FLITA: Festa Literária de Aratuípe terá vasta programação gratuita
Evento insere a cidade de Aratuípe no circuito de feiras e festas literárias da Bahia
Depois da Flica, Flipelô, Bienal do Livro de Salvador, vem aí a Festa Literária de Aratuípe (FLITA). Programado também para o mês de novembro, o evento promete movimentar a região do baixo-sul. Localizado a 86 quilômetros da capital baiana, Aratuípe terá suas praças, auditórios e escolas ocupadas por uma vasta programação de atividades gratuitas, como palestras, bate-papo com escritores, oficinas, lançamento de livros, saraus.
Entre os dias 18 a 20 de novembro, estão previstas ainda exposição de artesanato e apresentações culturais com objetivo de valorizar e fortalecer a cultura local e popular.
“A FLITA nasceu de um sonho e da certeza de que educação e cultura são indissociáveis. O projeto tem como objetivo promover a democratização da arte e cultura, despertar a fruição artística e fomentar o letramento literário em Aratuípe que, como outras cidades do interior, não dispõe de cinema e teatro, por exemplo. Mas, tem gente. Gente que faz arte, gente que gosta de arte”, celebra a professora, poeta e curadora do evento, Meg Heloise.
Entre os autores já confirmados para esta edição da FLITA estão nomes como Lívia Natália, Clarissa Macedo, Luciany Aparecida, Denizia Kawany Fulkaxo, Nankupé Tupinambá, Ionã Scarante, Márcia Mendes, Mariana Paim, os jornalistas Ricardo Ishmael e Fernanda Carvalho, Hamilton Borges, Lande Onawale e o poeta Alex Simões.
“Na condição de educador, temos muito a celebrar por estarmos criando um espaço que valoriza e fomenta a literatura e outras manifestações artísticas. A FLITA é realizada na perspectiva de política pública ampliado o acesso à cultura a populações que normalmente não têm acesso”, destacou o prefeito de Aratuípe, Antônio Marcos Araújo (PCdoB).
De leitores a autores
Estimular o protagonismo das crianças do município proporcionando espaço fértil para a produção e divulgação das suas narrativas dos estudantes de Aratuípe é um dos objetivos da FLITA.
“Entendemos a arte como atividade educativa, nesse sentido, o letramento literário se faz fundamental na formação do pensamento crítico e reflexivo. A educação, para ser libertadora, precisa caminhar junto a arte e cultura”, defendeu o secretário de Educação de Aratuípe, Anderson Passos.
Entendendo, como sugere Bell Hooks, autora feminista e antirracista estadunidense, que “é preciso fazer do aprendizado um paraíso”, as atividades da FLITA foram iniciadas no chão da escola ainda no primeiro semestre.
Através do projeto Literatura em Rede, foram realizadas atividades integradas ao currículo, como oficinas de produção, saraus e encontros com escritoras. Destacando o veio didático-pedagógico de eventos culturais como as festas literárias, mobilizamos a comunidade escolar e local. Assim, a programação da FLITA garante o protagonismo de estudantes, professores e professoras da rede municipal.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cultura
Arrastão de samba junino movimenta Cajazeiras neste domingo
Prefeitura homenageia Letieres em nomeação de escola musical
Exposição do Instituto Flávia Abubakir relembra invasões holandesas no Brasil
Evento vai misturar samba e forró neste sábado
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional