Ufba anuncia suspensão de mais dois pontos de alimentação para estudantes

Também foi confirmado laudo que apontou presença de microorganismos que podem ter causado infecção alimentar de alunos


Vixe d-flex me-2
Bruno Brito 25/10/2022 18:15 Cidades

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) informou, por meio de nota veiculada ontem (24) em seu site oficial,  que vai suspender serviços nos pontos de distribuição de alimento em São Lázaro e Vitória. O documento também confirmou que o laudo do exame feito pela Vigilância Sanitária após estudantes e funcionários passarem mal com a comida no Restaurante Universitário (RU) de Ondina confirmou a presença de microrganismos patogênicos nos alimentos.

Segundo o documento, o resultado mostra que os microrganismos “podem ter sido a causa dos sintomas relatados”. Em Ondina, o RU está com atividades suspensas desde o dia 30 de setembro, por conta da suspeita de intoxicação alimentar. A Vigilância Sanitária recolheu amostras e fez a análise. O resultado foi entregue à UFBA no último dia 20. 

“Naquele momento, a Vigilância Sanitária (VISA), acionada pela UFBA, fez a coleta e análise de amostra da refeição servida e estabeleceu o prazo de 30 dias para que a contratada corrigisse uma série de procedimentos. Mesmo não havendo a interdição da área de produção naquele momento, a UFBA decidiu por suspender as atividades por medida de segurança, passando a custear alimentação aos estudantes em situação de maior vulnerabilidade”, diz trecho da nota.

A nota diz também, que em 20 de outubro, foi confirmada a “a presença de microrganismos patogênicos que podem ter sido a causa dos sintomas relatados, diz.

Segundo a nota, até o momento, 18 estudantes buscaram acolhimento e foram atendidos pelo Núcleo de Saúde da PROAE. “É importante salientar que, em casos de suspeita de contaminação, qualquer ação que possa vir a resultar no desligamento da empresa contratada e/ou contratação de nova empresa deve ser amparada por evidências e laudos técnicos, o que obrigou a PROAE a aguardar o documento da Vigilância Sanitária”, complementa o documento.

Segundo a UFBA, o laudo da vigilância e outros registros administrativos sobre o caso foram entregues à empresa Acesso Restaurantes LTDA, responsável pelo RU, e fazem parte do processo que apura possível irregularidade no contrato entre as partes. A universidade não informou se há um prazo para esse procedimento, que pode terminar com a ruptura do contrato. 

Suspensão

Já sobre o ponto de distribuição de São Lázaro, cuja suspensão foi anunciada, a UFBA diz que a vencedora da licitação feita em 2020, a empresa Samir Cavalcante Aur, não assumiu o contrato. A instituição também informou que um processo foi aberto para averiguar possível irregularidade.

Por outro lado, o ponto de distribuição de Vitória é administrado pela empresa RMP Romero. “Os registros de ocorrência do procedimento de fiscalização entregues à empresa e compõem processo para apuração de possível irregularidade”, explica a nota.

Os dois pontos de distribuição terão seus serviços suspensos a partir desta sexta-feira (28). Os estudantes que dependem das refeições nos locais vão receber auxílio financeiro, como aconteceu no RU Ondina.

O documento diz também, que outras empresas que têm acordo com a UFBA e não têm nenhum processo administrativo em apuração vão ser consultadas para saber se têm interesse em prestar serviço no RU de Ondina e nos pontos de São Lázaro e da Vitória. Elas devem responder em prazo de 48h. Se nenhuma empresa demonstrar interesse, a UFBA fará uma nova licitação em caráter emergencial. 

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional