Vacinação é suspensa em Salvador até esta quinta, e Sesab não pode usar doses reservadas para o reforço
Nas redes sociais, população vem questionando as interrupções na campanha e pedindo utilização imediata das vacinas estocadas para a segunda aplicação
Mais uma vez, Salvador interrompe a campanha de vacinação contra Covid-19. A aplicação da primeira e segunda doses estão suspensas na capital baiana nestas quarta (23) e quinta-feiras (24) em virtude da falta de imunológicos.
A informação foi divulgada nesta terça-feira (22), pelo secretário municipal de Saúde, Leo Prates. De acordo com ele, a campanha será retomada na sexta-feira (25).
Diante das frequentes interrupções, soteropolitanos reivindicaram, no Twitter e no Instagram, a utilização de unidades da Oxford-AstraZeneca reservadas para a segunda dose, com o argumento de que o intervalo entre as duas é grande (três meses).
Esses internautas alegam ainda, que a produção da Fiocruz é mais regular do que a do Instituto Butantan em relação à CoronaVac. O pedido é, portanto, que essas doses reservadas para reforço sejam utilizadas para ampliar a vacinação em Salvador.
Ao Portal M!, Leo Prates informou que a reserva para o complemento do esquema vacinal é uma orientação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) – estratégia com a qual ele diz concordar. O órgão estadual também se pronunciou sobre o assunto, por meio de sua assessoria de imprensa. Segundo a Sesab, as vacinas encaminhadas pelo Ministério da Saúde são enviadas com a destinação determinada.
“As doses já chegam com a informação se devem ser utilizadas para a primeira ou segunda aplicação. Essa reserva para a segunda aplicação visa garantir que o esquema vacinal seja completado no aprazamento correto. Ainda que nova remessa tenha chegado ontem [segunda-feira, 21], elas podem ser utilizadas em pessoas que tem a segunda dose marcada para este período”, informa a Sesab, por meio da assessoria de comunicação.
A Sesab ainda ressalta que, para garantir a imunização completa, a Bahia recebeu na segunda-feira (21), mais uma remessa de vacinas para o reforço. São, ao todo, 491.250 doses do imunizante Oxford-AstraZeneca.
A coordenadora de Imunização do Estado, Vânia Rebouças, afirma que o quantitativo para cada município referente a esta remessa será definido de acordo com o que já foi distribuído anteriormente. “Como se trata de doses para complementar o esquema vacinal, vamos distribuir de acordo com o que já foi enviado anteriormente para a primeira aplicação”, explica.
Falta de vacinas
A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador resslatou que aqueles que precisavam completar o esquema vacinal com a data agendada até 30 de junho foram imunizados.
O órgão espera receber nas próxmas horas o novo lote que será enviado pelo Governo Federal, mas ainda aguarda posicionamento do Ministério da Saúde sobre a data de envio.
O Portal M! perguntou ao secretário Leo Prates sobre o destino das doses que o estado recebeu na segunda-feira. Segundo ele, foram disponibilizadas 45 mil doses de Oxford-AstraZeneca e ainda há imunizantes de segunda dose no estoque.
O quantitativo será usado a partir de sexta. O titular da SMS também foi perguntado sobre a logística para vacinação. Ele explicou que a cidade adotou um escalonamento por data de aniversário, “que consideramos mais justo que por letra”.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional