Héloa lança álbum com participações de Margareth Menezes, Lia de Itamaracá e Mateus Aleluia

Também participam do disco, “yIDé”, Maestro Spok, Luiz Caldas,e Grupo Indígena Sabuká Kariri-Xocó


Vixe d-flex me-2
redacao 27/04/2022 12:37 Cultura

A artista afroindigena Héloa apresenta seu novo disco, “yIDé”, já disponível nas plataformas digitais. O álbum que conta com direção e produção musical do mestre Carlinhos Brown e Yuri Queiroga, além da participação de importantes nomes da música brasileira, chega via selo Candyall Music (ouça aqui).

O álbum yIDé tem uma linguagem pop, mas que traz o sagrado ancestral como fio condutor do projeto. Variados ritmos que permeiam esse trabalho, todos de matrizes africanas espalhados mundo afora como o ijexá, o reggae, o pop, a ciranda, samba-reggae, samba duro, hip hop, dancehall, funk, rojão.

“É um disco de legado histórico, uma obra que carrega memória ancestral através dos tambores, da tradição oral, dos cantos sagrados, das saudações e evocação da natureza envolto em uma produção pop, com refrãos que convida o público a entoar um canto de liberdade”, contou Héloa.

Com um canto forte e com vocais refinados, Héloa traz a cada faixa uma interpretação que vai da doçura à força. Como compositora das faixas, a sergipana se empodera ainda mais das palavras e da poesia do álbum através do canto e aborda questões que refletem sobre racismo, homofobia, liberdade feminina, sobre respeito às diversidades, sobre a luta dos povos originários e o direito a culto da tradição e à terra.

O álbum tem a direção artística de Brown e da própria Héloa e conta com nove faixas de sua autoria, sendo quatro delas de composição compartilhada com Yuri Queiroga, que também assina a produção musical do disco. yIDé também traz nomes como Margareth Menezes, Lia de Itamaracá, Mateus Aleluia, Luiz Caldas, Maestro Spok e Grupo Indígena Sabuká Kariri-Xocó que dividem os vocais com Héloa.

yIDé carrega toda a potência do que pode se se considerar o Brasil mais profundo e fortificado em suas raízes, um álbum histórico que traz a comunhão de uma cosmovisão que se intersecciona através das práticas ancestrais de povos de matriz africana aportados no Brasil e os povos originários.

Na faixa Odocyá, segundo single do yIDé, Héloa divide os vocais com o patrimônio vivo de Pernambuco, Lia de Itamaracá, em um canto de homenagem a Iemanjá. “Tudo Iemanjá me traz, toda a inspiração. Eu escrevo na areia os versos e a onda do mar apaga e eu sigo a escrever. Por isso eu me sinto muito feliz de estar junto a vocês, principalmente em um trabalho dedicado a Iemanjá, pois eu sou filha dela e ela tudo me dá”, contou Lia.

Mateus Aleluia, outro importante nome da música brasileira dedicada ao culto aos orixás, chegou somando na faixa Velho Orixá, uma composição do mineiro Sérgio Pererê. “Héloa é uma artista que se debruça em buscar a verdadeira história dos seus antepassados. Consequentemente contribui para a reconstrução da história do Brasil que nos foi negada.Artistas como ela são a continuidade do legado deixado pelos nossos ancestrais e carregam consigo a importante missão de reescrever e preservar nossa memória.”, contou Mateus Aleluia.

Já Yuri Queiroga, soma com os beats eletrônicos, dando ao disco uma sonoridade ainda mais pop e global, que, para completar traz também outros instrumentos como violoncelo, saxofone, trombone, viola caipira, violão, clarinete, guitarra, baixo e bateria.

“Depois de navegar os afluentes do sublime Opará, yIDe é o novo mergulho de Héloa, com energia de sobra pra cruzar os oceanos e levar para o mundo o que há de mais sincero, poderoso e profundo na arte brasileira”, concluiu Yuri.

Carlinhos Brown, que abraçou o projeto através do selo Candyall Music, traz uma linguagem sonora acentuando vários ritmos brasileiros com a presença de diversos instrumentos de origem indígena e africana que soma às linhas vocais de Héloa.

O resultado final é um álbum que traz um marco na trajetória artística de Héloa, que junto de importantes nomes da música brasileira celebram a sua ancestralidade.

“Acompanhar a trajetória de Héloa tem sido de grande alegria e honra, e também de muita inspiração, pela grandeza dessa artista, que nos brinda, a cada nova criação, com a personalização de suas sonoridades, com uma voz potente e doce, e uma presença forte e única. Suas melódicas trazem a sabedoria das matrizes ancestrais, em canções que entrelaçam esperança e liberdade. Um prazer imenso estar ao lado de Héloa nesta direção artística, e acompanhando de perto toda sua evolução”, comemorou Brown.

 

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional