Sobe para 56 o número de mortos em decorrência das fortes chuvas no Grande Recife

Balanço mais recente do governo estadual afirma que há, ainda, 56 desaparecidos e 3.957 desabrigados neste domingo (29)


Vixe d-flex me-2
redacao 29/05/2022 09:07 Cidades

O número de pessoas que morreram em decorrência das fortes chuvas que atingem Pernambuco subiu para 56, informou o Governo do Estado na tarde deste domingo (29). Nove municípios  decretaram situação de emergência, entre eles a capital, Recife.

Até o começo da tarde, segundo o governo pernambucano, 56 pessoas seguiam desaparecidas. Além disso, 3.957 estavam desabrigados, principalmente nos municípios da Região Metropolitana e na Mata Norte.

De acordo com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), até às 6h de sábado (28), 20 municípios já acumularam mais de 200 milímetros de chuva, entre eles o Recife (209 mm), Jaboatão dos Guararapes (215 mm) e São Lourenço da Mata (200,2 mm). Itapissuma foi a cidade com maior precipitação, registrando 318 milímetros.

O prefeito João Campos (PSB) informou que a gestão municipal acionou o Plano de Contingência, com mais de três mil profissionais. “A gente reforça o pedido para que as 32 mil famílias que estão em área de risco que busquem um local abrigável. Para as pessoas que não estão em área de risco, que evitem o deslocamento pela cidade ao longo do dia”, reforçou Campos.

Os ministros Daniel Ferreira (Desenvolvimento Regional), Carlos Brito (Turismo), Ronaldo Bento (Cidadania) e Marcelo Queiroga (Saúde) concederam entrevista coletiva nesta manhã, no Recife.

Antes, os representantes do governo Bolsonaro fizeram um sobrevoo pelas áreas mais atingidas, como Jardim Monte Verde, no bairro do Ibura, na Zona Sul da capital pernambucana. Área limítrofe entre o Recife e Jaboatão dos Guararapes, foi a localidade mais afetada. Ao menos 20 mortes aconteceram no local.

“Embora tenha parado de chover agora a gente tá com chuvas fortes previstos para os próximos dias. Então a primeira coisa é manter as medidas de autoproteção”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Regional.

As chuvas castigam o estado desde a segunda-feira (23) e a primeira morte foi registrada na quarta (25). As buscas foram retomadas neste domingo pelo Corpo de Bombeiros, Exército e moradores da região.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou o envio de quatro “kits desastre”, sendo dois para Pernambuco e dois para Alagoas. Tais kits contam com medicamentos e insumos estratégicos para a assistência farmacêutica, focados nas necessidades dos locais afetados.

Após a coletiva, os ministros da Cidadania, Saúde e Desenvolvimento Regional retornaram para Brasília, mas afirmaram que equipes das pastas ficaram no estado para auxiliar os municípios.

 

Visita presidencial

Os três ministros disseram ainda que devem retornar nesta segunda-feira (30) a Pernambuco com o presidente Jair Bolsonaro (PL), que deve fazer anúncios de medidas para ajudar os afetados pelas chuvas. Pernambucano, Carlos Brito permaneceu no estado.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, afirmou que a liberação de recursos deve ser feita em três etapas, todas iniciadas com um decreto de emergência ou calamidade pública pelo município ou estado, e posterior reconhecimento do ministério.

“A primeira etapa do socorro é assistência humanitária. É o que a gente vai fazer agora, que são recursos para kit de higiene e limpeza, colchões, cestas básicas, água, combustível para equipe de resgate, alimentação para equipe de resgate”, detalhou.

As equipes do Ministério do Desenvolvimento Regional ficam no estado para auxiliar no processo de decreto e montagem de planos posteriores. “Os municípios vão elaborar planos de trabalho, em conjunto com as nossas equipes, para a gente fazer liberação para restabelecimento de serviços essenciais”, disse Ferreira.

A terceira fase é a da reconstrução, que inclui também imóveis que tenham sido destruídos pelas chuvas. A partir do reconhecimento federal da situação, os municípios têm até 90 dias para solicitar ao Ministério do Desenvolvimento Regional recursos para a reconstrução de infraestruturas públicas e casas.

* Matéria atualizada às 15h35, com informações do Portal G1 e da Jovem Pan

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional