Fotógrafo sobrevivente à queda de avião vai lançar livro de imagens aéreas da Bahia

Com lançamento previsto para o próximo dia 22 de setembro, a  obra intitulada Bahia Aérea reúne cliques dos quatro cantos do estado


Vixe d-flex me-2
Bruno Brito 28/06/2022 22:00 Cultura

Se as fotos do baiano Rui Rezende já são de fazer os olhos brilharem, e chamam a atenção de todos, a história por trás das lentes é tão brilhante quanto. Isso porque quem vê os registros do fotógrafo com mais de 23 anos de carreira não imagina o que ele passou até chegar à fase final do seu oitavo livro, intitulado Bahia Aérea, que é pensado e trabalhado há mais de uma década, com o objetivo de retratar as belezas do nosso estado visto de cima.

Com lançamento previsto para o próximo dia 22 de setembro, o livro reúne cliques dos quatro cantos da Bahia, percorrida pelo céu por este baiano, sobrevivente de um acidente aéreo, ocorrido há oito anos, quando a aeronava em que ele estava para fazer fotos para o livro caiu.

Na ocasião, o baiano fotografava um desenho gigantesco feito numa lavoura de algodão, por ele mesmo e mais sete pessoas, com a ajuda de duas máquinas e cordas. A aeronave caiu no dia 24 de julho de 2014, no município de Barreiras, no oeste do estado.

Foto: Rui Rezende

Por conta do acidente, Rui ficou 42 dias internado, sendo dez deles em coma. Ele precisou passar por seis cirurgias. Apesar do susto do acidente, Rui não perdeu a paixão por voar – encanto que o acompanha desde a infância, quando pensava em ser piloto da Força Aérea Brasileira (FAB).

“Voar e fotografar são as melhores coisas que a gente pode fazer vestido. Se uma mariposa passar em minha frente e me disser que me aguenta, eu monto nas asas dela e saio voando”, brincou o fotógrafo, que já saltou algumas vezes de paraquedas. O baiano tem sido tão determinado nesse trabalho que, depois da queda do avião, a primeira foto que ele fez foi aérea e para esse livro.

Para fazer o registro, o amargosense sobrevoou de helicóptero uma das maiores festas populares de Salvador, a procissão marítima do Bom Jesus dos Navegantes.

“Foi no dia 1° de janeiro de 2015. Fretei o helicóptero para voar e retratar esta procissão, já pensando no meu livro com fotos aéreas do estado da Bahia”, contou Rui, que seguiu trabalhando para a sua oitava obra, voando em todo tipo de aeronave. Entre elas, parapente, paramotor, paratracker, balão, flyboat, girocóptero, helicóptero e avião.

Foto: Rui Rezende

Atualmente, o fotógrafo já se aproxima de 500 horas de voo, só pela Bahia, chegando a marca de quase 100 mil fotos tiradas. Deste total, 240 serão escolhidas pelo amargosense para compor o livro Bahia Aérea.

A coletânea vai reunir imagens desde a capital até as cidades mais remotas do estado, com lugares pouco frequentados, nunca fotografados antes. Registros da flora e da fauna, manifestações culturais, costumes e do dia a dia dos personagens da vida real. Festas como a de Yemanjá, realizadas tanto em Salvador, quanto em Barreiras. Paisagens como cachoeiras, montanhas e praias. Diversos tipos de meios de transporte que trafegam pelo estado, a exemplo de cavalo, bicicleta, trator e navio. Cliques feitos de cima em todas as regiões do estado, nenhum deles com drone.

O livro também traz parques nacionais belíssimos, mas ainda pouco divulgados, como o do Alto do Cariri e do Grande Sertão Veredas. Sem falar da agricultura, desde a familiar ao agronegócio. Bem como das feiras livres, dos portos e aeroportos, das estradas, pontes, indústrias e da arquitetura típica de cada região sobrevoada. Tudo isso pelo olhar diferenciado do experiente fotógrafo, com o uso dos melhores equipamentos existentes no mundo.

O baiano tem como premissa o respeito às pessoas e aos lugares. Apesar das obras de arte pintadas pelas suas lentes, Rui Rezende não gosta de ser chamado de artista. “O artista é Deus, eu sou apenas o retratista”, define o amargosense.

 

Sobre Rui Rezende

Rui nasceu em Amargosa, região do Vale do Jiquiriça, onde vendeu limão na feira, teve criação de codornas e também plantou frutas e legumes na fazenda da mãe. Aos 17 anos, se mudou para trabalhar e estudar em Salvador, onde se encantou pela fotografia ao se tornar funcionário de um laboratório fotográfico.

Na época, a câmera era analógica e a revelação manual (ainda no quarto escuro). Autodidata, Rui aprendeu a fotografar na prática, observando as próprias imagens e criando técnicas. Naquele tempo, só era possível ver o resultado das fotos quase 30 dias depois de tiradas. Quando fotografava o interior, ele precisava voltar para Salvador para revelar dezenas de filmes.

O amargosense comprou sua primeira câmera em 1999 e a partir de 2003 passou a dedicar-se quase que exclusivamente à fotografia de natureza. Em 2011, lançou a primeira das suas sete obras. Rui é conhecido pelo olhar minucioso e rigoroso, assim como pelas técnicas usadas na hora da foto. Ele não faz nenhuma intervenção nas suas imagens pelo computador, além de correção de cores e luz.

Rui é autor dos livros Amargosa Nossa Terra Nossa Gente, Vaqueiros do Raso da Catarina, Oeste da Bahia – o Novo Mundo, Chapada Diamantina, um Paraíso Desconhecido, Encantos de Tinharé, Cairu – Cidade do Sol e também da publicação Unidades de Conservação do Estado da Bahia.

 

Acidente aéreo

Por volta das 11h do dia 24 de julho de 2014, o avião em que Rui Rezende estava caiu no município de Barreiras. Ele buscava o melhor ângulo para uma foto quando o acidente aconteceu. Rui Rezende foi levado para o Hospital do Oeste, em Barreiras. 

O fotógrafo ficou em coma e só retomou a consciência dez dias depois do acidente, após ser transferido para o Hospital São Rafael, em Salvador. O amargosense sofreu trauma na coluna, pé, braço e chegou a perder uma parte do intestino. Saiu do hospital sem conseguir mexer as pernas.

Foram necessários mais de seis meses de fisioterapia para conseguir voltar a andar sem muletas. Com 33 parafusos espalhados pelo corpo e 60 cm a menos de intestino, ele conta que não há nenhuma limitação nos movimentos e que se sente cada vez mais motivado a fotografar. Ele considera que está na melhor fase da sua carreira.

O livro Bahia Aérea promete e muito e já é esperado por milhares dos seguidores de Rui que têm acompanhado as expedições aéreas do fotógrafo, pelo Instagram @ruirezendefotos.

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional