Programação do MAM destaca diálogo entre as artes e o público, diz Daniel Rangel
Curador da instituição afirma que calendário de exposições este ano está fechado
Após sucesso com a exposição “Dona Lina”, que contou com exposição de grandes artistas, o Museu de Artes Modernas (MAM), preparou grandes novidades para 2022. Segundo Daniel Rangel, curador do órgão, uma vasta programação este ano visa provocar um grande diálogo entre o público e as obras.
“Estamos com um calendário de exposições completo, a programação do museu está fechada. A próxima exposição se chama Encruzilhada, que vai provocar um diálogo entre o acervo do MAM de arte moderna e contemporânea, com o acervo de arte africana, da coleção Claudia Marcela do Solar Serrão, no Pelourinho. São obras de Rubem Valentim, Mestre Didi e outros artistas que trabalharam com questões africanas, além de obras tradicionais produzidas na África, que pertencem ao Governo da Bahia”, destaca o curador do MAM.
Daniel Rangel também falou sobre a resposta do público baiano e turistas para as exposições permanentes e temporárias do MAM.
“O MAM para Salvador é muito mais que um museu, um ponto estratégico para cultura, artes, turismo, história e arquitetura, todas essas dimensões fazem com que o Museu seja um dos pontos mais importantes do Brasil. Um ponto de referência que reúne artistas, obras históricas, desde o modernismo até artes contemporâneas. E mais do que isso, um local onde baianos e turistas se identificam e apoiam os nossos acervos, materiais e imateriais”, descreve.
Foto: Reprodução | Geraldo Moniz
Junto com um movimento de modernismo durante a década de 1950, o MAM surge com um olhar nacional. “O MAM da Bahia surge em 1959, junto com o movimento modernista da década de 1950. Nascemos com a chancela de ser um museu de arte moderna na Bahia, mas que dialoga o tempo inteiro com o Brasil e o Mundo. Então, entendemos que o público reconhece todo esse trabalho do museu. Mesmo no período de pandemia, conseguimos a resposta que esperávamos com essa exposição da Semana de Arte Moderna, para ressignicar o que é o modernismo e incluir a Bahia dentro desse centenário”, ressalta.
Exposição ‘Dona Lina’
Até dezembro de 2021, a mostra de ‘Dona Lina’ ficou aberta para visitação no MAM. Cerca de 300 obras do acervo fixo do MAM de artistas modernistas e contemporâneos junto a peças do Acervo de Arte Popular Lina Bo Bardi, do Centro Cultural Solar Ferrão, da Dimus/Ipac promoveu um diálogo entre às duas coleções.
“Essa exposição de Lina justamente traz a arte popular como uma arte moderna também, com exposição de artistas do Recôncavo e do Rio São Franciso – que também são artistas do período de Tarsila do Amaral, de Portinari e grandes artistas modernistas – para valorizar a nossa cultura que também está completando 100 anos. O verdadeiro modernismo brasileiro está na Bahia, na Feira de São Joaquim, no Recôncavo e com grande valor estético sem dever nada para grandes artistas”, destaca.
Semana de Arte Moderna
A Semana de Arte Moderna de 1922 é um marco da história da arte e da literatura brasileira. Os modernistas buscavam liberdade e simplicidade na linguagem, rompendo paradigmas e implementando novas formas de expressão. E, para celebrar este movimento histórico, o MAM inaugura uma nova exposição. Ela estará aberta para visitação entre os dias 22 de fevereiro e 25 de março, de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h.
“Essa exposição vem reconhecer a importância do modernismo de São Paulo e do Rio De Janeiro, além de colocar junto o modernismo da Bahia e do Nordeste em conjunto com esse modernismo, reconhecendo a sua importância”, destaca.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cultura
Arrastão de samba junino movimenta Cajazeiras neste domingo
Prefeitura homenageia Letieres em nomeação de escola musical
Exposição do Instituto Flávia Abubakir relembra invasões holandesas no Brasil
Evento vai misturar samba e forró neste sábado
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional