Ufba anuncia suspensão de mais dois pontos de alimentação para estudantes
Também foi confirmado laudo que apontou presença de microorganismos que podem ter causado infecção alimentar de alunos
A Universidade Federal da Bahia (UFBA) informou, por meio de nota veiculada ontem (24) em seu site oficial, que vai suspender serviços nos pontos de distribuição de alimento em São Lázaro e Vitória. O documento também confirmou que o laudo do exame feito pela Vigilância Sanitária após estudantes e funcionários passarem mal com a comida no Restaurante Universitário (RU) de Ondina confirmou a presença de microrganismos patogênicos nos alimentos.
Segundo o documento, o resultado mostra que os microrganismos “podem ter sido a causa dos sintomas relatados”. Em Ondina, o RU está com atividades suspensas desde o dia 30 de setembro, por conta da suspeita de intoxicação alimentar. A Vigilância Sanitária recolheu amostras e fez a análise. O resultado foi entregue à UFBA no último dia 20.
“Naquele momento, a Vigilância Sanitária (VISA), acionada pela UFBA, fez a coleta e análise de amostra da refeição servida e estabeleceu o prazo de 30 dias para que a contratada corrigisse uma série de procedimentos. Mesmo não havendo a interdição da área de produção naquele momento, a UFBA decidiu por suspender as atividades por medida de segurança, passando a custear alimentação aos estudantes em situação de maior vulnerabilidade”, diz trecho da nota.
A nota diz também, que em 20 de outubro, foi confirmada a “a presença de microrganismos patogênicos que podem ter sido a causa dos sintomas relatados, diz.
Segundo a nota, até o momento, 18 estudantes buscaram acolhimento e foram atendidos pelo Núcleo de Saúde da PROAE. “É importante salientar que, em casos de suspeita de contaminação, qualquer ação que possa vir a resultar no desligamento da empresa contratada e/ou contratação de nova empresa deve ser amparada por evidências e laudos técnicos, o que obrigou a PROAE a aguardar o documento da Vigilância Sanitária”, complementa o documento.
Segundo a UFBA, o laudo da vigilância e outros registros administrativos sobre o caso foram entregues à empresa Acesso Restaurantes LTDA, responsável pelo RU, e fazem parte do processo que apura possível irregularidade no contrato entre as partes. A universidade não informou se há um prazo para esse procedimento, que pode terminar com a ruptura do contrato.
Suspensão
Já sobre o ponto de distribuição de São Lázaro, cuja suspensão foi anunciada, a UFBA diz que a vencedora da licitação feita em 2020, a empresa Samir Cavalcante Aur, não assumiu o contrato. A instituição também informou que um processo foi aberto para averiguar possível irregularidade.
Por outro lado, o ponto de distribuição de Vitória é administrado pela empresa RMP Romero. “Os registros de ocorrência do procedimento de fiscalização entregues à empresa e compõem processo para apuração de possível irregularidade”, explica a nota.
Os dois pontos de distribuição terão seus serviços suspensos a partir desta sexta-feira (28). Os estudantes que dependem das refeições nos locais vão receber auxílio financeiro, como aconteceu no RU Ondina.
O documento diz também, que outras empresas que têm acordo com a UFBA e não têm nenhum processo administrativo em apuração vão ser consultadas para saber se têm interesse em prestar serviço no RU de Ondina e nos pontos de São Lázaro e da Vitória. Elas devem responder em prazo de 48h. Se nenhuma empresa demonstrar interesse, a UFBA fará uma nova licitação em caráter emergencial.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional