Museus contemporâneos precisam conversar com a nova geração, diz Gringo Cardia
Em entrevista, curador de dois museus em Salvador falou sobre as Casas do Carnaval e de Jorge Amado, além da Cidade da Música da Bahia
Um dos principais artistas e arquitetos brasileiros, Waldimir Cardia Júnior, mais conhecido como Gringo Cardia, trouxe toda a sua expertise no âmbito cultural para três dos principais museus de Salvador: as Casas da Música, do Carnaval e de Jorge Amado.
Em entrevista ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, na rádio Nova Brasil FM, nesta sexta-feira (12), o gaúcho de Uruguaiana, que vai receber o título de cidadão soteropolitano em fevereiro do próximo ano, falou sobre as inspirações dele para a construção dos materiais nos três equipamentos culturais.
“A Casa da Música é um dos museus mais legais que já fiz. A maior expressão do Brasil é a nosssa música, que nasce na Bahia. Isso mostra a importância que a cultura tem na vida das pessoas. Ao lado de Antônio Risério [antropólogo baiano], buscamos fazer um museu interativo, moderno, dentro de um prédio simbólico”, afirmou.
“Na nova linguagem dos museus contemporâneos, as pessoas participaram do conhecimento e do conteúdo. A ideia é conversar com a nova geração. Mas o nosso grande desafio foi fazer caber toda a música em um espaço só, mas mostrar a história grandiosa da música baiana, confrontando passado e presente. Digo que o museu está em construção e a ideia é de sempre complementar esse conteúdo”, completou.
Interatividade
Sobre a Casa do Carnaval, no Pelourinho, Gringo Cardia afirmou que Salvador saiu na frente de outras grandes capitais do país ao contar, também de maneira interativa, a maior festa de rua do país.
“Nele, as pessoas podem dançar diversos ritmos. Tivemos uma ideia de criar uma sala interativa e isso deu certo. Penso que a Casa do Carnaval e Cidade da Música da Bahia são complementares, uma vez que Salvador respira música e é inspiração para o Brasil inteiro”, pontuou.
Já com relação à Casa de Jorge Amado, o artista relembrou que este foi o primeiro museu que teve a curadoria dele, na capital baiana.
“Foi um presente. Jorge é um dos maiores escritores do Brasil, trazendo a história da Bahia. E, no museu, buscamos misturar a vida pessoal com os personagens criados por ele, além de colocar a história da Bahia com destaques para o candomblé e a gastronomia. Graças a parceria com a família Amado, abrimos as caixas que estavam fechadas, fazendo a memória siga para as novas gerações. Foi um trabalho muito bacana”, disse Gringo Cardia.
Confira entrevista
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cultura
Arrastão de samba junino movimenta Cajazeiras neste domingo
Prefeitura homenageia Letieres em nomeação de escola musical
Exposição do Instituto Flávia Abubakir relembra invasões holandesas no Brasil
Evento vai misturar samba e forró neste sábado
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional