Veveu Arruda diz que “a política educacional deve ser uma prioridade na agenda dos prefeitos”
O professor e ex-gestor de Sobral, no Ceará, revolucionou a educação local
O professor Veveu Arruda, que ficou conhecido por revolucionar a educação de Sobral, quando geriu a cidade cearense de 2011 a 2017, disse em entrevista que a política educacional deve ser “uma prioridade na agenda dos prefeitos”. Ele destaca que a cidade de Sobral teve sucesso, pois houve o comprometimento de todos os gestores municipais.
“A cidade de Sobral é fruto de um grupo. Na verdade, nós somos um grupo de pessoas, prefeitos, secretários, diretores, professores, famílias. Nós optamos por cuidar efetivamente da educação de todos que frequentam a rede municipal, atento à excelência acadêmica, à equidade, à formação integral do estudante e também à preparação dele para a vida prática”, pontuou em entrevista ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, no Jornal A Tarde.
Veveu diz que os prefeitos devem ter a política educacional como prioridade. “E ele próprio conduzindo a política educacional como prioridade, ele está convidando a todos para fazerem isso”, recomendou.
Veveu Arruda disse ainda que é necessária uma participação política de todos os segmentos políticos, “independentemente de partido, de forças políticas, econômicas e sociais, que se juntam para fortalecer essa política educacional”.
“Eu diria também que existem algumas estratégias fundamentais. A primeira: avaliação. Conhecer o território onde vai se trabalhar, saber exatamente os níveis de alfabetização, de proficiência, de conhecimento que os alunos têm, para a partir daí estabelecer programas de formação de diretores, formação de professores, formação em serviços, porque infelizmente ainda no nosso país nós temos um grave problema porque as universidades, os cursos de educação, de pedagogia, ainda não formam os professores, os diretores”, pontuou.
Para o consultor e professor, é essencial investir na formação de professores e diretores. “Também a implementação no serviço de superintendência, de acompanhamento, de monitoramento das atividades que são necessárias para que realmente a aprendizagem seja o foco nas atividades educacionais. O material didático não pode faltar, tem que chegar no começo das atividades educacionais, isso é fundamental”, completou.
Outra estratégia adotada pelo ex-prefeito é o engajamento. “Você criar um espírito de responsabilidade de todos que compõem o universo escolar, as famílias”.
“É fundamental a participação de todos nesse processo. Eu diria, por último, é muito importante o reconhecimento do esforço de todas as pessoas que se envolvem nesse processo. Portanto a valorização das pessoas, a valorização do magistério, se junta a essas outras estratégias para cumprir uma agenda positiva de superação dos graves problemas que ainda existem na educação pública brasileira”, ressaltou.
Engajamento
Dados da Avaliação Nacional da Alfabetização indicam que 76% das crianças são analfabetas dentro das salas de aula. A cada 100 estudantes que ingressam, 50 concluíram o ensino médio com 19 anos.
Questionado sobre o que pode ser feito para modificar essa realidade, Arruda ressaltou que esse é um problema nacional e que a causa fundamental disso “é a indiferença de líderes políticos, econômicos, sociais, culturais, a indiferença também da sociedade que não compreende a importância da educação não apenas para a construção de uma condição decente de vida das pessoas, mas também para superar os problemas do nosso país, um país que é tão desigual”.
“Na verdade, eu considero as causas raízes disso uma herança que nós recebemos do Brasil colônia, com escravidão, em que a educação não era uma prioridade, não só dos mais pobres, mas dos negros, das mulheres”, disse.
Para Arruda, uma estratégia de solução desse problema seria a implementação do regime de cooperação entre estados e municípios. “Juntar as forças do estado com os municípios para superar esse problema. Isso tem uma previsão constitucional”, finalizou.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional