Bruno Reis anuncia pacote de ações para preservação de manifestações culturais de Salvador
A estratégia municipal ocorre em meio à celebração pelos quatro anos do reconhecimento da festa como Patrimônio Cultural Imaterial de Salvador
O conjunto de iniciativas foi anunciado pelo prefeito Bruno Reis nesta quarta-feira (31), na Colônia de Pesca Z1, no Rio Vermelho – palco principal dos festejos, durante evento que teve por tema “Salvador Cidade Patrimônio”. Também estiveram presentes o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, o secretário de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, dentre outras autoridades municipais, imprensa e população. A Festa de Iemanjá, realizada há mais de um século na capital baiana, ganha uma série de ações de reconhecimento e preservação do patrimônio cultural, promovidas pela Prefeitura de Salvador.
A estratégia municipal ocorre em meio à celebração pelos quatro anos do reconhecimento da festa como Patrimônio Cultural Imaterial de Salvador. Uma das ações foram as obras de manutenção da Casa de Iemanjá, realizadas pela Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman). O prefeito Bruno Reis destacou que a gestão municipal entregou, nesta terça-feira (30), a Colônia de Pescadores do Rio Vermelho e ressaltou as ações que estão sendo realizadas para o setor cultural da cidade, com as inaugurações da Galeria Mercado, no Mercado Modelo, e da Casa das Histórias e Arquivo Público.
Ele também anunciou novos investimentos para a Salvamar. “Estamos com novos equipamentos do Salvamar, que agora vai ter jet ski, já chegaram dois e estamos comprando mais cinco para tomar conta da orla de Salvador. Estes dois já vão estar aqui já auxiliando na entrega do presente na Festa de Iemanjá. São quatro quadriciclos que serão utilizados pelos nossos salva vidas. Agora também vamos utilizar tecnologia e estamos adquirindo drones, que serão utilizados para identificar afogamentos em toda a orla de Salvador”, revelou.
“O patrimônio material é o patrimônio humano. E o barco é o instrumento que leva o humano ao mar e que conecta o humano à Rainha do Mar. Por isso é simbólico começar a partir da valorização das embarcações. Quando os negros escravizados tiveram sua liberdade, foi no mar, que é a propriedade de Iemanjá e de todos, onde eles encontraram o seu sustento. A oferenda significa isso: é retribuir a Iemanjá naquele momento onde milhões de pessoas ficaram sem emprego e sem pão e foi no mar que eles encontraram o sustento de suas famílias”, disse Hermano Queiroz, superintendente do Iphan.
A ocasião teve, ainda, a assinatura do decreto de Registro Especial do Patrimônio Imaterial do Ofício de Mestre Carpinteiro Naval. O documento reconhece a importância dos artesãos na construção e manutenção das embarcações tradicionais que participam de eventos como as festas de Iemanjá e de Bom Jesus dos Navegantes (1º de janeiro, na Boa Viagem).
Por meio de um termo de colaboração entre a Prefeitura e a Associação Egbé Axé, por meio do edital Salvador Cidade Patrimônio, serão elaborados os planos de salvaguarda para a Festa de Iemanjá, Ofício de Mestres Carpinteiros Navais e demais patrimônios imateriais da cidade. O investimento é de R$1 milhão, com recursos oriundos da Lei Aldir Blanc, e o objetivo é garantir a preservação destas manifestações culturais que fazem parte da identidade de Salvador.
“Com essas ações, a FGM ergue sua bandeira de proteção e promoção da herança cultural, unindo comunidade e instituições num abraço que transcende o tempo. Que a cada maré, o legado se renove, e a alma de Salvador permaneça imortalizada em sua cultura”, afirmou o presidente da FGM, Fernando Guerreiro.
“A gente tem feito diversas ações de preservação, valorização e potencialização do patrimônio. A Festa de Iemanjá, a Casa dos Pescadores são um patrimônio fundamental da nossa cidade, da nossa história. Também acaba sendo uma coisa super importante para o turismo, mas sobretudo por ser um patrimônio da nossa história. Então, hoje, essas ações são de suma importância para a gente seguir reforçando nossa identidade e nossa cultura”, salientou o secretário Pedro Tourinho.
Leia também:
Aniversário de Salvador terá grande festa após a Semana Santa, revela Tourinho
Dia de Iemanjá: confira todas as festas que vão agitar Salvador nesta sexta-feira
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cultura
Arrastão de samba junino movimenta Cajazeiras neste domingo
Prefeitura homenageia Letieres em nomeação de escola musical
Exposição do Instituto Flávia Abubakir relembra invasões holandesas no Brasil
Evento vai misturar samba e forró neste sábado
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional