Mariana Moreno estreia adaptação virtual de “Uma mulher impossível”
Solo tem direção de Marcus Lobo; exibição ao vivo acontece dia 28, através do canal Youtube do Teatro Vila Velha
O espetáculo “Uma mulher impossível (em casa)” estreia sua adaptação virtual e ao vivo no próximo dia 28, às 21h, com transmissão pelo canal YouTube do Teatro Vila Velha. Apresentada com tradução em libras, a montagem será reexibida dias 09 e 11 de março no mesmo horário.
Com forte influência da linguagem cinematográfica e sua potencialidade, esta versão para Teatro Digital do espetáculo homônimo da ATeliê voadOR, tem roteiro de Djalma Thürler e direção de Marcus Lobo, com a atuação de Mariana Moreno (Prêmio Braskem de Teatro na categoria melhor atriz em 2018).
“Uma mulher impossível (em casa)” busca romper com os silêncios impostos frente ao que se deve ser, convidando espectadoras e espectadores a pensar sobre o que ecoa da (im)possibilidade e da potência de ser mulher, num mosaico complexo entre realidade e ficção que cabe ao público montar. O espetáculo traz debates sobre machismo, repressão e sexualidade feminina.
O solo surge no contradiscurso de valores hegemônicos e do apagamento/silenciamento histórico das mulheres na sociedade, fazendo coro à outras lutas pelas liberdades e igualdade de direitos e visando ampliar os espaços de debate, como viés para reflexão e transformação.
Com a utilização dessa linguagem híbrida, o espetáculo – que tem um caráter intimista – sai dos palcos e espaços culturais alternativas e ocupa um apartamento, a ser utilizado como “set-espaço itinerante de encenação” no intuito de enfatizar detalhes, respirações de cada cena e se aproximar do público remoto, inserindo-o no universo da narrativa.
A pauta, sempre urgente, torna-se ainda mais imperativa com o atual momento político de retrocesso e falta de perspectiva, agravado por uma pandemia com impacto devastador para as mulheres, pela perda de emprego e/ou diminuição das produções profissionais e científicas, acúmulo de funções domésticas, aumento de casos de violência e depressão.
“Uma mulher impossível #emcasa” é mais uma experimentação do entrelaçamento de técnicas, conceitos e recursos teatrais e audiovisuais. A versão para o Teatro Digital pretende dar maior visibilidade à obra, aos debates e reflexões que ela suscita, como a questão da submissão feminina.
Em cena, uma artista engajada, carregada de subjetividade, que se coloca em cena como agente social que media o debate contemporâneo. “Estreamos em 2017 e tínhamos um panorama machista que não se enfraquece. Os dados estatísticos de 2020 mostram que durante a pandemia os casos de violência doméstica aumentam. Uma mulher impossível (em casa) é mais um convite a se pensar, em nome de todas as mulheres, sobre as violências sociais estruturantes e machistas”, reforça Mariana Moreno.
A montagem conta com o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.
SERVIÇO:
O quê: Uma mulher impossível (em casa) – com Mariana Moreno
Quando: 28 de fevereiro (ao vivo), às 21h; dias 09 e 11 de março (exibição durante 24h)
Link de transmissão: Youtube do Teatro Vila Velha
Quanto: Gratuito
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cultura
Arrastão de samba junino movimenta Cajazeiras neste domingo
Prefeitura homenageia Letieres em nomeação de escola musical
Exposição do Instituto Flávia Abubakir relembra invasões holandesas no Brasil
Evento vai misturar samba e forró neste sábado
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional