Na Flica, escritores defendem ampliação da diversidade nas Academias de Letras

Eles destacam a ausência ou presença pequena de autores indígenas e negros


Vixe d-flex me-2
Bruno Brito 04/11/2022 23:00 Cultura

O debate sobre raça esteve no centro das discussões na tarde desta sexta-feira (4), na Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica). A recém-empossada autora da Academia de Letras de Ilhéus, Rita Santana, mediou a mesa “O lugar da autoria negra nas Academias de Letras”, no espaço Educar para Transformar, na Fundação Hansen Bahia, que sedia as ações do Governo do Estado.

Durante o encontro entre Rita Santana, o antropólogo Ordep Serra e o ficcionista Wesley Correia, os escritores falaram sobre a necessidade de transformar as cadeiras das Academias de Letras em lugares que representem melhor as diversidades de autorias brasileiras. Eles destacam a ausência ou pouca presença de escritores indígenas e negros nas academias municipais, estaduais e na Academia Brasileira de Letras.

Rita reafirma que “a academia não é uma ilha, é mais um espaço de luta por igualdade de gênero, de paridade étnica, de luta pela liberdade, de luta pela democracia. Então quando um negro entra em um espaço como a academia, ele entra para romper barreiras”.

Até as 18h, o espaço se dedicou ao lançamento de livros de diversos autores negros brasileiros, com sessões de autógrafos e fotos com os escritores. A jurista e promotora de justiça do Ministério Público do Estado da Bahia foi uma das autoras a lançar seu livro Cotas Raciais, pela coleção Feminismos Plurais, e falou da alegria de levar o livro para Flica.

“Lançar um livro da festa de Cachoeira pra mim é uma grande alegria, uma grande honra. Essa festa que representa a diversidade do nosso povo, uma pluralidade de ideias, de pensamentos, uma pluralidade étnico-racial. Então as cotas raciais, que é o tema do meu livro, trazem justamente essa possibilidade que nós termos um país plural efetivamente, de pessoas negras e indígenas, quilombolas estarem presentes em todos os espaços de poder e decisão desse país, o que ainda não acontece”, ressalta.

 

Corpos (in)visibilizados na Ciência

Uma astrofísica negra baiana foi a palestrante na mesa “Fazendo brilhar os corpos (in)visibilizados na Ciência”, na sede da Fundação Hansen Bahia, no começo da tarde. Eliade Lima, que também é professora, fez um diálogo com os estudantes das escolas estaduais da Bahia, falando da importância de situar o corpo negro no debate científico.

“A ciência existe só pelos europeus, pelos homens brancos? Não. Pessoas negras, mulheres fizeram ciência, fazem ciência, e a gente precisa evidenciar esses nomes. Não estão nos livros? Vamos a respeito. Então eu trago um pouco da minha história como aluna egressa de escola pública, baiana e negra, mas trago também um incentivo e uma provocação: quem são as outras pessoas que fazem ciência?!”, questionou.

A Flica também deu lugar para um desfile de moda com roupas pensadas e costuradas pelas mulheres do quilombo Engenho da Ponte, apresentação de música e poesia, oficina de turbantes e várias atividades pensadas e protagonizadas por pessoas negras.

Neste sábado (5), ainda será realizada na Casa Insubmissa, vinculada à Funceb, uma competição que premiará três artistas negras no Slam Insubmisso. Além disso, haverá conversa e música com a cantora e compositora Margareth Menezes, homenageada na festa pelo seu aniversário de 60 anos.

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional