Pedro Tourinho exalta Casa das Histórias e Arquivo Público e diz que espaço conta a “história da cidade de perspectivas sensoriais”
O equipamento, que seria entregue nesta sexta, teve sua inauguração adiada para segunda-feira (29), em função das chuvas
O titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, falou nesta sexta-feira (26) sobre a Casa das Histórias e Arquivo Público. O equipamento, que seria entregue nesta sexta, teve sua inauguração adiada para segunda-feira (29), em função das chuvas. Ao Portal M!, Tourinho exaltou o espaço e enfatizou que o mesmo conta a história da cidade a partir de “perspectivas sensoriais”.
“Essa casa está um espanto porque a gente consegue contar a história da cidade de perspectivas sensoriais, outros interlocutores. O Arquivo Público fica conectado com a Casa das Histórias, mas a gente trabalha muito também sobre o que não está no Arquivo Público, coisas que não foram registradas por questões políticas, questões contextuais, históricas da época e conhecimento oral, conhecimento que passa entre gerações”, explicou.
O titular da Secult também enfatizou que o equipamento consegue ocasionar “sensações de você estar em Salvador”. “Eu não sei se você foi naquela experiência imersiva, tem a luz do sol, o pôr do sol, o verde das folhas, tudo isso foi pensado nos detalhes para que a história pudesse ser contada pela cidade, pelas pessoas, todas as pessoas que moram nessa cidade”.
O equipamento será mais um na região do Comércio, que recentemente recebeu a Galeria do Mercado, e que conta também com a Casa da Música e a Casa do Carnaval. Conforme o gestor, esses equipamentos contribuem no processo de avanço de equipamentos públicos, que contam a história da cidade, além de promoverem a revitalização de espaços que eram “ruínas”.
“E as pessoas às vezes esquecem como isso aqui era uma ruína, esse prédio principalmente, o prédio da Cidade da Música, eram pontos de constrangimento da cidade passar por aqueles prédios. E hoje você vê esses prédios ocupados com arte, com movimentação, gerando renda para a cidade, gerando mais emprego, trazendo turistas, ficando mais tempo, a galeria do mercado modelo, hoje a gente abriu os ingressos para a semana que vem, acabou em 30 minutos. Então tem uma demanda também do povo de Salvador, dos turistas, por equipamentos culturais turísticos como esse”, apontou.
Tourinho também defendeu que esse movimento fortalece Salvador como um destino turístico importante. “A cidade sempre teve conteúdo e história, hoje a gente tem plataformas para poder compartilhar essas histórias, o turista que vier para Salvador tem uma programação extensa para conhecer, interagir, participar e se divertir com a história da cidade, com o povo da cidade, com todo axé que tem essa cidade”.
Outro ponto importante, conforme o gestor, é o de que esses equipamentos têm promovido a representação da cidade a partir de espaços públicos. “É um dos grandes desafios que eu estabeleci há um ano atrás, quando assumi essa posição, foi trabalhar para que as pessoas da cidade se reconhecessem nas histórias que a cidade conta. E a gente está conseguindo criar esses canais para que as pessoas se expressem e com toda a diversidade e pluralidade que tem em Salvador, que todo mundo se sinta representado”.
Confira a entrevista na íntegra:
Leia também:
Pedro Tourinho destaca protagonismo da cultura negra no Carnaval 2024: “Reparação estratégica”
Pedro Tourinho lista desafios para 2024 na Secult: “Foco é conseguir entregar essa potência mais um ano”
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cultura
Arrastão de samba junino movimenta Cajazeiras neste domingo
Prefeitura homenageia Letieres em nomeação de escola musical
Exposição do Instituto Flávia Abubakir relembra invasões holandesas no Brasil
Evento vai misturar samba e forró neste sábado
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional