Fotógrafo sobrevivente à queda de avião vai lançar livro de imagens aéreas da Bahia
Com lançamento previsto para o próximo dia 22 de setembro, a obra intitulada Bahia Aérea reúne cliques dos quatro cantos do estado
Se as fotos do baiano Rui Rezende já são de fazer os olhos brilharem, e chamam a atenção de todos, a história por trás das lentes é tão brilhante quanto. Isso porque quem vê os registros do fotógrafo com mais de 23 anos de carreira não imagina o que ele passou até chegar à fase final do seu oitavo livro, intitulado Bahia Aérea, que é pensado e trabalhado há mais de uma década, com o objetivo de retratar as belezas do nosso estado visto de cima.
Com lançamento previsto para o próximo dia 22 de setembro, o livro reúne cliques dos quatro cantos da Bahia, percorrida pelo céu por este baiano, sobrevivente de um acidente aéreo, ocorrido há oito anos, quando a aeronava em que ele estava para fazer fotos para o livro caiu.
Na ocasião, o baiano fotografava um desenho gigantesco feito numa lavoura de algodão, por ele mesmo e mais sete pessoas, com a ajuda de duas máquinas e cordas. A aeronave caiu no dia 24 de julho de 2014, no município de Barreiras, no oeste do estado.
Foto: Rui Rezende
Por conta do acidente, Rui ficou 42 dias internado, sendo dez deles em coma. Ele precisou passar por seis cirurgias. Apesar do susto do acidente, Rui não perdeu a paixão por voar – encanto que o acompanha desde a infância, quando pensava em ser piloto da Força Aérea Brasileira (FAB).
“Voar e fotografar são as melhores coisas que a gente pode fazer vestido. Se uma mariposa passar em minha frente e me disser que me aguenta, eu monto nas asas dela e saio voando”, brincou o fotógrafo, que já saltou algumas vezes de paraquedas. O baiano tem sido tão determinado nesse trabalho que, depois da queda do avião, a primeira foto que ele fez foi aérea e para esse livro.
Para fazer o registro, o amargosense sobrevoou de helicóptero uma das maiores festas populares de Salvador, a procissão marítima do Bom Jesus dos Navegantes.
“Foi no dia 1° de janeiro de 2015. Fretei o helicóptero para voar e retratar esta procissão, já pensando no meu livro com fotos aéreas do estado da Bahia”, contou Rui, que seguiu trabalhando para a sua oitava obra, voando em todo tipo de aeronave. Entre elas, parapente, paramotor, paratracker, balão, flyboat, girocóptero, helicóptero e avião.
Foto: Rui Rezende
Atualmente, o fotógrafo já se aproxima de 500 horas de voo, só pela Bahia, chegando a marca de quase 100 mil fotos tiradas. Deste total, 240 serão escolhidas pelo amargosense para compor o livro Bahia Aérea.
A coletânea vai reunir imagens desde a capital até as cidades mais remotas do estado, com lugares pouco frequentados, nunca fotografados antes. Registros da flora e da fauna, manifestações culturais, costumes e do dia a dia dos personagens da vida real. Festas como a de Yemanjá, realizadas tanto em Salvador, quanto em Barreiras. Paisagens como cachoeiras, montanhas e praias. Diversos tipos de meios de transporte que trafegam pelo estado, a exemplo de cavalo, bicicleta, trator e navio. Cliques feitos de cima em todas as regiões do estado, nenhum deles com drone.
O livro também traz parques nacionais belíssimos, mas ainda pouco divulgados, como o do Alto do Cariri e do Grande Sertão Veredas. Sem falar da agricultura, desde a familiar ao agronegócio. Bem como das feiras livres, dos portos e aeroportos, das estradas, pontes, indústrias e da arquitetura típica de cada região sobrevoada. Tudo isso pelo olhar diferenciado do experiente fotógrafo, com o uso dos melhores equipamentos existentes no mundo.
O baiano tem como premissa o respeito às pessoas e aos lugares. Apesar das obras de arte pintadas pelas suas lentes, Rui Rezende não gosta de ser chamado de artista. “O artista é Deus, eu sou apenas o retratista”, define o amargosense.
Sobre Rui Rezende
Rui nasceu em Amargosa, região do Vale do Jiquiriça, onde vendeu limão na feira, teve criação de codornas e também plantou frutas e legumes na fazenda da mãe. Aos 17 anos, se mudou para trabalhar e estudar em Salvador, onde se encantou pela fotografia ao se tornar funcionário de um laboratório fotográfico.
Na época, a câmera era analógica e a revelação manual (ainda no quarto escuro). Autodidata, Rui aprendeu a fotografar na prática, observando as próprias imagens e criando técnicas. Naquele tempo, só era possível ver o resultado das fotos quase 30 dias depois de tiradas. Quando fotografava o interior, ele precisava voltar para Salvador para revelar dezenas de filmes.
O amargosense comprou sua primeira câmera em 1999 e a partir de 2003 passou a dedicar-se quase que exclusivamente à fotografia de natureza. Em 2011, lançou a primeira das suas sete obras. Rui é conhecido pelo olhar minucioso e rigoroso, assim como pelas técnicas usadas na hora da foto. Ele não faz nenhuma intervenção nas suas imagens pelo computador, além de correção de cores e luz.
Rui é autor dos livros Amargosa Nossa Terra Nossa Gente, Vaqueiros do Raso da Catarina, Oeste da Bahia – o Novo Mundo, Chapada Diamantina, um Paraíso Desconhecido, Encantos de Tinharé, Cairu – Cidade do Sol e também da publicação Unidades de Conservação do Estado da Bahia.
Acidente aéreo
Por volta das 11h do dia 24 de julho de 2014, o avião em que Rui Rezende estava caiu no município de Barreiras. Ele buscava o melhor ângulo para uma foto quando o acidente aconteceu. Rui Rezende foi levado para o Hospital do Oeste, em Barreiras.
O fotógrafo ficou em coma e só retomou a consciência dez dias depois do acidente, após ser transferido para o Hospital São Rafael, em Salvador. O amargosense sofreu trauma na coluna, pé, braço e chegou a perder uma parte do intestino. Saiu do hospital sem conseguir mexer as pernas.
Foram necessários mais de seis meses de fisioterapia para conseguir voltar a andar sem muletas. Com 33 parafusos espalhados pelo corpo e 60 cm a menos de intestino, ele conta que não há nenhuma limitação nos movimentos e que se sente cada vez mais motivado a fotografar. Ele considera que está na melhor fase da sua carreira.
O livro Bahia Aérea promete e muito e já é esperado por milhares dos seguidores de Rui que têm acompanhado as expedições aéreas do fotógrafo, pelo Instagram @ruirezendefotos.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cultura
Arrastão de samba junino movimenta Cajazeiras neste domingo
Prefeitura homenageia Letieres em nomeação de escola musical
Exposição do Instituto Flávia Abubakir relembra invasões holandesas no Brasil
Evento vai misturar samba e forró neste sábado
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional