5ª edição do Festival Maré de Março tem programação com espetáculos nacionais
Apresentações ocorrem de 19 a 24 de março, com espetáculos de rua e em espaços alternativos
O Festival Maré de Março volta a ocupar ruas e espaços culturais alternativos da cidade de Salvador. Em sua quinta edição, com realização da Arraial e tendo a Casa Preta Espaço de Cultura como sede oficial, o Festival traz uma programação diversa com espetáculos de grupos nacionais, que se apresentarão entre 19 e 24 de março, com obras que se apropriam dos espaços públicos, numa relação direta com a rua e com a cidade, assim como em espaços adaptados, como casarões, museus ou bibliotecas, nunca num teatro convencional.
Entre as 10 obras que fazem parte da programação, três delas foram convidadas: os grupos potiguares Clowns de Shakespeare, Asavessa e Facetas com o espetáculo de teatro de rua “Ubu – O Que é Bom Tem Que Continuar!”, dia 19 de março, 20h, no Cruzeiro de São Francisco; a companhia baiana Teatro Popular de ilhéus, com o espetáculo “Borépetei, Uno”, dia 20 de março, às 20h, na Praça Municipal e por fim, o Grupo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, com performance cênico musical “Violeta Parra, Uma Atuadora”, com atuação de Tânia Farias na Casa Preta, Bairro 2 de Julho, às 19hs.
Programação
Além das produções convidadas, a mostra presencial é composta ainda por sete espetáculos de teatro e circo, além de show musical, escolhidos por meio de uma chamada pública, ocorrida em janeiro de 2024, com a curadoria da artista do corpo e da palavra Mônica Santana (Isto Não é uma Mulata, Sobretudo Amor e Uma Leitura dos Búzios), o bailarino e coreógrafo Antrifo Sanches (atual diretor da Escola de Dança da UFBA), além dos diretores da quinta edição do Maré de Março, Caio Rodrigo e Gordo Neto.
Das mais de 50 obras inscritas, foram selecionadas: “Biblioteca de dança”, do grupo Dimenti; o solo “Das ‘Coisa’ Dessa Vida…”, com o ator Ricardo Fagundes; as performances de dança e acrobacia “Esfera” e Roda Cyr, da multiartista Pauline Zoé; Mais um Gol de Cabeça – Mário Falcão e Johann Alex de Souza; a peça “Histórias do Mundão”, do grupo soteropolitano Chegança Atelier Cultural; a peça “Museu do Que Somos”, do grupo de artistas gays CORRE Coletivo Cênico; e o espetáculo de rua “Rominho e Marieta”, dirigido pela diretora sergipana radicada em Salvador, Letícia Aranha. Mais sobre a programação: www.festivalmaredemarco.com.br
Voltando uma atenção especial para a acessibilidade em cenários de apresentações artísticas, o festival terá nas apresentações dos espetáculos visita guiada sensorial e com descrição detalhada dos aspectos visuais para atender às necessidades específicas das pessoas com deficiência visual, assim como com intérprete de libras para deficientes auditivos (@pensejemlibras). Contará ainda, em todas as apresentações do festival, com a presença de um acompanhante terapêutico para facilitar o trato de pessoas com dificuldades psicossociais e motoras, efetivando a parceria com @desenvolverbahia.
A direção geral do Maré de Março é de Gordo Neto e a direção artística de Caio Rodrigo, a direção de produção de Ramona Gayão, produção executiva de Raquel Bosi e a coordenação técnica do iluminador e professor da UFBA, Pedro Dultra Benevides. Em 2024, o Festival Maré de Março – Ano V foi contemplado pelo edital Gregórios – Ano III, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador, e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.
Sinopses
Ubu: O Que É Bom Tem Que Continuar!
Grupo – Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa
Onde – Cruzeiro de São Francisco (Pelourinho)
Quando – 19 de março, 19h
Obra teatral de rua, popular, tem como ponto de partida as personagens Pai e Mãe Ubu, da clássica obra Ubu Rei, de Alfred Jarry, que são deslocadas para um país/lugar-nenhum com ares latino-americanos. Nesse novo ambiente, em meio a influencers e cachos de bananas, Pai Ubu e Mãe Ubu continuarão sua saga alucinada e insaciável pelo poder. Ubu é uma sátira política que pretende dialogar diretamente com o público, trazendo à cena temas como injustiças sociais e manipulação de informação.
Borépetei. Uno.
Grupo – Teatro Popular de Ilhéus
Onde – Praça Municipal
Quando – 20 de março, às 19h
O espetáculo Borépetei, que na língua tupinambá significa Uno, o que tudo contém e está contido em tudo, quer nos devolver a condição de seres humanos com capacidade de ver para além do que a vista alcança e nos ensinar a re/conectar nossos corpos dentro do Universo e suas complexidades como parte dele. Cinco seres do futuro, que habitam outros planetas, distantes da Terra, vêm até nós para explicar como devemos fazer para salvar nossas nações. Eles dizem: “Estão perdidos? Voltem às origens!”. Este experimento cênico, encenado em língua Tupinambá, nos evidencia a potência dos povos originários, para falar sobre humanidade e sustentabilidade.
Violeta Parra – Uma Atuadora, com Tânia Farias
Grupo – Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz
Onde – Casa Preta Espaço de Cultura (Dois de Julho)
Quando – 23 de março, às 19h
Ao misturar o andino com ritmos brasileiros, performance cênico musical apresenta um repertório que veste as canções de Violeta Parra, cantora e violonista que projetou a música chilena no mundo. Conhecida no Brasil principalmente pelas composições “Gracias a la Vida” e “Volver a los 17”, seu legado é inestimável para a música engajada latino-americana.
Leia também:
Marcia Castro faz gravação ao vivo da Roda de Samba Reggae com participações especiais
Festival Viva Salvador: ‘Mudei de nome’ celebra aniversário da cidade no domingo
Gerônimo encerra o verão com show gratuito no Pelourinho
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cultura
Arrastão de samba junino movimenta Cajazeiras neste domingo
Prefeitura homenageia Letieres em nomeação de escola musical
Exposição do Instituto Flávia Abubakir relembra invasões holandesas no Brasil
Evento vai misturar samba e forró neste sábado
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional