Ilê Aiyê inicia tour pelo Nordeste neste domingo
Apresentações acontecem em Aracaju, Recife e Fortaleza como parte do projeto “Ilê Aiyê: Que Bloco é Esse?”
Com uma bagagem cheia de entusiasmo, canções, adereços e 47 anos de história, o Ilê Aiyê inicia circulação por três cidades do Nordeste neste domingo, 3 de abril, quando a Band’Aiyê se apresenta no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, às 20h. Ainda em abril, o mais belo dos belos desembarca em Fortaleza e Recife. Na capital cearense, o show é dia 29, no Cineteatro São Luiz. Já em Recife, a explosão musical percussiva do bloco afro mais antigo do Brasil acontece no Teatro do Parque, dia 30 de abril.
A turnê também irá passar por Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, sempre com ingressos a preços populares. O projeto de circulação “Ilê Aiyê: Que Bloco é Esse?” é uma realização do Ilê Aiyê em parceria com a Caderno2 Produções e Multi Planejamento Cultural via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, com patrocínio da Petrobras. O projeto foi selecionado pelo Petrobras Cultural através da chamada de música 2018.
Durante a pandemia, o projeto promoveu Oficina de Percussão para Crianças e uma apresentação em Salvador, ambas transmitidas online, retomando agora as atividades presenciais. “A expectativa é grande e das melhores para essa turnê. Durante a pandemia, as pessoas sentiram muita saudade de ver o Ilê Aiyê, e os músicos e cantores estão ansiosos para poder voltar a trabalhar e a se apresentar. Vai ser importante mostrar mais uma vez ao Brasil a força da música afro baiana. A última vez que fizemos uma turnê pelo país foi em 2001, que também teve o apoio da Petrobras. Agora vamos colocar o pé na estrada de novo, e isso nos traz grande alegria”, comenta o presidente do Ilê Aiyê, Antônio Carlos Vovô.
O show que vai viajar pelo país revela a performance poderosa do Ilê Aiyê, expondo a força musical e a potência estética de um bloco que revolucionou a luta antirracista na Bahia, no Brasil e no mundo. A partir do ritmo de surdos e repiques, dos passos da dança afro e do figurino vibrante nas cores vermelho, amarelo e branco, o espetáculo rítmico-musical e visual mostra todo o vigor da cultura afro-brasileira.
Não à toa, o continente africano é o tema do primeiro bloco de músicas do espetáculo que irá circular pelas seis capitais brasileiras. Nele, estão canções que homenageiam países como Angola, Guiné e Costa do Marfim. Ao todo, são quatro blocos musicais intercalados por grandes clássicos adorados pelo público, como “Pérola Negra”, “Negrume da Noite” e “O Mais Belo dos Belos”.
“Será um show festivo que faz alusão ao trabalho de 47 anos do bloco, tempo em que o Ilê vem difundindo amplamente a sua mensagem de resistência e valorização da cultura negra por onde passa”, comenta o produtor artístico Sandro Teles. Além da homenagem à Africa, o show também dedica um bloco musical às mulheres negras, com destaque para a performance da Deusa do Ébano, e à Mãe Hilda Jitolu, a grande matriarca da entidade. “Já o último bloco é dedicado às grandes canções que fazem a história do Ilê Aiyê. A ideia é finalizar com uma grande celebração”, acrescenta Sandro.
Em cada cidade, está prevista uma ação de formação de plateia a partir da interação dos músicos da banda com instituições convidadas que trabalhem com a socialização e formação de jovens através da arte.
SERVIÇO
“Ilê Aiyê: Que Bloco é Esse?”
Aracaju:
Teatro Tobias Barreto (Av. Pres. Tancredo Neves, 2209 – Inácio Barbosa)
3 de abril de 2022 (domingo), às 20h
Fortaleza:
Cineteatro São Luiz (R. Major Facundo, 500 – Centro)
29 de abril de 2022 (sexta-feira), às 20h
Recife:
Teatro do Parque (R. do Hospício, 81 – Boa Vista)
30 de abril de 2022 (sábado), às 20h
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cultura
Arrastão de samba junino movimenta Cajazeiras neste domingo
Prefeitura homenageia Letieres em nomeação de escola musical
Exposição do Instituto Flávia Abubakir relembra invasões holandesas no Brasil
Evento vai misturar samba e forró neste sábado
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional