“A expectativa é a maior possível para o São João”, diz Targino Gondim

Forrozeiro disse que as pessoas estão ávidas por shows


Vixe d-flex me-2
redacao 20/06/2022 08:36 Cultura

Após dois anos sem a mais tradicional festa do Nordeste brasileiro, o São João, e com a retomada das atividades após os decretos de barreiras sanitárias contra a Covid-19, a expectativa é alta no meio artístico, como explica o forrozeiro Targino Gondim, em entrevista com o colunista de A Tarde e editor- chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra.

“Era o que já era esperado. O tempo inteiro na pandemia aquele negativismo, aquela coisa do “não vai ter São João” no primeiro ano. No segundo ano aquela centelha de esperança que depois foi embora. Mas quando a gente teve certeza de que voltaríamos às festas juninas, principalmente agora, foi uma festa. As pessoas ávidas esperando, aguardando com muita ansiedade a minha apresentação nas festas de cada cidade, e a nossa também. Então, é uma sensação muito boa…”, disse ao colunista.

“É como se a gente nunca tivesse tido tanta proximidade com multidões, com tanta gente, com tanto anseio pela festa. Mas é muito mais por causa disso, dois anos com essa falta que todo mundo sentiu, inclusive nós artistas também”, acrescentou.

Na época, com o avanço da doença em solo brasileiro, em 2020, as primeiras áreas a serem interditadas foram as da cultura e do entretenimento, então jogos de campeonatos de  futebol, shows, apresentações teatrais, telenovelas, turismo, bares e restaurantes foram alguns dos setores afetados e os últimos a retomarem às atividades regulares em 2022.

“Quando começou a pandemia, na verdade a gente viu tudo acontecendo, viu se aproximando, mas a gente não acreditava. A verdade foi essa. E o Brasil não estava preparado, assim como o mundo, mas o Brasil, em especial, não se preparou nem um pouco nesse sentido. Então, a gente acabou sofrendo muito porque nós fomos os primeiros a parar e os últimos a voltar. Estamos retornando, todo mundo muito esperançoso por conta dessa retomada depois de tudo”, disse Targino.

Durante a pandemia de covid, mesmo sem os shows do São João, ele conseguiu segurar as pontas com as crescentes “lives” nas redes sociais. “Eu costumo dizer que eu fui até sortudo nessa pandemia toda, porque nós passamos dois anos sem receita, sem a maior receita anual que os forrozeiros têm, que é o São João, e a gente conseguiu através dessa crescente onda das lives no YouTube a gente conseguiu rentabilizar… No meu caso eu consegui patrocínios, consegui empresas, marcas, patrocinadores que tiveram interesse em investir na minha marca, nas minhas lives para que elas fossem vistas pelo meu público”, falou.

A iniciativa serviu para ajudar as famílias  dos demais músicos da banda. “Isso foi bom porque me ajudou bastante a criar um pouco de receita para mim, mas também para ajudar os meus músicos, as famílias que são dependentes de mim e do meu trabalho. Então, a gente fez muito isso. Os artistas como um todo definitivamente ajudaram as pessoas a sobreviverem a esse terrível momento, e também foram ajudados. Eu sempre costumo dizer que isso é uma troca de energias”, pontuou.

“Quando a gente realiza as lives, por mais simples que sejam, no Instagram, por exemplo, a gente também, além de estar fazendo alegria e causando momentos de maior felicidade para as pessoas, a gente também fica feliz porque a gente está pegando esse carinho de volta. E essas lives no YouTube ajudaram muito, porque elas geraram uma certa receita que a gente conseguiu utilizar bem”, acrescentou.

O retorno aos palcos e às demais atividades

“Veja só, a agenda está lotada. A expectativa é a maior possível para o São João. Inclusive estou em São Paulo porque vim fazer um programa de televisão nacional, o ‘Conversa com Bial’, a ser exibido dia 24 de junho na Globo e estou voltando, estou no aeroporto voltando para Salvador para continuar minha rotina de shows desse mês de junho todo”, revelou Targino que teve sua rotina restabelecida.

“Então, assim, é bacana porque os músicos da gente voltam a ter dignidade, voltam a trabalhar, ver o trabalho deles sendo reconhecido, sendo remunerado também para aquilo, voltam a viver, na verdade. Porque o músico, o artista, ele vive disso. Vive desse encontro com as pessoas, de fazer a festa, fazer os eventos. Então, nesses momentos mais festivos a gente está fazendo parte”, explicou.

Novidades para o público

“Eu vou estar tocando, como sempre, as coisas de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Marinês, Elba Ramalho… Mas vou estar fazendo também músicas do meu trabalho que eu lancei durante certo momento da pandemia, que até foi indicado mais uma vez ao Grammy latino. O meu trabalho Sem Limites, com músicas minhas com Zeca Baleiro, Carlinhos Brown, Bell Marques, Saulo Fernandes, Ivete Sangalo. Vou estar trazendo isso tudo e trazendo uma música nova minha que se chama Pr’ela Me Querer, que é uma autoria minha com Zeca Baleiro, que eu lancei agora nas vésperas do São João”.

Targino também revelou que há um novo projeto em andamento em parceria com a BaianaSystem, o Russo, a turma toda, e a Mariana Aydar. “A canção já está preparada, já está pronta, mas a gente quer preparar esse momento para lançar isso, registrar esse encontro. A gente tem conversado durante a pandemia e tem marcado um próximo encontro em breve para realizar isso”, revelou.

O plural do ritmos e a riqueza da cultura

“Sempre foi assim. Ninguém se engane que por mais que a pessoa ache que um artista tem um trabalho determinado, os artistas têm… Isso é natural do artista, ele ouvir outros sons e se sentir atraído por outros sons também, outros ritmos, outros balanços, outros sotaques. Isso nos atrai e embeleza ainda mais o que a gente vem fazendo”, afirmou Targino.

Curtir as festas e o esquema vacinal completo

“Sempre. Inclusive, uma conversa que eu estava tendo com Bial, não sei se vai para o ar, a gente estava falando sobre essa coisa de vacinação. O Bial já vacinou 5 vezes. Eu tomei as minhas 3 vacinas, pretendo sim em breve tomar a minha quarta. Eu acho que a gente tem que usar isso. Porque a gente não pode mais passar uma pandemia terrível daquela”, falou o forrozeiro.

“A gente tem agora a vacinação que é a nossa maior defesa, você estando com as vacinas contra a COVID todas em dia você começa a fortalecer seu organismo, se fortalecer, e começa realmente a combater, para que essa quarta onda não venha a nos deixar mais uma vez naquele formato terrível, com cenário de mortes e de pessoas ameaçadas por conta da COVID”, continuou.

“E que as pessoas possam viajar sim para todos os lugares que vão e que desfrutem dessa liberdade. Mas antes da liberdade a gente tem essa obrigação para com a gente e para com as pessoas que a gente vai encontrar durante esses festejos juninos”, pontuou. 

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional