Eliana Gonzaga exalta importância da retomada da Festa da Boa Morte após dois anos
Ao Portal M!, a prefeita de Cachoeira ressaltou a necessidade de preservação da fé e da ancestralidade
O retorno da bissecular Festa da Boa Morte, em Cachoeira, após dois anos de pandemia da Covid-19, foi celebrado pela prefeita Eliana Gonzaga (Republicanos), nesta terça-feira (16), em entrevista ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra. A manifestação cultural, promovida pela Irmandade da Nossa Senhora da Boa Morte – formada por mulheres negras descendentes de escravizados – comemora a liberdade e pede proteção, mantendo vivos os elementos da cultura afro-brasileira misturados à a religiosidade cristã.
De acordo com a prefeita, o ponto alto da festa foi na segunda-feira (15), quando houve a solenidade da Assunção de Nossa Senhora, seguida de procissão e samba de roda no Largo d’Ajuda. Na cidade, os festejos são realizados entre os dias 13 e 17 de agosto.
“A festa nos remete à preservação do legado deixado pelas nossas ancestrais, aquelas que fundaram a nossa irmandade, lá em 1820. Essas irmãs angariavam donativos e compravam cartas de alforria de outras negras para preservarem nossa fé e ancestralidade. É bonito ver toda a preocupação delas em comprar essas cartas para liberar outras mulheres, justamente com a única finalidade de preservar nossa fé e ancestralidade”, descreveu.
Segundo a gestora, a cidade aguardou o retorno dos festejos com muita expectativa, sobretudo em função da possibilidade de aquecimento da economia local, já que diversos turistas se dirigem à Cachoeira nesta época para prestigiar a tradição.
“Todos os anos, Cachoeira espera pela Festa da Boa Morte com grande expectativa, porque recebemos milhares de turistas e, desta forma, aquecemos a economia local. Mesmo neste ano pós-pandemia, ainda assim, a festa não perdeu seu encanto e glamour, com milhares de pessoas vindo prestigiar os festejos da nossa Irmandade, comemorando os nossos 202 anos”, afirmou.
A prefeita, inclusive, celebrou a quantidade de visitantes na cidade para os festejos. De acordo com ela, os números superaram “todas as expectativas” e contribuíram com o comércio local neste momento de retomada pós-pandemia.
“O público superou todas as nossas expectativas, gerando o fortalecimento da economia local. Toda nossa rede de hotéis super lotada, restaurantes em movimentação plena e todo o comércio trabalhando de forma muito efervescente”, celebrou.
Eliana Gonzaga durante festejos da Boa Morte – Foto: Instagram/Eliana Gonzaga
Apoio total da gestão
Outro ponto destacado por Eliana, foi o apoio dado à festa pela gestão municipal. Segundo ela, por ser uma mulher negra e primeira prefeita de Cachoeira, os festejos da Boa Morte têm apoio “incisivo e prioritário”.
“Enquanto mulher negra e primeira prefeita de uma cidade rica em cultura e ancestralidade, apoiamos a festa de forma incisiva e prioritária, por entendermos que devemos preservar e valorizar a nossa cultura ancestral, formada por mulheres pretas, e a única, no mundo, a cultuar a morte de Maria”, ressaltou.
Por fim, a prefeita de Cachoeira destacou que a Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte é a única constituída como uma sociedade abolicionista feminina já existente na América.
“Ela também é responsável pela formação da Instituição Negra na Bahia, portanto devemos cumprir esse papel importantíssimo de preservar a nossa cultura de uma forma viva, manter essa cultura viva nos corações, não apenas dos cachoeiranos, mas dos baianos, brasileiros e de todos os turistas”, completou.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cultura
Arrastão de samba junino movimenta Cajazeiras neste domingo
Prefeitura homenageia Letieres em nomeação de escola musical
Exposição do Instituto Flávia Abubakir relembra invasões holandesas no Brasil
Evento vai misturar samba e forró neste sábado
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional