Instituto Flávia Abubakir investe em causas sociais, cultura, educação e preservação da história e da arte
Iniciativa do casal Flávia e Frank Abubakir, da Unipar, IFA possui raro acervo bibliográfico e documental da iconografia baiana, com registros desde período colonial
Fundado com a missão de promover a educação e a inclusão social, o Instituto Flávia Abubakir (IFA) tem se destacado como uma referência em iniciativas que buscam transformar a realidade social. Fruto do compromisso do casal Flávia e Frank Abubakir, o instituto realiza projetos que envolvem exposições, educação e cultura, além de ação social.
Convidado desta edição do projeto SobreTudo, do Portal M!, o empresário e acionista controlador da Unipar destacou que uma das principais funções do IFA – que possui um raro acervo bibliográfico e documental de história e iconografia baiana, com registros desde o período colonial – é promover um entendimento do passado para que seja possível “criar um futuro melhor”.
“Com a tecnologia da internet hoje, eu acho que você consegue efetivamente democratizar a informação para um número muito maior de pessoas […], de uma maneira muito mais eficiente, portanto muito mais barata”, observou.
De olho nesta meta, o IFA deu início ao processo de digitalização de todo o acervo, para que qualquer pessoa possa acessar documentos históricos preservados na instituição. Até o momento, mais de 15,4 mil itens já foram registrados e estão disponíveis para consulta. “O importante realmente é permitir ao estudante, ao curioso, poder acessar de qualquer lugar onde ele esteja”, ressaltou Frank Abubakir.
Outro ponto destacado pelo empresário é que o acervo tem o objetivo de contar a história, inclusive ajudando a promover o entendimento sobre questões importantes, a exemplo de como foi a construção da Bahia e de Salvador.
“O ponto de partida da coleção é a iconografia baiana, é Salvador. Ela expande e também vai para a conexão ultramarina, ou seja, a primeira vez na humanidade, o começo da globalização, onde houve um contato perene intercontinental. Então, é Portugal, Salvador, Brasil – que é o primeiro -, Ilhas Atlânticas, África, Japão, Índia e China. A coleção tem manuscritos, itens raros dentro desse filtro colecionável”, detalhou.
Segundo ele, o espaço está disponível para estudantes que precisam realizar trabalhos escolares, doutores, mestrandos e qualquer pessoa que queira ter acesso às artes. “E que queira ter um material nunca antes visto, nunca antes trabalhado. Nós vamos desde o século XVI até mais recentemente”, explicou.
O IFA oferece ainda um site específico para pesquisadores que necessitem de informações mais detalhadas sobre documentos.
“Se por ventura algum pesquisador quiser ter mais informações, quiser cópia do documento, quiser ter acesso ao acervo e ter explicações mais técnicas, ele também tem um site, nós disponibilizamos uma senha, e você vai ter uma informação mais detalhada”, contou. Confira o perfil no Instagram (@flaviaabubakir).
Confira o episódio do SobreTudo na íntegra:
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cultura
Arrastão de samba junino movimenta Cajazeiras neste domingo
Prefeitura homenageia Letieres em nomeação de escola musical
Exposição do Instituto Flávia Abubakir relembra invasões holandesas no Brasil
Evento vai misturar samba e forró neste sábado
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional