Edição de novembro do BaZá RoZê homenageia Nordeste e mulheres de varias etnias
Feira Artistica Feminista é realizada neste sábado (19) e domingo (20), no Museu Palacete das Artes
Movida pelo desejo de lutar por condições igualitárias nos direitos de gênero, classe, credo e raça, a Feira Artística Feminista BaZá RoZê homenageia, nesta edição de novembro, as mulheres de várias etnias e celebra a superação da mulher nordestina. sem esquecer da importância da valorização do Dia da Consciência Negra (20 de Novembro).
Também está no radar do RoZê a representatividade da maioria feminina nas eleições de 2022, somando mais de 50% de eleitoras em todo o país (52,65%), de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Com o tema “É tempo de esperançar”, a feira traz atrações que valorizam a ancestralidade e enaltecem também a cultura contemporânea. O BaZá RoZê é promovido neste sábado (19) e domingo (20), das 13h às 18h, no Museu Palacete das Artes.
Quem abre a programação neste sábado, às 16h, é o Griô Infantil – capoeira, lendas e parlendas, com Marcelo Cristal; no domingo, às 16h, tem Contação de História “Amor de Cabelo”, com Três Marias, e, às 15h30, apresentação do projeto “Mãe Preta Amarela”, com Giovanna Castro.
Os shows “Preta Brasileira”, de Juliana Ribeiro e banda (sábado), e o jazz da banda Geleia Solar (domingo), ocorrem às 18h. O público ainda pode desfrutar das exposições que compõem os festejos de 15 anos do Museu Palacete das Artes e da visitação do projeto “Ibio na Rua”, com animais, plantas e seres microscópicos do curso de Biologia da Ufba.
Com atrações para toda a família, O BaZá RoZê abre esta edição com o Griô infantil com Marcelo Cristal, que traz a perspectiva de unir a arte, o movimento e a cultura através da diversidade do folclore brasileiro, parlendas, capoeira, manifestações e literaturas populares.
O grupo As Três Marias contam a História “Amor de Cabelo – Zuri ama seu cabelo”, que enaltece o carinho ao próprio cabelo, o amor entre pais e filhas e a felicidade que preenche aqueles que podem se expressar livremente. O livro é inspirado no filme vencedor do Oscar de melhor curta-metragem de animação.
Ainda na programação tem o “Mãe Preta Amarela”, com Giovanna Castro – a jornalista apresentará o projeto sobre como acolher mães de crianças pretas que lidam diariamente com o sofrimento de suas crianças nas escolas e demais espaços de convivência.
E no ritmo do samba e do jazz, o fim de semana segue com os shows “Preta Brasileira”, de Juliana Ribeiro e Banda (Marcos Bezerra, Bolota e Luciano Serravale), interpretando cantoras como Elza Soares, Clementina de Jesus, Leci Brandão e canções que ilustram as vivências das ‘pretas brasileiras’ pelo mundo, tendo a arte como lugar de fala das compositoras atuais e releituras arrojadas.
Fechando a edição de novembro, no domingo, a Geleia Solar (banda base da JAM no MAM) apresenta um repertório que vai de composições autorais aos standards da Bossa Nova e do jazz internacional, interpretados a partir da riqueza de ritmos da cultura popular baiana.
Sobre o RoZê
Há quatro anos, a feira feminista atua com o Coletivo RoZê no universo do empreendedorismo, acolhendo pessoas de todos os gêneros, principalmente mulheres, que trocaram seus empregos formais – ou que nem chegaram a formalizar um – para se lançar no mundo dos negócios em busca de novas chances de atuar no mercado de trabalho para o sustento próprio e de suas famílias.
Hoje, o RoZê já pode comemorar cada passo, chegando à sua décima edição no Palacete das Artes, com cerca de 60 expositores que representam o comércio emancipatório e o empreendedorismo sem preconceito.
Segundo a produtora cultural e idealizadora do BaZá RoZê, Brenda Medeiros, o tema “É tempo de esperançar” traz a ideia de recomeço, de reconstrução, “de incentivar as pessoas a agirem com mais tolerância umas com as outras em prol da conquista dos seus sonhos”.
Confira a programação
SÁBADO
Griô infantil – Marcelo Cristal
capoeira, cantigas, lendas e parlendas
16h
Show “Preta Brasileira”
Juliana Ribeiro
18h
DOMINGO
Mãe Preta Amarela -projeto sobre humanização da criança preta com a jornalista Giovanna Castro.
15h30
Contação de histórias
“Amor de cabelo” com as Três Marias – ladainhas e cancioneiro tradicional
16h
Show
Jazz com Geleia Solar e convidados
18h
SÁBADO E DOMIGO
Ibio na rua (Ufba) – exposição do acervo com animais empalhados e plantas cultivadas em laboratório
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cultura
Arrastão de samba junino movimenta Cajazeiras neste domingo
Prefeitura homenageia Letieres em nomeação de escola musical
Exposição do Instituto Flávia Abubakir relembra invasões holandesas no Brasil
Evento vai misturar samba e forró neste sábado
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional