Nação Zumbi apresenta ‘MangueFonia’ em comemoração aos 30 anos do Manguebeat
Show na Concha Acústica marca retomada do projeto MPB em Movimento
O grupo pernambucano Nação Zumbi realizará no próximo dia 15, às 18h, o show “MangueFonia” em celebração aos 30 anos do Movimento Manguebeat. A apresentação, que acontecerá na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador, marca a retomada presencial do MPB em Movimento, projeto que tem patrocínio da Petrobras por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O projeto reúne no palco os principais representantes do movimento: Jorge Du Peixe, Dengue, Toca Ogan, Marcos Matias e Gustavo Da Lua (Nação Zumbi), Fred 04 (Mundo Livre S/A), Siba (Mestre Ambrósio), Cannibal e Neilton (Devotos), Fábio Trummer (Eddie) e ainda os filhos do Mangue, Vicente Machado (Mombojó) e LOUISE (filha de Chico Science).
Os ingressos estão à venda por R$ 40 (meia) e R$ 80 (inteira), e estão sendo realizadas através do Sympla e na bilheteria do Teatro Castro Alves.
Lá se vão 30 anos desde a criação do seu Manifesto pelas mãos do então jornalista Fred Montenegro e tudo que envolve esta turma de amigos das cidades do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Para seus integrantes, parece que ainda está no início, ou seja, em pleno desenvolvimento – afinal, trata-se de um movimento cultural que muda, dialogando com as várias linguagens urbanas e suburbanas.
Atitude renovou cultura
Com o intuito de comemorar a longevidade e celebrar a existência da atitude que ousou mudar os rumos das culturas pernambucana, nordestina e brasileira, foi formado o conceito da MangueFonia, uma junção de vários expoentes da cena Mangue, idealizado e capitaneado pelos agentes da Afrociberdelia Jorge Du Peixe e Dengue (ambos integrantes originais da Nação Zumbi).
Com Dengue no baixo, Toca Ogan, Marcos Matias e Da Lua nas percussões, tambores da banda Nação Zumbi, Neilton da banda, Devotos na guitarra e Vicente Machado da banda Mombojó na bateria integram essa banda, que recebe para dividir os vocais: Jorge Du Peixo (Nação Zumbi), Siba Veloso (Mestre Ambrosio), Fred 04 (Mundo Livre), Cannibal (Devotos Do Ódio), Fábio Trummer (Eddie) e Louise, com a finalidade de executar os clássicos que marcaram a história de seus grupos e dar um passo à frente, apresentando novas canções de seus últimos trabalhos, e apontando novas direções.
O show de abertura do evento ficará por conta do cantor Igor Gnomo apresentando as canções do projeto Formiga Preta com o melhor da música instrumental em construções identitárias, repleto de gifs de guitarra no melhor do jazz rock nordestino.
“Retornamos ao presencial com o projeto MPB em Movimento, após um hiato de dois anos com a pandemia da Covid, tendo ainda realizado de forma segura algumas edições virtuais. Agora teremos o privilégio de celebrarmos os 30 anos do Manguebeat com esse show histórico em solo baiano”, comemora Dalmo Peres, diretor da Caderno 2 Produções, empresa responsável pelo projeto.
Sobre o MPB em Movimento
O projeto, que promove o acesso do público de vários segmentos sociais ao trabalho de artistas de renome e cantores ou bandas locais como atrações de abertura, tem o objetivo de valorizar e dar visibilidade à produção cultural de cada lugar por onde passa.
MPB em Movimento surge com a chancela de 23 anos de estrada, 20 cidades percorridas, mais de 500 shows, 1.500 horas de música e mais de 1 milhão de espectadores, que curtiram nomes de prestígio nacional como Lenine, João Bosco, Zeca Baleiro, Ivan Lins, Guilherme Arantes, Teresa Cristina, Paulinho Moska, Vander Lee, 14 Bis, Moraes Moreira, Rosa Passos, Jorge Ben Jor, Marina Lima e Luiz Melodia.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cultura
Arrastão de samba junino movimenta Cajazeiras neste domingo
Prefeitura homenageia Letieres em nomeação de escola musical
Exposição do Instituto Flávia Abubakir relembra invasões holandesas no Brasil
Evento vai misturar samba e forró neste sábado
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional