Flipelô inicia programação em espaços municipais de Salvador a partir desta terça-feira
Confira o que está previsto para a Casa do Benin e a Casa Amarela
Novembro começa com uma rica programação cultural em Salvador, promovida pela Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) 2022, desta terça-feira (1º) até o próximo domingo (6). A prefeitura apoiará o evento realizando um circuito de atividades em diversos espaços municipais.
A Casa do Carnaval, no Pelourinho, e a Casa do Rio Vermelho, no bairro de mesmo nome, estarão com entradas gratuitas durante todo o horário de funcionamento, das 10h às 18h. No primeiro local, o público terá acesso a um amplo acervo que conta a história da folia em uma viagem visual e sensorial, com diversos recortes temáticos da festa do Momo.
Já na Casa do Rio Vermelho, os visitantes poderão conhecer a última casa onde viveram os escritores Jorge Amado e Zélia Gattai, num memorial sobre a vida e a obra do casal, que levou a literatura da Bahia para o mundo.
A grade de atrações da Flipelô também chegará à Casa do Benin (foto) e à Casa Amarela, com realizações de mesas de debates, bate-papos literários, lançamentos de livros, saraus de poesia, slams (competição de poesia), contação de história e muito mais.
Com o tema “Os 110 anos do nascimento de Jorge Amado”, a Flipelô 2022 é apresentada pelo Ministério do Turismo, pela Secretaria Especial da Cultura e pelo Instituto CCR, com patrocínio da Prefeitura de Salvador e do Governo da Bahia. O evento é uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado, em correalização com o Sesc e uma produção da Sole Produções.
Casa do Benin
Na Casa do Benin, a programação do espaço cultural na Flipelô 2022 começa na quarta-feira (2), às 13h, com a abertura do espaço para visitação e a realização da Olojá – Feira de Livros, Artesanias e Afetos. Às 14h, ocorre uma visita guiada à exposição permanente do espaço e à ocupação Arvorecer, da artista visual Lívia Passos.
A partir de 14h30, o grupo de Percussão da Ufba, comandado por Aquim Sacramento, apresenta o espetáculo Bahia, Sim!. Na sequência, a partir de 16h, será realizada a Pré-Balada Literária da Bahia, capitaneada por Nelson Maca, com uma roda de conversa sobre sambas de blocos afro. Por fim, ocorrerá o Sarau Free Pelô.
De quinta (3) a domingo (6), a Casa do Benin e a Feira Olojá abrirão sempre às 10h, e as visitas orientadas acontecem sempre às 10h30. No mesmo dia, a Editora Organismo realiza duas rodas de conversa, sendo a primeira às 15h sobre o tema “Frantz Fanor, crítica e violência entre tempos”, com Cássia Maciel, Jesiel Oliveira e César Sobrinho.
A segunda será às 17h, com o tema “O falo ainda é importante? – Homens e masculinidades na contemporaneidade” com Tedson da Silva, Paulo Marcos Barros e Daniel Silva, na mediação.
Na sexta-feira (4), a partir das 14h, a programação será dedicada às crianças. A primeira atração é o lançamento do livro Do Lado de Fora da Minha Caixola: Luto, de Seo Zé Ricardo. O evento é acompanhado de uma roda de conversa com Maurício Anunciação e Donminique Azevedo.
Às 15h30, escritores da editora Mostarda promovem a roda de conversa “A Importância da Apresentação de Personalidades Pretas para Criança”.
Às 17h, a autora Lívia Passos lança seu livro O dia dos Caretas, com a oficina de máscaras de Mabel Fontes e a roda de conversa e contação de histórias com Helena Nascimento e Karla Carvalho. Por fim, às 18h30, a programação infantil se encerra e dá espaço para a estreia do sarau Mulheres do Vento, Mulheres do Tempo, promovido pelo instituto A Mulherada e convidadas.
No sábado (5), haverá uma homenagem à saudosa chef e escritora Angélica Moreira, idealizadora do Ajeum da Diáspora, projeto etnogastronômico que marcou presença nas edições anteriores da Flipelô. Na sequência, o afrochef Jorge Washington convida a chef Lourence Alves para uma aula-show de gastronomia, com intervenções musicais de Udy Santos.
A partir das 17h, a editora Malê promove a roda de conversa “Literatura e ancestralidade africana”, com Vagner Amaro e Marcos Cajé. Já às 18h30, a Ocupação Arvorecer lança o livro Cotas Raciais, da autora Livia Sant’Anna Vaz, seguida de uma roda de conversa com Lívia Passos.
Por fim, no domingo (6), às 12h, a programação da Casa do Benin na Flipelô se encerra com a Culinária Musical, em que o afrochef Jorge Washington prepara Maxixada para Tereza, e convida a cantora Lari Lima. Além dela marcam presença o grupo de escritoras negras para lançamento de livros das autoras Anajara Tavares, Carmen Faustino, Alessandra Sampaio, Analu Silva e Fabricia de Jesus. Haverá ainda o lançamento da nova coleção de Negra Lua e Cacau Crioula no Cantinho do Empreendedor.
Casa Amarela
Espaço provisório da Fundação Gregório de Mattos (FGM) para ações do Flipelô, situado ao lado da Fundação Casa de Jorge Amado, no Pelourinho, a Casa Amarela terá no primeiro dia de atividades, nesta terça, às 10h, atividades de leitura das três coleções do Selo João Ubaldo Ribeiro e livros infantis de diversas temáticas.
Às 15h, a Oficina Amigo Bola, com a artista plástica, professora e historiadora Débora Duarte, promove a importância do amigo e organiza uma atividade lúdica com bolas de assoprar, no qual as crianças utilizarão areia, lã e tintas para criar seu próprio amigo e levar para casa.
Na quarta-feira (2), às 10h, acontece a contação de história Menina Bonita do Laço de Fitas. Às 15h, será realizada uma oficina de reciclagem baseada no livro Eu Produzo Menos Lixo, com a moradora e professora aposentada do bairro de Valéria, dona Claudete.
Na ocasião, as crianças e os adolescentes terão a oportunidade de aprender sobre a reciclagem, requalificando peças que seriam descartadas.
Na quinta-feira (3), às 10h30 e às 15h, acontece o projeto de produção textual “Mentes Criativas”. Nessa ação, crianças e adolescentes de 8 a 16 anos terão a oportunidade de criar uma história com capa a partir do tema proposto pelo bibliotecário José Antônio Nascimento.
No mesmo dia, no espaço Ordem 3º de São Francisco, às 15h, a ação o Palhaço das Letras ensina de maneira lúdica o ABC para crianças menores de 8 anos.
Na sexta-feira (4), às 10h e às 15h, ocorre a contação de história O Mistério da Risada no Chão, com Letícia Paulina, cuja animação convoca o espectador a desvendar onde está a risada. No sábado (5), às 10h e às 15h, o espaço recebe a contação de história A Bailarina que Chupava Dedo, com Catarina Assis, pedagoga e escritora. Finalizando a programação no domingo, às 15h, será realizado o Sarau de Poesia.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cultura
Arrastão de samba junino movimenta Cajazeiras neste domingo
Prefeitura homenageia Letieres em nomeação de escola musical
Exposição do Instituto Flávia Abubakir relembra invasões holandesas no Brasil
Evento vai misturar samba e forró neste sábado
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional