Música sempre: Start me up Charlie Watts

“If you start me up//If you start me up I’ll never stop…. You make a grown man cry” – Se você me ligar//Se você me ligar, eu nunca vou parar…Você faz um adulto chorar


Vixe d-flex me-2
redacao 28/08/2021 15:08 Cultura

Quando lançou “Tattoo You”, em 1981, o que muitos fás dos Rolling Stones reparavam não eram as 11 composições assinadas por Mick Jagger e Keith Richards, mas apernas uma: “Start me up”, que abria o álbum, e que mais tarde se tornou o hit de abertura da maioria das turnês da banda mundo afora. Com um riff de guitarra de Richards, a música chamava a atenção pela batida seca e cadenciada do baterista Charles Robert Watts, ou simplesmente Charlie Watts (1941-2021), como ficou conhecido.
 
Esse londrino de Kingsbury (distrito de Brent), sisudo e um dos quase fundadores do Rolling Stones (ele veio logo após o surgimento da banda, em 1962), era uma espécie de “freio de arrumação” dos irrequietos “diabos da música”, uma antítese dos também britânicos e comportados Beatles. Sisudo, de poucas palavras, mantinha a fleuma britânica na bateria, usando as baquetas de forma única, como um músico de jazz ou blues, mantendo a cadência e condução das músicas, qualquer que fosse o seu rimo e estilo.
 
Charlie Watts deixou de vez o palco da música em 24 de agosto de 2021, aos 80 anos, com um imenso legado como um dos maiores bateristas de todos os tempos. Mesmo integrando a maior banda de rock do planeta, The Rolling Stones, sabia se situar acima do frenesi da banda, e como um legítimo britânico, nunca perdia a classe.

Era capaz de executar qualquer hit da banda, vestido de paletó e gravata, sem derramar uma gota de suor, tal o pleno domínio que tinha dos instrumentos, e da maestria, e como sabia dar um toque especial em cada batida. Não era de fazer “virada” (o ato de tocar os instrumentos de forma quase simultânea), mas a sua forma cadenciada de tocar dificilmente era imitada.
 
O período entre os séculos XVIII e XIX, com Johann Sebastian Bach, Frédéric Chopin, Franz Schubert, Wolfgang Mozart e Ludwig Beethoven, foi considerado a era de ouro da música, tal o virtuosismo dos seus autores. Mas os anos 60 e 70, com o nascimento do rock moderno e suas variações, pode ser considerado a era de diamante da música na atualidade. E o The Rolling Stones (as Pedras Rolantes) é uma dessas pedras preciosas.na qual Charlie Watts era uma das mais brilhantes.
 
“Start me up”, “Fool to cry”, “Hot stuff” ou “Miss you”. De forma simples, mas única, Charlie Watts sabia dar um toque sutil às repetições das batidas, transformando a bateria em um instrumento diferenciado da própria diferença que era o Rolling Stones. E por isso mesmo se tornou inigualável.

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional