MAM lança catálogo videodança ‘Dona Lina por Dona Lia’
Museu também terá residência artística, programa de monitores e os 100 anos de Rubem Valentim
Nesta quinta-feira (31), o Museu de Arte Moderna (MAM-Bahia) lança na sede, o Solar do Unhão, o Catálogo da exposição ‘O Museu de Dona Lina’, às 17h, além da Videodança ‘Dona Lina por Dona Lia’, às 19h, no Cine MAM Saladearte.
No mesmo evento, a administração do espaço fará anúncios: a nova Residência Artística com o Acervo da Laje, o ‘Programa de Monitores Amigos do MAM’ e nova mostra a ser aberta ao público em 18 de abril, ‘Encruzilhada’, com curadoria do artista visual baiano, Ayrson Heráclito, e do curador do museu, Daniel Rangel.
O museu também vai divulgar as comemorações dos ‘100 Anos de Rubem Valentim’ que começam com a exposição ‘Ilê Funfun’ neste sábado (2) em São Paulo, mostra que segue depois para Brasília e Salvador, onde será reinaugurada a Sala Rubem Valentim no Parque das Esculturas do museu.
A mostra é composta por três núcleos: o ‘Templo de Oxalá’, considerado o ápice do trabalho de Valentim, doado ao MAM-Bahia (1997), o ‘Ateliê do Artista’ do Museu de Arte de Brasília e ‘Cronologia’ que traz sua história, a partir da documentação do acervo do Instituto Rubem Valentim.
O Catálogo ‘O Museu de Dona Lina’ trata da mostra que ficou em cartaz no Casarão e Capela do MAM, de agosto/2021 a fevereiro/2022. Já a Videodança ‘Dona Lina por Dona Lia’ de 17′ (dezessete minutos) é um trabalho criativo da coreógrafa e professora da UFBA, Lia Robatto, inspirado na arquiteta ítalo-brasileira, Lina Bo Bardi (1914-1992) e o seu projeto para o Solar do Unhão. Lina foi a primeira diretora do MAM-Bahia (1959-1964), autora e coordenadora das obras de restauro do solar finalizadas em 1963.
300 obras e espaços do MAM
A exposição ‘O Museu de Dona Lina’ reuniu cerca de 300 obras do Acervo fixo do MAM, com artistas modernistas e contemporâneos, junto a peças do Acervo de Arte Popular Lina Bo Bardi do Solar Ferrão (Dimus/Ipac), promovendo diálogo entre as duas coleções.
Na mostra estavam presentes obras de modernistas, como Tarsila do Amaral e Candido Portinari, e contemporâneos como Mario Cravo Neto e Marepe. Já a Arte Popular mostrou peças utilitárias e figurativas, como carrancas, ex-votos, imaginária, vestuários de couro, utensílios domésticos e mais itens.
O Videodança ‘Dona Lina por Dona Lia’ tem direção de Lia Robatto e Pola Ribeiro, trilha sonora de Wilton Batata, coreografia e roteiro de Lia, montagem de Lucas Semente e fotografia de Lázaro Noia e Pepito Gonzalez.
Os intérpretes/dançarinos foram Luana Fulô, Sibele Bulcão, Simone Bonfim e Leonardo Luz, além da participação especial do cantor e compositor, Gerônimo Santana. A produção do vídeo usa vários espaços do MAM como cenário, como a Capela, o Casarão e o Espaço Lina.
Residência e programa de monitores
O MAM desenvolve um Programa de Residências Artísticas desde o ano passado (2021) e o último participante foi a Pinacoteca do Beiru. Agora, será a Associação Cultural Acervo da Laje que é sediada em duas casas na Enseada do Cabrito, próxima à Avenida Suburbana, no Subúrbio Ferroviário, em Salvador.
O Acervo da Laje dispõe de bibliotecas, hemeroteca, coleções de CDs, discos, manuscritos, croquis, azulejos, porcelanas, artefatos históricos, quadros, esculturas, fotografias e objetos que contam a história do Subúrbio Ferroviário, dialogando com toda a cidade. O Acervo participou da 3ª Bienal da Bahia e da 31ª Bienal de São Paulo no Simpósio Usos da Arte.
O Programa de Monitores Amigos do MAM se utiliza do site governamental Portal do Voluntariado para desenvolver parcerias com pessoas que desejem prestar serviços de auxílio ao museu.
“A ideia é também promover uma experiência mais completa, interpessoal, direcionada e atrativa aos visitantes, bem como, estreitar o relacionamento e contato do público com o museu”, explica o diretor do MAM, Pola Ribeiro. O programa deve começar com a nova exposição do MAM, ‘Encruzilhada’, que abre dia 18 de abril.
A próxima exposição do MAM é ‘Encruzilhada’ (Casarão e Capela) que propõe diálogo entre o Acervo do MAM (moderno/contemporâneo) e a Coleção de Arte Africana do Solar Ferrão (Dimus/IPAC).
O museu funciona de terça a domingo, das 13h às 17h, mas o Cine MAM e o Café Saladearte ficam abertos todos os dias, das 12h às 22h. Já o projeto Sollar Baía termina no final de abril.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cultura
Arrastão de samba junino movimenta Cajazeiras neste domingo
Prefeitura homenageia Letieres em nomeação de escola musical
Exposição do Instituto Flávia Abubakir relembra invasões holandesas no Brasil
Evento vai misturar samba e forró neste sábado
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional