Uneb empossa Adriana Marmori e Dayse Lago como reitora e vice-reitora
Pela primeira vez em 38 anos de história, a instituição tem mulheres eleitas pela comunidade acadêmica para funções de liderança em gestão
Em evento reservado, na sede da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, foi realizada, na quarta-feira (5), a solenidade de posse das professoras Adriana dos Santos Marmori Lima (reitora) e Dayse Lago de Miranda (vice-reitora), para a gestão no quadriênio 2022-2025.
É a primeira vez, em 38 anos de história, que a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) tem mulheres eleitas pela comunidade acadêmica e empossadas, simultaneamente, para os cargos de reitora e vice-reitora.
Presidida pelo secretário Jerônimo Rodrigues (SEC-BA), a cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal da TV Uneb, no YouTube, e prestigiada por membros da nova Equipe Central de Gestão Universitária (ECGU), parlamentares e lideranças políticas.
A professora Adriana Marmori ressaltou que o sentimento de felicidade não deveria transbordar em grandes comemorações, sobretudo pela situação de calamidade pública na Bahia, em razão das fortes chuvas, e pelas crises de saúde pública, política e institucional do país.
“Em nome da Uneb, hoje posso falar por ela, nos solidarizamos com as famílias que sofrem. A universidade vem movendo fios e mais fios de esperança, vem construindo enfrentamentos e acreditando que, uma vez entrelaçados, poderão construir uma grande teia para a sustentação e a reconstrução da cidadania e da democracia do Brasil”, destacou a reitora.
Adriana ainda reafirmou o compromisso de campanha de “cuidar da Uneb e das pessoas que dela participam”, dando à instituição caráter humanista e participativo, para uma gestão descentralizada, democrática, transparente, com probidade na execução financeira e prestação de contas à comunidade acadêmica e aos órgãos reguladores.
Vice-reitora eleita da Uneb, a professora Dayse Lago ressaltou que um dos desafios mais complexos é o de criar condições para que seja implementada a descentralização da própria gestão.
“É uma questão complexa, não resta dúvida. Mas se queremos consolidar uma universidade verdadeiramente democrática e transparente, devemos enfrentá-la com o apoio imprescindível de nossa comunidade acadêmica”, defendeu.
Para professora Dayse, outra prioridade é a continuidade e o fortalecimento das frentes de apoio socioemocional, para acolhimento de discentes, docentes e servidores técnico-administrativos.
“Na condição de vice-reitora, me comprometo com a comunidade baiana de ser uma porta-voz incansável na defesa por uma universidade que possa desenvolver as suas atividades de forma plena e possa cumprir com o seu papel no processo para a transformação da sociedade”, finalizou.
Reconhecimento e parceria
Ao parabenizar as novas gestoras e a equipe, o secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, estendeu os agradecimentos à comunidade acadêmica da universidade, pelo protagonismo no processo democrático vivenciado pela instituição nas últimas eleições, integralmente realizadas por mediação tecnológica.
“Quero parabenizá-las, e agradecer pelo compromisso firmado na última reunião que tivemos, de retornar para a gente poder dialogar. Queremos muito que o programa que vocês apresentaram possa ser fortalecido dentro da nossa parceria. Na condição de membros de um estado que defende a universidade pública, vamos ajudar a fortalecê-la ainda mais”, destacou o secretário.
O professor José Bites de Carvalho, reitor da UNEB entre os anos de 2014 e 2021, também celebrou a possibilidade de ampla discussão dos projetos para a universidade durante o período eleitoral e avaliou que o melhor foi escolhido.
“O projeto de vocês demonstrou que pode, de forma competente, com compromisso, superar as diversas dificuldades que, efetivamente, estamos enfrentando. Esse é o projeto de duas professoras do interior da Bahia, que têm toda a sua vida articulada com a UNEB”, afirmou o ex-gestor.
Professor Bites reforçou que a representatividade das trajetórias das gestoras eleitas realça essa política institucional, e sinaliza para um cenário em que a universidade continuará sendo inclusiva e estará em todos os cantos da Bahia, criando oportunidades para todos.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional