Primeira musicista ucraniana acolhida pelo Neojiba chega a Salvador neste domingo
A iniciativa faz parte da campanha para ajudar jovens músicos ucranianos a virem para a Bahia, onde poderão morar e participar das atividades do programa
A cantora lírica Olesia Matei será a primeira dentre os 10 jovens musicistas ucranianos que serão acolhidos pelo Neojiba. Ela chegará a Salvador neste domingo (27), com desembarque previsto para 12h15.
Diante da situação de emergência na Ucrânia, o Neojiba – programa do Governo da Bahia, gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM) – lançou no dia 22 deste mês uma campanha internacional para ajudar jovens músicos ucranianos a virem para a Bahia, onde poderão morar e participar das atividades do programa por um período de seis meses, prorrogáveis por comum acordo entre as partes.
O IDSM se responsabilizará pela emissão de vistos e também irá custear todas as despesas dos jovens acolhidos, como deslocamento da viagem, hospedagem, refeições, ajuda de custo, além de oferecer apoio social e psicológico, com recursos de doadores. As inscrições permanecem abertas pelo email neojiba.help.ukraine@gmail.com, com o pedido de envio de currículo, endereço, links de registros de apresentações musicais e informações sobre o aeroporto mais próximo.
Ao longo da sua história de 15 anos, o NEOJIBA já transformou a vida de mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens baianos, tornando-se referência em desenvolvimento social por meio da música no Brasil e no mundo. Os integrantes do programa atuam como multiplicadores e os convidados ucranianos também poderão, se assim o desejarem, colaborar com esta missão em um dos 13 núcleos de prática musical do programa.
“Esperamos que este gesto não apenas sirva para amenizar a dor e o sofrimento de algumas poucas famílias ucranianas, mas que também seja um exemplo a ser seguido por outras instituições”, afirmou o maestro Ricardo Castro, fundador e diretor-geral do Neojiba.
Olesia Matei
Olesia Matei nasceu em 1994 na cidade de Beregovo, na Ucrânia. Aos 5 anos, ela começou a se apresentar no teatro da cidade, como atriz. Na infância, também teve aulas de dança, piano e canto. Graduou-se na National Academy of Music of Ukraine em 2019, como cantora de ópera. Olesia já se apresentou como solista com a National Philharmonic of Ukraine e outras orquestras da Ucrânia e em performances individuais em países como Áustria, Polônia, Hungria, França e Itália.
Ao longo da sua trajetória, a cantora lírica ganhou mpremiações e também fez parte de um popular programa de talentos do seu país, o Singing Waiters. Atualmente, Olesia trabalhava no Kyiv National Academic Operetta Theatre, na capital ucraniana.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cultura
Arrastão de samba junino movimenta Cajazeiras neste domingo
Prefeitura homenageia Letieres em nomeação de escola musical
Exposição do Instituto Flávia Abubakir relembra invasões holandesas no Brasil
Evento vai misturar samba e forró neste sábado
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional