Quatro baianas são selecionadas para a Residência Artística Vila Sul
Sustentabilidade é o tema do projeto do Goethe-Institut Salvador-Bahia em sua primeira temporada em 2021
Quatro mulheres baianas são as novas residentes do Programa de Residência Artística Vila Sul, projeto do Goethe-Institut Salvador-Bahia que completa cinco anos em 2021 e atinge a marca de 106 participantes. A temática da sustentabilidade é o eixo central desta edição que, pela primeira vez, será formada apenas por mulheres negras nascidas na Bahia.
As residentes selecionadas participam na próxima quinta-feira, 10, de uma live de apresentação dos seus projetos aprovados para a Residência Artística Vila Sul. O bate-papo será mediado pela jornalista Luana Assiz, com transmissão pelo canal do Goethe-Institut Salvador-Bahia no Youtube (www.youtube.com/c/GoetheBahia/).
As quatro residentes foram selecionadas entre 15 pessoas inscritas. A seleção teve início com nomeações feitas por membros da sociedade civil de Salvador atuantes na área de sustentabilidade.
Em seguida, os atores sociais indicados foram convidados a enviar projetos para serem avaliados por um júri formado por seis integrantes de Salvador e de São Paulo, todos reconhecidos pelo conhecimento em áreas como sustentabilidade, cultura nas periferias, artes e tecnologia.
Entre pessoas com diferentes perfis de propostas, quatro baianas conseguiram atingir a maior projeção e planejam a produção de projetos desafiadores. São elas:
Caroline Ribeiro: seu projeto prevê a construção de uma rede de coleta e tratamento de esgoto sustentável de baixo custo em comunidades em que o serviço não existe ou é precário, com o uso de materiais reutilizáveis e recicláveis. É estudante de Engenharia Sanitária e Ambiental na Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Ivana Magalhães: pretende expandir suas vivências e experiências artísticas a partir do Quintal Sensorial, espaço de educação ambiental, com foco nas heranças culturais indígenas e africanas, criado no quintal de sua casa em Itacaranha, no subúrbio ferroviário. É pedagoga e artista plástica autodidata. Desenvolve grafismos com inspirações indígenas e africanos, além de experimentações artísticas com tintas naturais.
Marília Reis: planeja elaborar um aplicativo de educação financeira para crianças e adolescentes. É formada em Ciências Contábeis (UNEB), especialista em Contabilidade Gerencial (UFBA), com foco em empreendedorismo e sustentabilidade, e mestranda em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (UNEB).
Tata Ribeiro: com o projeto “Bugs Imaginários”, utilizará sucata eletrônica em esculturas de insetos que integram o ecossistema de restinga de Lauro de Freitas. É artista visual, formada em Comunicação Social, mestre em Tecnologias Educacionais (Uneb) e doutoranda em Educação (UFBA).
Na roda de conversa que acontece na próxima quinta-feira, 10, será apresentada também a campanha de arrecadação de tampinhas de garrafas pet e placas de circuito de computador. O material será utilizado em dois projetos e pode ser entregue, até 30 de junho, na sede do Goethe-Institut, na Avenida Sete de Setembro, n. 1809, no Corredor da Vitória.
FORMATO DIGITAL – Desde 2020, em decorrência da pandemia, o formato do Programa de Residência Artística Vila Sul foi ajustado ao ambiente digital. Antes, para fortalecer o intercâmbio cultural, residentes tinham acesso a dois meses de moradia em instalações fornecidas pelo Goethe-Institut. Agora, a residência será em formato digital com as residentes em suas casas.
Ainda é esperado que as quatro residentes passem um período nas dependências fornecidas pelo Goethe-Institut, se houver avanços no controle da pandemia na Bahia. A flexibilização para ações presenciais só acontecerá se houver condições de segurança.
Uma novidade este ano é a escolha do tema sustentabilidade como eixo central. A seleção das residentes teve como premissa o compromisso com objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Assim, o Goethe-Institut reforça a importância de ações globais para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima (https://brasil.un.org/pt-br/sdgs).
“Como um mediador cultural internacional, o Goethe-Institut está atento às questões relevantes da sociedade civil. Junto com a pandemia e a mudança climática imanente, a pauta da sustentabilidade está cada vez mais em primeiro plano”, comenta o diretor-executivo do Goethe-Institut em Salvador, Manfred Stoffl.
SERVIÇO:
O quê: roda de conversa com as novas residentes da Programa de Residência Artística Vila Sul
Quando: quinta-feira, 10.06, às 18 horas
Onde: transmissão pelo Youtube do Goethe-Institut Salvador-Bahia (www.youtube.com/c/GoetheBahia) ou pelo Instagram (@goethe.bahia)
Acesso aberto ao público.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cultura
Arrastão de samba junino movimenta Cajazeiras neste domingo
Prefeitura homenageia Letieres em nomeação de escola musical
Exposição do Instituto Flávia Abubakir relembra invasões holandesas no Brasil
Evento vai misturar samba e forró neste sábado
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional