“A Viagem de Pedro”, de Laís Bodanzky, fará pré-estreia em Salvador
Longa-metragem será exibido durante o XVIII Enecult, seguido de debate com a diretora, o ator baiano Sergio Laurentino e historiadores
“A Viagem de Pedro”, filme escrito e dirigido por Laís Bodanzky, fará sua pré-estreia em Salvador nesta terça-feira (9), durante o XVIII Enecult – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, às 19h.
A exibição será seguida de debate com a diretora, o ator baiano Sergio Laurentino e os historiadores Carlos da Silva Jr. (UEFS) e Wlamyra Albuquerque (UFBA), com mediação de Fernanda Argolo (UFBA).
Protagonizado por Cauã Reymond, o filme é o primeiro longa-metragem histórico de Laís Bodanzky. A produção aborda a vida privada de Dom Pedro I, o momento em que o ex-imperador retorna para Portugal, em 1831, fugindo de ser apedrejado pelos brasileiros, nove anos depois de proclamar a Independência do Brasil.
A viagem desconstrói a imagem de herói de Dom Pedro I, responsável por tornar o Brasil um país continental às custas de muita opressão, e joga luzes sobre questões fundamentais de gênero e raça.
Neste contexto, Bodanzky aposta num cinema como peça fundamental para a construção do imaginário de um povo – o brasileiro -, através do foco dado aos diversos personagens negros que partem nessa viagem com o ex-imperador. Como ressalta a diretora:
“Quando o filme coloca as diferenças sociais, culturais, históricas e até linguísticas que havia entre os escravizados e os recém-libertos, o que se pretende é mostrar de forma não romantizada que a história do povo preto no Brasil não é um monólito. Ela é formada por individualidades, com seus medos, desejos, vivências, memórias e conquistas”.
Há mais de 20 anos no Bando de Teatro Olodum, Sergio Laurentino é um dos atores que dá vida a um desses personagens em “A Viagem de Pedro”. Sergio faz o papel de um ex-escravizado combatente que se tornou o chef de cozinha da embarcação, e foi premiado como melhor ator coadjuvante no Festival do Rio.
“O Chef é um personagem muito simbólico e atemporal. Ele ocupa esse lugar do negro liberto, mas que ainda é tratado como escravizado e continua vivendo uma relação de profunda dependência”, comenta o ator.
“Quando fiz esse personagem, não estava representando apenas o Sérgio Laurentino ou o Bando do Teatro Olodum, eu estava representando toda uma história e ancestralidade negra, a luta de todos aqueles que vieram antes de mim. Na época da Independência, os negros já eram mais de 50% da população brasileira, assim como são hoje, mas continuam sendo tratados como minoria.”
O filme, produzido por Biônica Filmes, Buriti Filmes, O Som e A Fúria (Portugal) e com coprodução da Globo Filmes, chega aos cinemas no dia 1º de setembro, na semana do bicentenário da Independência.
Confira trailer e sinopse:
Sinopse:
1831, Pedro, o ex-imperador do Brasil, busca forças físicas e emocionais para enfrentar seu irmão que usurpou seu reino em Portugal. O filme se passa no Oceano Atlântico, a bordo de uma fragata inglesa na qual se misturam membros da corte, oficiais, serviçais e escravizados, numa babel de línguas e de posições sociais. Pedro se vê doente e inseguro. Entra na embarcação em busca de um lugar e uma pátria. Em busca de si mesmo.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cultura
Arrastão de samba junino movimenta Cajazeiras neste domingo
Prefeitura homenageia Letieres em nomeação de escola musical
Exposição do Instituto Flávia Abubakir relembra invasões holandesas no Brasil
Evento vai misturar samba e forró neste sábado
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional