Barracão Cultural Odoyá valoriza identidade da capoeira na festa de Yemanjá
Evento começa nesta sexta-feira (27) e chega à segunda edição com feijoada, música e programações que antecedem o 2 de fevereiro
Com a certeza de que cultura e ancestralidade estão interligadas, e com o objetivo de mostrar o protagonismo do ‘povo que ginga’, será realizada a segunda edição do Barracão Cultural Odoyá, no dia 2 de fevereiro, na Rua Fonte do Boi, nº 3 (ao lado do restaurante Manjericão).
Em 2020, o evento reuniu capoeiristas, devotos de Yemanjá e foliões que aproveitaram o espaço para já entrar no ‘esquenta’ do verão. Este ano, não será diferente. O Barracão promete levar ao público momentos festivos, de celebração da capoeira baiana e valorização da cultura afro-brasileira, com muito samba de roda e uma deliciosa feijoada que, mais uma vez, é o carro-chefe da gastronomia do evento.
Mas a novidade para 2023 é que o projeto do Barracão ressurge no pós-pandemia com uma programação mais robusta. Incluindo o 2 de fevereiro, serão três dias de atividades em diversos pontos da capital baiana.
Nesta sexta-feira (27), será a abertura da programação, a partir das 18h30, na Biblioteca Central dos Barris, com apresentações da Orquestra de Berimbaus Afinados Dainho Xequerê (OBADX), roda de capoeira e intervenções artísticas. Na oportunidade, será anunciada a edição internacional do 2º Festival de Capoeira: Ancestralidade e Resistência.
No dia seguinte, sábado (28), é a vez de Itapuã sediar a programação itinerante do Barracão Cultural Odoyá. A Casa da Música, localizada na Lagoa do Abaeté, terá um dia inteiro de atividades com oficinas, rodas de conversa, entrega do Balaio Sustentável, entre outras ações.
O público poderá participar das seguintes oficinas: Sensibilização com Movimentos de Dança para Oxum; Confecção do Balaio Sustentável; Percussão Corporal e Ondas Sonoras; Composições, Musicalidade e o Axé na Roda; e Técnica Vocal. As inscrições gratuitas podem ser feitas neste link.
O dia será marcado também pela roda de conversa “Ancestralidade da Musicalidade na Capoeira: História e Significado” com os debatedores mestra Dandara, mestre Quiabo, professor Varão Angola e professora Odara, sob a mediação do coordenador do evento, contramestre Dainho Xequerê.
Ponto alto na festa
O dia 2 de fevereiro, durante os festejos de Yemanjá, marca o fechamento das atividades. As celebrações começam às 6h30 com um café da manhã tropical, no Barracão Cultural Odoyá. O café será a concentração para a entrega do Balaio Sustentável à Rainha do Mar, que sairá às 9h.
Haverá ainda um cortejo cultural às 7h com Berimbalada e Ngoma Móvel – manifesto em defesa da cultura popular e pela implementação da capoeira nas escolas públicas da Bahia, Lei Moa do Katendê (Lei nº 14.341/2021).
No mesmo dia, a partir das 12h, o público poderá desfrutar de uma feijoada ao som de samba e músicas que exaltam a cultura afro-brasileira – evento realizado pelo Capoeira em Movimento Bahia (CMB) e Velho Espanha Bar e Cultura.
Os ingressos podem ser adquiridos no Bar Velho Espanha, nos Barris, ou pelo direct no Instagram @capoeiraemmovimentobahia. O projeto conta com patrocínio da Bahiagás que valoriza e incentiva a cultura no estado da Bahia.
CMB: luta e ancestralidade
O Barracão Cultural Odoyá é realizado pelo CMB, um movimento social, artístico e cultural que congrega capoeiristas, amigos e simpatizantes em defesa da cultura popular e da arte afro-brasileira, em especial pelo reconhecimento e valorização da capoeira e de seus mestres e mestras griôs.
O movimento é fruto de uma ação de salvaguarda da capoeira na Bahia que se faz presente em diversos territórios do estado.
Para além da dimensão cultural de resgate e valorização das tradições, o projeto busca o fomento de políticas públicas e a concretização de lutas como a aplicação da Lei Moa do Katendê – conquista do CMB e da Salvaguarda da Capoeira na Bahia, em parceria com a Deputada Estadual Olívia Santana, autora da Lei.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cultura
Arrastão de samba junino movimenta Cajazeiras neste domingo
Prefeitura homenageia Letieres em nomeação de escola musical
Exposição do Instituto Flávia Abubakir relembra invasões holandesas no Brasil
Evento vai misturar samba e forró neste sábado
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional