Festival internacional de curtas apresenta 212 filmes de 46 países
A 31ª edição do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum acontece virtualmente, de 20 a 30 de agosto, tornando-se acessível em todo o território brasileiro
A 31ª edição do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum acontece virtualmente de 20 a 30 de agosto. Criado e dirigido por Zita Carvalhosa e organizado pela Associação Cultural Kinoforum, um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato no mundo apresentará em 2020 uma programação de 212 filmes, representando 46 países de cinco continentes. Abertura será às 20h desta quinta-feira (20)
Na programação estão projetos desenvolvidos durante o confinamento social decorrente da pandemia de Covid-19. Também estão agendados encontros, debates, masterclass, atividades de formação, um seminário internacional e happy hours. Os filmes, as lives e demais atividades virtuais são acessíveis através do endereço kinoforum.org.br ou pelos aplicativos innsaei.tv.
Para Zita Carvalhosa, “o grande desafio desta edição do festival foi colocado quando foram estabelecidas as medidas de confinamento social, no mês de março, e a inviabilidade de eventos presenciais. Foi quando tivemos que decidir se iríamos manter suas datas tradicionais em agosto e como seria se não pudesse ser presencial. Decidimos continuar o processo de seleção e no início de maio já não tínhamos mais dúvidas e partimos firme para desenhar a edição online, buscando uma navegação amigável e prazerosa para exibir mais de duas centenas de curtas-metragens”.
Programas Brasileiros
A programação brasileira do festival conta com 40 filmes selecionados de todas as regiões do país, com vários títulos tendo obtido premiações em festivais nacionais e internacionais. Estão presentes produções de 12 estados brasileiros e do Distrito Federal. Divididas entre a Mostra Brasil e a Mostra Competitiva – esta, conta no júri com a atriz Camila Pitanga e com os cineastas Kleber Mendonça Filho e Susanna Lira-, as obras são assinadas por diretores veteranos e também por cineastas estreantes.
Entre os realizadores com carreira reconhecida está Ivan Cardoso (de “O Segredo da Múmia”), que no curta selecionado para o Festival de Roterdã “O Colírio do Corman Me Deixou Doido Demais” realizou um filme feito à mão – riscando, desenhando, furando, interferindo, manchando, e até apagando imagens. Daniela Thomas (de “O Primeiro Dia”) assina “Tuã Ingugu [Olhos d’Água]”, sobre a importância da água na cosmogonia dos Kalapalo, etnia que vive no Parque Indígena do Xingu.
Cláudia Priscilla (de “Bixa Travesty”) dirige ao lado de Mariana Lacerda “Nosso Amor Vai Embora”, um documentário sobre o cineasta Hilton Lacerda. Em “Viva Alfredinho!”, Roberto Berliner (de “A Pessoa é Para o que Nasce”) celebra o bar carioca Big Big, um verdadeiro patrimônio cultural. Selecionado para o Festival de Roterdã, “Vitória”, de Ricardo Alves Jr. (de “Elon Não Acredita na Morte”) tem como protagonista uma operária de uma fábrica de tecidos que aventa a possibilidade de agir coletivamente e transformar a ordem vigente.
Entre os realizadores estreantes está Camila Kater, que teve seu “Carne”, no qual mulheres compartilham suas experiências em relação ao corpo, premiado no Festival de Locarno e selecionado para o Festival de Toronto. Também estreantes são Rodrigo Ribeiro, com “A Morte Branca do Feiticeiro Negro”, que transforma as memórias de um passado escravagista em paisagens etéreas e ruídos angustiantes, e o quarteto Nayara Mendl, Vita Pereira, Rosa Caldeira e Stheffany Fernanda, de “Perifericu”, vencedor do prêmio do público no festival Mix Brasil, que trata das adversidades de ser LGBT no extremo sul da cidade de São Paulo.
E nos elencos dos filmes brasileiros estão atores e atrizes de renome, como Elisa Lucinda e Bruna Linzmeyer (em “Alfazema”, de Sabrina Fidalgo), Helena Ignez (em “Extratos”, de Sinai Sganzerla, e em “Carne”, de Camila Kater), Gilda Nomacce (em “Estamos Todos na Sarjeta, Mas Alguns de Nós Olham as Estrelas”, de Sergio Silva e João Marcos de Almeida), Flávio Bauraqui (em “Lugar Comum”, de Gabriel Amaral) e Luciana Souza (em “Inabitável”, de Matheus Farias e Enock Carvalho), que é também cantora seis vezes indicada aos Emmy Awards. A programação brasileira também conta com uma seleção de cinema indígena: “O Verbo Se Fez Carne”, de Ziel Karapotó, “Agahü: O Sal Do Xingu”, de Takumã Kuikuro, e “Mãtãnãg, A Encantada”, curta de animação realizado pela Comunidade Maxakali Aldeia Verde.
A programação do festival é organizada em Mostra Limite, Mostra Internacional, Mostra Latino-Americana, Programas Brasileiros, Mostra Infantojuvenil, Programas Especiais e Atividades Paralelas.
Serviço:
31º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS DE SÃO PAULO
CURTA KINOFORUM ONLINE
De 20 a 30 de agosto de 2020
Acesso à programação completa: kinoforum.org.br ou pelos aplicativos InnSaei.tv para celulares, tablets e smart TVs disponíveis nas lojas do Google Play ou Apple Store (para televisores, utilizar Airplay e Chromecast)
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cultura
Arrastão de samba junino movimenta Cajazeiras neste domingo
Prefeitura homenageia Letieres em nomeação de escola musical
Exposição do Instituto Flávia Abubakir relembra invasões holandesas no Brasil
Evento vai misturar samba e forró neste sábado
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional