Trabalhadores do setor cultural aguardam auxílio da Prefeitura de Salvador
Executivo deve enviar à Câmara Municipal, ainda neste mês, o pedido de autorização para realizar pagamento aos profissionais do segmento
Os trabalhadores do setor cultural de Salvador receberão, pelo segundo ano consecutivo, o auxílio SOS Cultura. A prefeitura da capital vai reeditar o benefício por conta da paralisação das atividades em função da pandemia de Covid-19 e do cancelamento do Carnaval.
A expectativa é que o pedido para autorização do pagamento seja enviado à Câmara Municipal ainda neste mês. Mais de 6 mil profissionais aguardam por essa ajuda de custo.
Apesar de ter concedido o auxílio em 2021 e mostrado que vai ampliar este ano, o valor pode não chegar para todos os profissionais da cultura. O músico Djavan do Carmo Santos, que canta nas noites em barzinhos da capital, conta que não recebeu o auxílio em 2021 e não sabe se vai conseguir receber agora.
“Recebi várias formulários de inscrição no ano passado para fazer o cadastro e fiz todos, mas não deu em nada. Não fui aprovado, e agora a prefeitura planeja fazer o pagamento pelo segundo ano e não sei se vou conseguir receber. Eu trabalho e vivo da música há 13 anos. Não sei o motivo de não ter ganhado o valor no ano passado. Eu toco em barzinho nas noites e com a pandemia fui bastante prejudicado”, relatou em entrevista ao Portal M!
O cantor destaca ainda a importância do auxílio para os profissionais do setor. “Foi nos tirado o direito de trabalhar. Nossa terra é consagrada pela música, e essa ajuda é uma forma de dar mais atenção e valor aos músicos. Eu, por exemplo, estava dando sequência à construção da minha casa e tive que parar porque foi me tirado o direito de trabalhar”, lamentou.
Requisitos para ter direito
Ainda não se sabe como será feito o cadastro ou atualização dos novos beneficiários. Segundo a prefeitura, os detalhes devem ser divulgados até o início da próxima semana. Mas um dos critérios para o recebimento é que os beneficiários residam em Salvador e tenham renda declarada de, no máximo, três salários mínimos.
Além disso, possivelmente não terão direito ao auxílio os titulares de benefício previdenciário do Regime Próprio de Previdência Social de Salvador; servidores públicos municipais e estaduais; beneficiários cadastrados no auxílio Salvador por Todos; e os titulares de benefício previdenciário e/ou socioassistencial do Regime Geral de Previdência Social do INSS.
Uma vez atendidos todos os critérios para ter acesso ao SOS Cultura, quem não encontrar o nome no site poderá entrar com um recurso administrativo comprovando que já estava cadastrado.
A proposta da gestão municipal é pagar dois salários mínimos. No ano passado, o valor do benefício foi de R$1.100.
O auxílio foi pago dividido por três categorias: os da área de cultura que tinham cadastro validado na Fundação Gregório de Mattos (FGM), os da área de eventos sociais cadastrados pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) e aqueles que atuavam no Centro Histórico de Salvador que tinham sido cadastrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).
“O desejo da prefeitura é pagar dois salários mínimos. No passado, nós pagamos um salário mínimo e a meta agora é dobrar. Para isso, eu estou fazendo captação de apoio da iniciativa privada. Caso a gente consiga parte desses recursos, ameniza os investimentos públicos. Caso não consiga, a prefeitura irá assumir essa conta sozinha”, disse o prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), em coletiva recente.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional