Gal Costa lança dois singles de álbum comemorativo nesta sexta
“Gal 75” comemora os 55 anos de carreira da cantora e traz dez duetos; Criolo, Rubel, Rodrigo Amarante, Seu Jorge, Silva, Zeca Veloso e Jorge Drexler são alguns convidados
Diva de todas as gerações, com um produção recorrente e sempre atual, Gal Costa retorna com novidades nesta sexta-feira (13), quando começa a lançar os dez singles que formarão o seu próximo álbum de estúdio que trará a participação de artistas de diferentes gerações.
As faixas serão lançadas aos pares nos meios digitais até o final de janeiro de 2021, e serão editadas em formato físico – LP e CD – em fevereiro de 2021, pela Biscoito Fino.
O projeto traz dez artistas relendo clássicos gravados por Gal ao longo de seus 55 anos de carreira fonográfica. São eles Criolo, Rubel, Rodrigo Amarante, Seu Jorge, Silva, Tim Bernardes, Zé Ibarra e Zeca Veloso; o português António Zambujo e o uruguaio Jorge Drexler são os convidados internacionais do projeto.
O lançamento dá sequência às comemorações pelos 75 anos de Gal Costa, completados em 26 de setembro, por isso o título provisório de “Gal 75”.
A ideia do álbum de participações nasceu no começo do segundo semestre, em meio ao recolhimento da pandemia. Em um telefonema, Gal Costa comentou com Marcus Preto, diretor artístico do projeto, com quem trabalha desde 2013, que sentia que os jovens estavam ouvindo mais a música de sua geração do que antes da quarentena.
Preto confirmou a impressão de Gal com dados: o consumo de música “de catálogo” de fato aumentou sensivelmente durante esse período, provavelmente pelo conforto que os clássicos dão à alma em momentos assim. Já que não havia ambiente para pensar em um álbum de inéditas, por que não fazer um trabalho retomando alguns desses clássicos? E por que não chamar justamente jovens artistas para cantá-los com Gal?
A tudo isso, somou-se a empolgação de Gal com as duas apresentações do show “A Pele do Futuro”, feitas imediatamente antes do recolhimento, que contaram com as participações de Rubel (na Fundição Progresso, em janeiro) e de Silva (na Concha Acústica de Salvador, em fevereiro).
Contou também a ótima repercussão do single ao vivo com Rubel, lançado digitalmente em julho, registro feito sem maiores pretensões, naquela mesma noite, na Fundição. “Gostei da ideia, vamos nessa!”, determinou Gal. Preto sugeriu alguns nomes, a própria Gal veio com outros.
A proposta era manter por perto os jovens artistas que já faziam parte do universo musical da cantora até ali. Como é o caso de Silva, Tim Bernardes, Criolo e Zeca Veloso, que tiveram suas composições gravadas por Gal nos dois álbuns de estúdio mais recentes, “Estratosférica” (2015) e “A Pele do Futuro” (2018). Com Rubel, a cantora tinha acabado de lançar um single ao vivo.
Quatro artistas inauguram parcerias com Gal Costa. Tanto os brasileiros Rodrigo Amarante e Seu Jorge quando os estrangeiros António Zambujo e Jorge Drexler são nomes que Gal admira desde sempre, sobretudo pelo jeito manso de cantar, remetendo ao ídolo maior, João Gilberto. Pela voz de Zé Ibarra, Gal se apaixonou quando o ouviu cantando ao lado de Milton Nascimento, no show comemorativo do Clube da Esquina.
Por terem sido produzidas em meio à pandemia, as dez faixas de “Gal 75” foram gravadas em seis cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Lisboa, Madri, Los Angeles e Vitória.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cultura
Arrastão de samba junino movimenta Cajazeiras neste domingo
Prefeitura homenageia Letieres em nomeação de escola musical
Exposição do Instituto Flávia Abubakir relembra invasões holandesas no Brasil
Evento vai misturar samba e forró neste sábado
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional