“Conto de Primavera”, de Éric Rohmer, é destaque entre as estreias da série Cinema em Casa
A semana ainda conta com a estreia da mostra Futuros Presentes: Cinemas Europeus; produções podem ser acessadas gratuitamente
Nesta quinta-feira, 25, novos filmes chegam à plataforma de streaming do Sesc atracés da série #EmCasaComSesc. Entre as estreias, o Conto de Primavera, de Éric Rohmer, marca um ciclo de longas em homenagem aos 60 anos do movimento Nouvelle Vague e 100 anos do diretor.
Também passam a fazer parte da plataforma nesta semana as produções Timbuktu, de Abderrahmane Sissako, e O Fio da Memória, de Eduardo Coutinho. Os filmes ficam disponíveis gratuitamente em sescsp.org.br/cinemaemcasa.
Pioneiro da Nouvelle Vague, Éric Rohmer apresenta em seu cinema uma forte base na filosofia que, geralmente, permeia narrativas sobre relacionamentos amorosos e suas profundidades. A partir disso, Rohmer criou Os Contos das Quatro Estações – com quatro longas que vão da Primavera ao Inverno.
Em Conto de Primavera, o autor traz a história de uma professora de filosofia que procura um lugar para ficar enquanto seu noivo está de férias. Ela aceita o convite de uma estudante de música que conhece em uma festa, e que tem planos de aproximá-la de seu pai.
Coprodução entre França e Mauritânia, Timbuktu foi lançado em 2014 e foi selecionado para a Palma de Ouro, na competição principal do Festival de Cannes do mesmo ano. Lá, ganhou o Prêmio do Júri Ecumênico e o Prêmio Chalais François. O drama, que revela as mudanças impostas por fundamentalistas islâmicos na cidade homônima ao filme, no Mali, também foi nomeado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 2015, e foi indicado ao BAFTA de melhor filme em língua não inglesa.
Produzido no fim da década de 80 e início de 90, o documentário O Fio da Memória, de Eduardo Coutinho, celebra o Centenário da Abolição da Escravatura com uma narrativa dividida em duas partes, que abordam a respeito da cultura e identidade dos negros no imaginário brasileiro e na escravidão. O filme tem como protagonista Gabriel Joaquim dos Santos, filho de ex-escravos. Também conta com narração de Milton Gonçalves e Ferreira Gullar.
Ainda no streaming, na quarta-feira, 24, estreia a Mostra Futuros Presentes: Cinemas Europeus, parceira do Sesc São Paulo com a Eunic (European Union National Institutes for Culture), rede de institutos culturais europeus no mundo, que visa fortalecer a colaboração entre instituições europeias e intensificar a cooperação e o diálogo com as realidades culturais locais nos países nos quais atua. Os filmes serão exibidos em sescsp.org.br/futurospresentes. A mostra acontece até o dia 1º de abril e conta com estreias semanais.
PROGRAMAÇÃO STREAMING – 25 DE FEVEREIRO
CONTO DE PRIMAVERA
Dir.: Eric Rohmer | França | 1990 | 108 min | Ficção | 12 anos
Sinopse: Jeanne pode ter as chaves de dois apartamentos diferentes, mas ela sente que não tem onde dormir. Enquanto isso, tudo que Natasha quer é alguém para dividir seu apartamento em Paris, onde seu pai, Igor, raramente fica. Elas se encontram numa noite em que as duas se sentem particularmente incomodadas e, em poucos dias, tornam-se inseparáveis. Natasha já não gosta mais da namorada de seu pai e ela não se importaria se o amor florescesse entre Jeanne e Igor…
TIMBUKTU
Dir.: Abderrahmane Sissako | França, Mauritânia | 2014 | 97 min | Ficção | 14 anos
Sinopse: Timbuktu está mergulhada em silêncio, portas fechadas e ruas desertas. Já não há música, futebol e nem cigarros. Acabaram-se as cores, os risos, e as mulheres tornaram-se sombras. Extremistas religiosos espalham o terror pela região. Longe do caos, nas dunas, Kidane leva uma vida tranquila com a mulher e sua filha. A tranquilidade acaba quando Kidane mata um homem acidentalmente.
O FIO DA MEMÓRIA
Dir.: Eduardo Coutinho | Brasil | 1991 | 80 min | Documentário | Livre
Sinopse: Segundo documentário de longa-metragem de Eduardo Coutinho, O fio da memória foi realizado, sob encomenda, por ocasião do centenário da abolição da escravidão no Brasil, completado em 1988. O filme procura condensar, em personagens e situações do presente, a experiência negra no Brasil a partir de dois eixos – as criações do imaginário, sobretudo na religião e na música, e a realidade do racismo, responsável pela perda de identidade étnica e pela marginalização de boa parte dos milhões de brasileiros de origem africana. O filme acompanha Gabriel Joaquim dos Santos, trabalhador de uma mina de sal, semi-analfabeto e artista. Ele construiu em São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, a Casa da Flor, uma casa de arte feita com objetos encontrados no lixo.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cultura
Arrastão de samba junino movimenta Cajazeiras neste domingo
Prefeitura homenageia Letieres em nomeação de escola musical
Exposição do Instituto Flávia Abubakir relembra invasões holandesas no Brasil
Evento vai misturar samba e forró neste sábado
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional