Bazá Rozê festeja quatro anos com a edição ‘Florescer’

Feira de empreendedorismo feminista homenageia a Primavera no próximo fim de semana, no Palacete das Artes


Vixe d-flex me-2
Ana Paula Ramos 13/09/2022 21:15 Cultura

Inspirado nos temas “Coragem feita à mão” e “Somos Sementes”, o BaZá RoZê chega à oitava  edição no Palacete das Artes, batizada de “Florescer” para comemorar o aniversário de quatro anos do Coletivo RoZê, que deu vida à feira artística feminista de Salvador.

A edição especial do evento pode ser conferida no próximo sábado (17) e domingo (18), das 13h às 20h, no Palacete das Artes (Graça).

Durante a temporada no museu, mais de 100 artesãs e artesãos já passaram pelo RoZê, trazendo cerca de 90 marcas representando o comércio emancipatório e o empreendedorismo sem preconceitos, regado por diversidade, inclusão, respeito e amor.

“Abraçamos a coragem de cada mulher empreendedora, semeamos cada criação e agora vamos florescer abrindo caminho para a Primavera e o Verão, além de muitos outros sonhos pela frente”, afirma a jornalista Brenda Medeiros, produtora e idealizadora do BaZá RoZê.

Ela ressalta que a feira hoje é um “espelho da realidade de muitas mulheres que vivem em Salvador e comandam seus negócios, como revelam os dados do Sebrae – o Brasil é o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras no mundo”.

Brenda completa: “Dos 52 milhões de empreendedores, 30 milhões são mulheres, o que corresponde a 57%. E na Bahia, 50% dos empreendimentos autônomos são tocados por mulheres. Aqui no RoZê, as artesãs adquirem independência e se sentem empoderadas para encarar os desafios diários – que não são poucos – e alimentam o sonho de viver a partir de suas criações”. 

Para celebrar o aniversário de quatro anos, o abre-alas é o “Carrinho Multimídia”, de Missy Blecape (Vj Ana Dumas/13h). Após a caminhada dançante, a programação começa com o “Bordado Coletivo Florescer”, facilitado pela Lambuzarte, seguido dos jogos de tabuleiro do mundo – Projeto Jogos do Lixo (ambos a partir das 13h).

Para a criançada tem o Show de Bolhas de Sabão Gigantes – Borbulhando (16h), e a música fica por conta da apresentação da cantora e compositora maeana, acompanhada de Bem Gil na guitarra e Sebastian na percussão.

No domingo, as atrações do Bordado e Jogos do Lixo se repetem nos mesmos horários, e haverá o espetáculo “Suspiros e Burbujas”, com a Cia Laguz (16h). Na sequência entra em cena o desfile RoZê comandado pela Drag Queen Towanda Verde Frita. O encerramento fica por conta da banda Microtrio (18h).

Brenda Medeiros, produtora cultural que idealizou o BaZá RoZê

 

Trajetória iniciada em 2018

A feira nasceu na Casa Rosada dos Barris, em 2018, onde se firmou como um projeto de empoderamento de empreendedorismo feminino e feminista, com o objetivo de democratizar o comércio independente e as artes para pessoas de todas idades, gêneros, raças e classes sociais por meio da produção de arte/artesanato sem preconceitos.

Foi no Rozê da Casa Rosada que Rita Wulf, criadora da marca Loba Doce – que produz comida afetiva, como tortas artesanais – começou a sua jornada empreendedora.

“Naquele tempo, eu ainda tinha dúvidas se podia me sustentar a mim e minha família cozinhando, mas a força do coletivo e o encontro com outras mulheres que também compartilhavam desse sonho de empreender me deram coragem para continuar, e hoje estou aqui comemorando os quatro anos do RoZê ao lado de muitas outras mulheres”, conta Rita.

Em 2019, a feira passou pela Aliança Francesa de Salvador (Ladeira da Barra), atraindo cerca de 600 visitantes por dia com os estandes das empreendedoras, feira de livros em parceria com o Instituto Goethe, debates entre escritoras e performances artísticas.

Lá na Aliança, a expositora Caroline Magalhães, da Lola Atelier, deu seus primeiros passos como empreendedora.

“Depois dessa vivência de empoderamento feminino que o RoZê me trouxe, não tive dúvida:  recusei uma proposta da empresa que eu trabalhava, sai do mundo corporativo e fui viver da minha paixão pela costura”, lembra Carolina.

“A minha expectativa é crescer cada dia mais junto com o RoZê e inspirar outras mulheres a experimentar novos caminhos, porque o RoZê mudou o meu viver”, acrescenta.

No verão de 2019, o RoZê foi convidado a participar do projeto Verão da OSBA – Orquestra Sinfônica da Bahia (Pelourinho), com participação especial do cantor e compositor Caetano Veloso, Casa Ninja Bahia (Midia Ninja – 2019 – Rio Vermelho) e Virada Sustentável (Palacete das Artes – dezembro de 2021).

Durante o período da pandemia e com o isolamento social, o Coletivo se manteve unido e presente virtualmente diante da necessidade de alguns expositores e expositoras que conseguiram dar continuidade aos seus projetos passando por reformulações ou apenas criando novas identidades visuais e oferecendo outros produtos que se encaixavam com a realidade do momento. 

 

No Palacete das Artes

O encontro do BaZá RoZê com o Museu Palacete das Artes (Graça) ocorreu em dezembro de 2021. Já são sete edições, somando um público de cerca de 14 mil pessoas.

Em cada edição, a feira apresenta, em média, de 40 a 60 expositoras e expositores, atrações para o público infantil e para toda a família, além de apresentações de artistas da cena cultural baiana como Juliana Ribeiro, Manuela Rodrigues, Claudia Cunha, Ana Paula Albuquerque, Banda de Jazz Geleia Solar (parceira do RoZê desde a Casa Rosada), Microtrio, entre outros artistas. 

Junto com feira artística feminista, o Coletivo RoZê também não para de crescer. Hoje são 100 mulheres e homens que participam ativamente do grupo e sempre tem gente nova chegando, como é o caso da afroempreendedora Luciana Costa, dona da marca Negralu.

Ela começou há seis anos, criando unicamente turbantes, como estratégia para desviar os olhares desagradáveis sobre as manchas no seu corpo, causadas pelo vitiligo.

Luciana participou da edição de agosto e ressalta a capacidade produtiva do BaZá RoZê. “A  múltipla essência em criar novas ideias me chamou demais a atenção e me fez ver que eu também poderia me inserir nesse espaço de gente tão múltipla. No BaZá RoZê, me senti acolhida de verdade”, descreve. 

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional