Mãe Tai fala sobre a polêmica do ‘embranquecimento’ da umbanda

Líder religiosa, que comanda o Cumoa, ressalta que também “existe essa permissão para que hoje brancos possam participar”


Vixe d-flex me-2
redacao 17/12/2023 15:00 Cultura

Durante o episódio do ‘Sobre Tudo’, um programa especial do canal do YouTube do Portal M!, a líder religiosa Tatiane Macedo, conhecida como Mãe Tai, que está à frente do Terreiro de Umbanda Cumua, ao lado de Raimundo Rosário, conhecido como Pai Rai, falou sobre a chegada de pessoas não negras à religião de 115 anos de existência e de matriz africana, mas que sofreu influência de diversas formas de fé.

Como mulher branca, bisneta de uma indígena, Mãe Tai explicou ao editor-chefe do M!, Osvaldo Lyra, o fenômeno de ‘embranquecimento’ da umbanda, suas diversas camadas e questões sociais.

“Quando a gente vai estudar história e compreendemos que hoje vivemos toda uma questão de conscientização do racismo, desse apagamento de tudo que a gente vive em relação aos nossos irmãos negros, aos indígenas também, entendemos que existe também um pouco dentro da história da umbanda, um embranquecimento da Umbanda”, explicou a líder religiosa.

Tatiane contou, entretanto, que hoje compreende a sua religião de forma diferente, a partir de um olhar de igualdade, de se unir em um propósito, se unir como ser humano, em prol de uma causa maior. Ela destacou também o peso da sua ancestralidade indígena nesse processo.

Tai ressaltou ainda o trabalho realizado por Pai Rai, o seu parceiro na liderança do Cumoa, que, segundo ela, leva à casa toda a sua história como homem negro, nascido e criado na cidade de São Félix, no Recôncavo baiano, local que chamou de berço do candomblé no estado.

“É uma discussão complicada porque existem os dois lados da moeda. Existe o embranquecimento da umbanda, mas também existe essa permissão para que hoje brancos possam participar”, disse.

Para a líder do Cumoa, a força da espiritualidade é concedida a algumas pessoas e, diante disso, elas devem utilizar essa ligação para auxiliar aos outros, seja quem for. “Fazer o bem, o amor, se permitir, estar aqui nesse processo de celebrar a vida, a alegria, de viver da fé, independente de cor e de raça”, define.

Complementando a ideia defendida por Tatiane Macedo, a também líder religiosa Mãe Isabel Garrido, do Centro de Umbanda Místico Oxum Apará, falou, durante um congresso de umbanda na Bahia, sobre essa diversidade dentro da religião.

“A igualdade que nos une é a diversidade, então que todos sejam bem-vindos dentro da umbanda, porque a umbanda é uma mãe que abraça, é uma mãe que acolhe, é uma mãe que ama, e quem ama, abraça e acolhe não vê cor, não vê tamanho, não distingue”, disse a palestrante, na ocasião.

Confira na íntegra o episódio do ‘Sobre Tudo’:

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional