, realizar este projeto é uma grande responsabilidade:
“É realmente uma responsabilidade reinterpretar esse álbum, pois é uma obra imexível. Ao mesmo tempo, sentimos uma magia fazendo esse trabalho juntos, tocando essas músicas, pesquisando e ouvindo muito o Stan Getz e João Gilberto, e sentimos que havia espaço para colocarmos um pouco da gente também. Uma ousadia saudável e um desafio gostoso para nós, amantes da Bossa Nova e do Jazz”.
FAIXAS – ‘SHA PLAYS GETZ & PESSOA SINGS GILBERTO’
Estate
Chega de Saudade
Doralice
Corcovado
It’s Wonderful
Saudade fez um Samba
Garota de Ipanema
Wave
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cultura
Arrastão de samba junino movimenta Cajazeiras neste domingo
Prefeitura homenageia Letieres em nomeação de escola musical
Exposição do Instituto Flávia Abubakir relembra invasões holandesas no Brasil
Evento vai misturar samba e forró neste sábado
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional